sexta-feira, 10 de junho de 2016

Bolo Fraisier


Para mim sol e calor são sinónimos de ... fruta fresca e se há fruta que se encaixa perfeitamente nessa categoria são os morangos. Por isso mesmo, quando vi a escolha para o 5º desafio do Sweet World, protagonizado pela Lia e pela Susana, já sabia que não poderia deixar de participar.

Mas confesso que tive as minhas dúvidas quanto a participar, não porque não gostasse da escolha (muito pelo contrário) mas porque nos últimos tempos não encontro morangos decentes e este bolo pede qualidade acima de tudo. No entanto, sou uma rapariga com sorte e numa das minha idas ao supermercado, encontrei umas caixinhas de morangos lindas e perfeitas, que logo trouxe para casa e avisei todos os que pela minha cozinha passam, que aqueles morangos já tinham dono (se assim não fosse, eles desapareciam sem reparar).
Tudo estava encaminhado para fazer o bolo no fim de semana mas menos de 24 horas depois de trazer os morangos comigo, o estado deles piorou rapidamente e era, naquele momento, um caso de vida ou morte e os coitados dos morangos precisavam urgentemente de uma intervenção. Armada em salvadora da pátria, lá fui pesquisar rapidamente uma receita (sim, já a devia ter mas esqueci-me) e deparei-me com uma receita da tão famosa Mary Berry, que de certeza era deliciosa (não fosse a senhora uma autêntica diva da pastelaria). 


O grande problema é que ao ler a receita, reparei que a confecção do bolo era algo diferente do que estava habituada e aquele não era o dia para testar uma receita com técnicas novas porque além de não estar virada para a cozinha (às vezes acontece-me), só teria uma chance para que o bolo saísse perfeito e, aqui entre nós, queria despachar a coisa o mais rápido possível. Sendo assim, desenrasquei-me com os meus conhecimentos e adaptei (muito) a receita escolhida (mas segui os passos todos, ok). 
Resultado, um bolo fantástico e aprovado por todos, embora tenha dado muito trabalho e tenha ouvido "ainda de volta do bolo, nunca mais está pronto?". Mas o trabalho compensou e adorei mais um desafio tentando, no entanto, torná-lo um pouco mais saudável mas bastante saboroso na mesma :)


Mas agora passemos ao que interessa. "Le fraisier" como é conhecido, é um bolo clássico francês , muito chique, composto por uma massa fofa tipo pão-de-ló, recheada com um creme de manteiga e morangos, coberta por uma rodela de massapão, açúcar em pó ou geleia. Actualmente existem muitas versões deste bolo e até já o fazem sem morango (mas deveriam mudar o nome, senão é algo esquisito).


Para o bolo:
- 120g de açúcar
- 140g de farinha
- 4 ovos
- raspa de 1 limão

Para a calda:
- 60g de açúcar
- 60ml de água
- sumo de 1 limão

Para o creme:
- 600ml de leite magro
- 4 ovos
- 100g de açúcar (pode aumentar até 150g, se for guloso)
- 2 colheres (sopa) de kirsch
- 40g de farinha custard
- 60g de amido de milho
- 100g de manteiga magra à temperatura ambiente
- 500g de morangos
- açúcar em pó qb


Comece por preparar o bolo. Aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando estiverem quase batidas, junte gradualmente o açúcar, sempre a bater. Depois junte as gemas (uma a uma) e por fim envolva a raspa de limão e a farinha, delicadamente com uma espátula. Leve a cozer numa forma redonda até estar cozido (cerca de 20 a 30 minutos). Desenforme e deixe arrefecer por completo.

De seguida prepare a calda, levando todos os ingredientes ao lume até levantar fervura. Reserve.

Prepare então o creme. Aqueça o leite. Misture os ovos com o açúcar, a maizena e a custard. Verta o leite em fio, mexendo vigorosamente e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Junte o licor, envolva bem, cubra toda a superfície com película aderente e reserve até arrefecer. Quando estiver frio, junte-lhe a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme mais fofo.

