sábado, 18 de junho de 2016

Bolo de queijo quark com calda de frutos silvestres


Eu adoro queijo, seja ele qual for e em sobremesas ficam sempre bem. O queijo quark (muito falado nos últimos tempos) tem sido um dos meus eleitos nos últimos tempos graças ao seu valor calórico baixo, sabor suave e um óptimo substituto das natas. perfeito em diversas sobremesas. Desta vez não foi excepção e assim surgiu este bolo fresco, perfeito para a sobremesa e se acompanhado com uma bola de gelado, ainda melhor ;)



Ingredientes:
- 500g de queijo quark
- 4 ovos
- 2 iogurtes naturais
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 5 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- raspa de meio limão

- 150g de bolacha torrada ou outra similar
- 50g de margarina derretida
- 2 colheres (sopa) de leite

- 250g de frutos silvestres
- 3 a 4 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- umas gotas de sumo de limão


Comece por triturar a bolacha, junte o leite e a margarina. Envolva bem e forre o fundo de uma forma de aro, calcando bem. Leve ao forno cerca de 10 minutos.
Entretanto, prepare o recheio. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo, junte o queijo, os iogurtes, o amido de milho e a raspa de limão e bata. Por fim, bata as claras em castelo e envolva delicadamente. Verta sobre a base de bolacha e leve ao forno até a superfície dourar e ao espetar um palito, este sair quase seco (não deixe secar demais). Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até há hora de servir. 
Para a cobertura, leve ao lume os frutos silvestres, o açúcar e o sumo de limão. Acrescente um pouco de água (pouca) e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até obter uma calda. Deixe arrefecer por completo e reserve no frio. Verta sobre a sobremesa na hora de servir e se quiser acompanhe com uma bola de gelado para tornar a sobremesa ainda melhor.

66 comentários:

  1. Resultou muito bem, o aspeto disso ficou maravilhoso! Tenho de experimentar, também adoro quark :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quark é realmente algo bastante versátil e por aqui já substituiu natas e até bechamel, virei fã. Neste bolo resultou muito bem e com a calda de frutos silvestres ficou perfeita a combinação. Se és fã como eu de quark, tens de experimentar :)

      Eliminar
  2. Nem imaginas o quão irritada fico por não haver quark aqui à venda! Nós cá não temos lidl, jumbo, modelo, pingo doce nem nada do género! Mas tenho de admitir que temos um bom supermercado, com preços muito acessíveis (melhores ainda do que em alguns supermercados conhecidos)! Mas lá está, não se pode ter tudo é há certas coisas que de facto não há à venda! Aos poucos vão surgindo novidades e tenho esperança que um dia o quark há-de cá chegar! Acho que estou a fazer este discurso todo para não ter de pensar muito nesse cheesecake... como sabes cheesecake de forno é a minha sobremesa preferida! Não há nada neste mundo que me agrade tanto! Se me dessem a escolher entre 100 chocolates e uma fatia de cheesecake eu não me importava de ficar de perda só para ter a fatia de cheesecake! Chega a ser ridículo, eu sei! Mas não consigo controlar a minha paixão desmedida por esse doce maravilhoso! Já fiz várias versões mais saudáveis de cheesecake de forno mas ainda me falta esse con quark! Está lindo e a fazer-me salivar compulsivamente! Apetece-me literalmente arrancar cabelos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por ter tantos supermercados perto de casa por vezes não me dou conta que ainda existem zonas do país que não as têm. Infelizmente o litoral de portugal é uma coisa, o interior e ilhas é outra realidade bem diferente e a acessibilidade não é tão fácil.
      Mas acredito que com queijo creme também fica óptimo, e se for a versão light ainda melhor. Eu acho o sabor do quark muito parecido com o iogurte grego e podes sempre experimentar as receitas de quark com grego, acredito que devam ficar parecidos :)
      Quanto a trocar os chocolates por cheesecake, também troco sem problemas ...

      Eliminar
  3. Tem mesmo um ar apetitoso, no local onde trabalho agora é tudo carissimo mas na hora de fechar podemos comprar a fruta que sobra, sumos etc a 1£ e eu compro sempre frutos vermelhos XD já tenho frascos de compota para o Natal ou para fazer esta maravilha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é tudo bem caro para esses lados mas fazes uma boa compra, adoro frutos vermelhos, principalmente em sobremesas :)

      Eliminar
  4. Ai que coisa tão boa!!
    Também gosto muito do queijo quark nas sobremesas, acho que combina muito bem.

    Beijinhos.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      O quark dá um gosto diferente às sobremesas, um leve toque ácido que eu adoro mesmo e conjugado com fruta, ainda fica melhor :)

      Eliminar
  5. Adorei a receita
    parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  6. Esse bolo de queijo ficou com um aspecto delicioso. Adorava provar uma fatia pequena.
    Normalmente quando quero fazer alguma sobremesa que leva mascarpone substituo pelo queijo creme ou queijo quark. Assim dá para provar e comer com menos "culpa".


    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/bife-de-peru-com-cogumelos-e-arroz.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Clarinha mas uma vez não faz mal e podemos comer uma fatia mais generosa, depois fazemos uma caminhada e pronto, caloria reduzida :D
      Também uso esse truque algumas vezes e o tiramisú é uma delas embora aí se note a diferença mas fica delicioso na mesma :)

      Eliminar
  7. Great post dear :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/mia-berlin-dress.html

    ResponderEliminar
  8. Apresentas sempre aqui umas delícias, fico sempre com vontade de comer. Este bolo/tarte tem um ótimo aspecto e eu que adoro queijo devo gostar de certeza.
    Beijinhos e bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina, a combinação de queijo e frutos silvestres fica sempre uma delícia ;)

      Eliminar
  9. Ficou bem apetitoso!
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Carla do céu...
    Já estava com saudades do seu cantinho, kkk.. ou melhor de ficar babando nas coisas deliciosas que faz.

    Agora estou de férias e com certeza, passarei aqui para roubar umas receitinhas.

    Adorei esse bolo, só de ver a aparência, me causa fome, kkk.
    Olha, na próxima edição de Bake OFF Brasil, você está convocada, heeein...


    Muitos beeeijos!
    Tamires,

    http://nossomundorose.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tamires, fico muito feliz com o comentário e espero fazer-te babar muitas mais vezes, é bom sinal. Espero sinceramente ver-te muitas vezes por cá :)

      Eliminar
  11. Ui ui ui mas que bom aspecto, Carla!!! Tem um ar super fresquinho, como se quer agora para estes dias de calor que aí vêm!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fresco é mesmo o ideal, não é uma sobremesa demasiado doce mas muito saborosa :)

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Deve ficar muito bom! Adorei o aspeto :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Se derrite una al ver esta tarta!! es una delicia poder sentarse a la mesa y disfrutar de un trocito.

    Besinesss

    ResponderEliminar
  15. Carla que aspecto de babar... Adorei!!
    Beijinho e boa semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. ⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰
    Bom dia Carla! Vim bordar um recadinho para você parabenizando pelo seu blog, muito lindo aqui.Essa receita deu água na boca! A qualidade das suas fotos deixam a comida mais apetitosa aos olhos e imagine desgutando?! , vc é uma moça muito criativa e talentosa! Estou seguindo você para acompanhar mais seu blog e espero a sua visitinha e espero que goste! Ficarei feliz com sua visita! :)
    Parabéns!
    http://hildasbordados.blogspot.com.br/
    ⊱✿.*☆*.¸✽ ¸.*♡*.✿⊰✽⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰✽ ⊱✿.*☆*.¸✽¸.*♡*.✿⊰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Hilda pela visita e pelo simpático comentário. Fico muito feliz que tenho gostado do meu blog e espero que goste e teste as minhas receitas, ou pelo menos que a inspire para futuros cozinhados. Volte sempre que quiser, adoro receber visitas e sim, vou visita-la em breve de certeza :)

      Eliminar
  17. Nossa,é a primeira vez que eu ouço falar sobre essa receita e gostei bastante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rafa, é um bolo que serve tanto para o lanche com um belo refresco ou para sobremesa com uma bola de gelado, delicioso de qualquer das maneiras :)

      Eliminar
  18. Aaaaii que Delícia, só de ver eu já fiquei com fome. kkk
    Pena que a receita contem alguns igredientes dificil de encontrar por aqui. Vou tentar substituir e depois eu falo como ficou.