Finalização:
Forre a forma em que cozeu o bolo com película aderente. Corte o bolo ao meio e coloque um dos discos dentro da forma. Regue com metade da calda. Corte uma parte dos morangos em fatias grossas (reserve alguns para decorar) e revista toda a lateral da forma. Espalhe 2/3 do creme por cima do disco de massa e depois espalhe os restantes morangos cortados em cubos. Por cima destes, coloque o restante creme e cubra com o segundo disco de massa. Regue com a restante calda e pressione um pouco a massa para garantir que está bem firme. Leve ao frio para solidificar um pouco. Na hora de servir, retire com cuidado o bolo da forma, polvilhe com açúcar em pó e decore com os morangos que reservou. Sirva bem fresco.

5º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Fraisier"

48 comentários:

  1. Cool :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/zaful-summer-wishlist.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Vesna, it is a delicious cake, I love it, so fresh :)

      Eliminar
  2. Ficou lindo e com certeza delicioso...um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Tem mesmo muito bom aspeto. mas parece-me elaborado demais para tentar. Desenrasco-me bem com cozinhados mas os doces por algum motivo não querem nada comigo. eheheheheheh

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, sem medos :) Parece muito elaborado mas não é, apenas algo moroso pelo tempo que necessita para arrefecer e finalizar. Eu gostei bastante de o fazer e até correu bem, mesmo estando num daqueles dias em que a cozinha era o último sítio onde me apetecia estar, por isso posso garantir que não é bolo para correr mal :D

      Eliminar
  4. Adorei a receita parece ser uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook
    Temos Post novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma delícia, perfeito para estes dias de calor, eu gostei bastante :)

      Eliminar
  5. Este bolo tem muito significado para mim, na cordon bleu é um dos bolos que pode sair no exame, no meu ciclo foi o sabrina em vez deste mas este é daqueles marcantes ^^ o teu está perfeito :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Therasia, vindo de uma especialista como tu só posso ficar muito feliz que tenhas gostado. Foi um bolo que gostei de fazer mas ainda mais de comer :D

      Eliminar
  6. Ficou soberbo! Parabéns :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Oi Carla!
    Teu bolo ficou lindo. Eu amo morangos, e se pudesse já pegava uma bela fatia desse bolo maravilhoso kkk
    Bjssss amiga e um abençoado FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, se pudesse mandava já uma fatia :)

      Eliminar
  8. Está bem bonito! Aqui os morangos apareceram de repente e desapareceram ainda mais de repente! Quase nem dava para os provar! E nem deu para matar o desejo como deve ser! Nesta altura os morangos são uma miragem! Por isso se fosse para fazer esse bolo estava desgraçada! O teu está lindo e os morangos estão perfeitos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete. Por aqui este ano também não apareceram durante muito tempo. Comi mas não a quantidade de outros anos e nem consegui congelar para o inverno como costumo fazer. Estes consegui quase por sorte e pensava que trazia algo muito bom e afinal por pouco quase ficava sem eles. Mas lá consegui fazer o bolo que por sinal ficou bem bom :)

      Eliminar
  9. Deu até fome, lindo.. E parece ser até "meio fácil" de fazer, rsrsr. Amei o post!
    Beijinhos caramelizados...
    www.encontrodmeninas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Iara, realmente não é difícil de fazer, experimenta :)

      Eliminar
  10. Farto-me de comer com os olhos por aqui. Que bolo bonito !!! È daqueles que além de serem bons são lindos.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, este além de bonito e bastante agradável em termos de sabor, até é bem fácil de se fazer e nem é muito mau a nível calórico, comparado com outros do género (claro que é para comer com moderação, algo que não fiz).