    Beijos

    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Valléria, fico feliz que tenhas gostado da receita e espero que gostes do resultado final. Se tiveres dúvidas é só dizeres que eu ajudo-te :)

      Eliminar
  19. Ficou de criar água na boca! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  20. Another one that makes my mouth watering, it looks tasty and yummy.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  21. Que delicia, fiquei com água na boca. Sou apaixonada por queijo e afins.
    Beijos

    www.blogueiramineira.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luana, também adoro tudo que é queijos :)

      Eliminar
  22. Parabéns, está lindo o bolo! ADORO frutos vermelhos. Bjo
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Raquel e já somos duas, também os adoro :)

      Eliminar
  23. Nunca provei nada do género e pelo o aspecto é mais uma receita perfeita das tuas! Já te disse Carla, este é meu blog preferido do tema:) ADORO, de coração mesmo:)
    Muitos beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, adoro mesmo ter-te por aqui. Este bolo é uma espécie de cheesecake mas mais denso, perfeito para acompanhar com uma bola de gelado :)

      Eliminar
  24. Olá Carla
    Que lindo bolo!
    Parece tão delicioso!
    Por aqui é mt difícil encontrar quark
    Por ele ser bem cremoso lembra o iog grego não é?
    Carla qual Açúcar substitui o amarelo?
    Tem que ser mais úmido certo?
    O demerara serve?
    Obrigada seu blog é uma verdadeira aula
    Bjs Luli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luli, obrigado pelo comentário :)
      O quark pode ser substituído por iogurte grego ou mesmo queijo-creme (tipo philadelphia).
      Em relação ao açúcar, pode utilizar qualquer um, mesmo o branco se quiser. Como cá em casa tenho sempre o açúcar amarelo é o que mais uso mas o demerara também serve, apenas aconselho a testar a quantidade de açúcar por partes até obter um grau doce que aprecie, já que os diferentes tipos de açúcares variam muito.
      Qualquer dúvida mais é só dizer e espero que goste do bolo ... aconselho vivamente a acompanhar com uma bola de gelado, fica muuuuuito melhor, mas aqui já sou eu a falar :D

      Eliminar
    2. Obrigada Carla
      Vou fazer no sábado e já vou providenciar o sorvete também😂
      Bj enorme
      Luli

      Eliminar
  25. Que delícia!
    Ótima terça-feira! =)
    Bjs,
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carol e óptima semana, que por aqui avizinha-se bem quente :)

      Eliminar
  26. Tenho visto algumas receitas de bolos com queijo quark e despertam-me atenção... E este então com essa calda, ui ui Carla. Beijinhos e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou suspeita para falar (porque gosto muito do quark) mas ele fica muito agradável nas sobremesas e neste bolo não foi excepção e gostei bastante do resultado, especialmente com a calda e uma bola de gelado - opção extra que veio elevar a sobremesa :)

      Eliminar
  27. Carla,
    Eu confesso que detesto quark.
    Sim, eu sei que é baixo em calorias, mas já tentei algumas receitas com esse queijo e foram todas para o lixo, pois cá em casa, ninguém se convenceu com elas.
    Adoro o aspecto das receitas e por isso tenho tentado, mas já vi que cá em casa não pega.
    Dito isto, acho, mais uma vez, que a tua sobremesa está linda.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia:)
      Quanto ao quark, a sério? Eu até gosto embora ache o sabor muito parecido com o iogurte grego, talvez por isso muitas pessoas o comam ao pequeno-almoço. Mas tenho gostado dos resultados obtidos, bem quase todos :D

      Eliminar
  28. Que tentação :@ apetece ir já para a cozinha. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, então toca a voar já, quando dá vontade não devemos resistir :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...