      Eliminar
  11. Olá!
    Lindo bolo, e mais ainda deve estar delicioso.
    Pão-de-ló fofinho e massa umedecida esses lindos morangos (por aqui os morangos pouco apareceram :/) e o creme são uma tentação!
    Bjs
    Luli- https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, por aqui os morangos não estiverem no seu melhor este ano mas ainda se foram encontrando alguns de qualidade. Este bolo é daqueles que servido fresquinho faz as delícias de todos :)

      Eliminar
  12. Olá Carla. Não fosse esse bolo parecer-me de elaborada confeção e era mulherzinha para me lançar a ele, pois tem cá um aspeto tão bom... Dá para me envires uma fatizazinha por cabo? :-) Até pode ser daquelas fininhas, só mesmo para provar :-) Beijinhos grandes. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, já enviei uma fatia (generosa) mas acho que se vai perder pelo caminho :D
      E não te deixes intimidar, este é daqueles que parece mas não é, e a sua confecção até é bem simples. É apenas um pouco moroso porque todos os elementos têm de estar frios antes de começar a montar. Experimenta mesmo, é um bolo fofo, fresco e nada enjoativo.

      Eliminar
  13. Que lindo ficou!! Parabéns!! Deve ser delicioso!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, fica muito bom, tens de experimentar :)

      Eliminar
  14. Ia amar esse bolo! Um dia, irei experimentar! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta mesmo, é muito agradável e nada enjoativo :)

      Eliminar
  15. Maravilhoso o teu fraisier Carla!!
    Meso com toda a tribulação dos morangos, conseguiste fazer um fraisier perfeito e ainda por cima light. Fantástico!!!
    Um grande beijinho e muito obrigada mais uma vez,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia :)
      Este bolo foi um pouco atribulado mas confesso que o resultado foi muito apreciado e não durou tanto quanto eu gostaria, foi ver desaparecer fatia atrás de fatia :D e já fico à espera do próximo desafio, ando mesmo a gostar destes docinhos ...

      Eliminar
  16. É um bolo maravilhoso... Gostei do cheio pois amo morangos! Parabéns pelo seu bolo Carla! Um ótimo domingo pra ti, beijos

    ResponderEliminar
  17. Com tantos contratempos, o bolinho acabou por ficar perfeito! Tão fofo e guloso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, confesso que correu melhor do que o esperado e o trabalho valeu todo o esforço ao provar :)

      Eliminar
  18. Olá Carla,
    o teu Frasier ficou lindíssimo!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  19. Ficou lindo! e deve ter ficado uma delicia mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ... e ficou mesmo, adorei o seu sabor fresco :)

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Obrigado Marisa, tens de experimentar fica bem na mesa e na barriguinha ;)

      Eliminar
  21. Ficou lindíssimo! Por aqui os morangos não foram grande coisa. "Tocados", sem sabor e duros sem ser sumarentos.Este bolo está uma perfeição! Nem me atrevi a fazê-lo. Parece muito complicado para o meu gosto. Adorei o teu.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Márcia :)
      Por aqui os morangos já foram bons mas nesta altura também deixam muito a desejar. Acabei por arranjar uns melhores mas rapidamente começaram a "morrer".
      Quanto ao bolo em si, parece complicado mas não é, acaba por ser até bem simples, apenas moroso porque temos de esperar que arrefeça para o montar. Não deixes de o fazer um dia que encontres morangos decentes, vais adorar o bolo, de certeza ;)

      Eliminar
  22. essa fatia é para mim, certo? :p
    adoro
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, esta já se foi há muito tempo mas como é para ti eu faço outro :D

      Eliminar
  23. Olá Carla,
    Lamento ainda não ter conseguido passar por cá, mas tem-me sido difícil gerir alguma falta de tempo.
    Bem, devo dizer que o teu Fraisier ficou bem bonito e impecável a nível estrutural :D Super firme e direitinho. Gostei muito do resultado. E se estava bom então estava perfeito. :)
    Confesso que adiei bastante a execução do meu, pois tal como tu, os morangos que temos este ano não ajudavam. Nunca encontrava nada que achasse à altura deste bolinho.
    Muito Obrigada pela tua querida participação.

    Bjinhosss
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás perdoada Susana :D
      Eu adorei este bolo, talvez tenha sido o meu preferido desde que começou o desafio e mesmo tendo sido feito num dia que nada queria com os tachos, o resultado foi muito bom, adorei mesmo. E mais uma vez Susana, obrigado pelo delicioso desafio, que continue por muito mais tempo :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...