sexta-feira, 3 de junho de 2016

Iogurte grego caseiro - feito do zero


O iogurte grego é um dos iogurtes mais consumidos cá em casa. Fica óptimo comido simples, em sobremesas, molhos, enfim ... as suas utilizações são imensas. E como consumidora regular, já andava para os tentar fazer em casa há imenso tempo.
Iogurtes já os faço e como há anos, aliás, os primeiros que comi era ainda uma miúda bem pequena porque não gostava dos de compra e o meu pai teve a brilhante ideia de os fazer em casa e assim eu passar a devorar tudo o que era iogurte.
No entanto, em relação aos gregos, tinha a sensação que seriam difíceis de se fazer e conseguir aquela cremosidade bem espessa característica dos bons iogurtes. Mas como a internet é uma mais valia, depois de pesquisar um pouco, encontrei uma receita aqui e resolvi testar, dada a sua simplicidade. A verdade é que ficou tão bom que já o repeti três vezes em quinze dias e não vou ficar por aqui, porque a sua consistência e sabor saíram perfeitos, sem nada a apontar. Um iogurte perfeito para comer ao pequeno almoço.
Para a receita, utilizei 1 litro de leite e rendeu-me 500g de iogurte grego + 500ml de soro de leite que serve para utilizar na confecção de pães, por exemplo.



Ingredientes:
- 1 litro de leite (uso meio gordo)
- 1 iogurte natural à temperatura ambiente

Aqueça o leite até este ficar quente o suficiente para aguentar colocar o dedo cerca de 10 segundos sem queimar (não deixe ferver - ele aquece muito rápido). Junte um pouco de leite ao iogurte e mexa até ficar bem misturado. Depois verta esta mistura no restante leite, envolva bem e verta para os copos da iogurteira, deixando na máquina durante 10 horas. Passado esse tempo, desligue a máquina e retire os copos.
Coloque uma peneira sobre um recipiente grande o suficiente para receber o soro. Cubra a peneira com um pano de algodão fino (eu uso duas gazes sobrepostas apenas para o iogurte, que vou lavando e reutilizando). Verta os iogurtes para a peneira e deixe escorrer cerca de 2 horas à temperatura ambiente. Retire o iogurte que restou na peneira para um recipiente, mexa bem com uma vara de arames até ficar cremoso e reserve no frigorífico, pelo menos 3 horas antes de comer (eu deixei durante a noite). Caso ache que ficou demasiado espesso quando for para comer, junte-lhe uma colher do soro (eu não coloco porque gosto dele bem espesso). 

Notas:
- com o soro, pode fazer pão, bolos e até comida, substituindo a água ou leite da receita pelo soro (eu tenho usado em pão);
- eu uso leite meio gordo UHT (o leite mais comum) e tem corrido sempre bem;
- caso queira usar leite magro, acrescente 1 colher de sobremesa de leite em pó quando estiver a preparar os iogurtes inicialmente, para que fiquem mais espessos;
- reserve um pouco de iogurte natural (cerca de 100ml) para fazer a próxima remessa de iogurte grego, assim está sempre a reutilizar o seu próprio iogurte e ainda sai mais económico,
- caso não tenha iogurteira, espreite aqui neste blog como fazer, tem um passo a passo muito bom.


56 comentários:

  1. Cool post :)
    http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/newchic-bag.html

    ResponderEliminar
  2. oh Carla assim não dá! Ainda tenho aqui a tua receita de requeijão caseiro para fazer e já me deixas mais esta??? Estou feita contigo... :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir Joana :) Mas não te preocupes, tenho a solução para ti: primeiro começas pelo iogurte que demora mais tempo, enquanto ele fica na iogurteira, tratas do requeijão ... e no dia seguinte comes o requeijão de entrada (com uma pitada de pimenta, um fio de mel e nozes) e o grego de sobremesa (com curd de limão fica uma delícia) :D

      Eliminar
    2. E pronto com esta me convences :) depois conto como ficaram! bjssss

      Eliminar
  3. O iogurte grego quer-se bem espesso e cremoso e o teu está perfeito! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, quanto mais espesso, melhor, e este ficou mesmo perfeito. Fiquei mesmo feliz de ter conseguido acertar logo à primeira :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Fica mesmo como os de compra mas sabemos melhor o que comemos :)

      Eliminar
  5. A minha mãe faz a receita igual à tua, é muito melhor.. assim sabemos sempre o que estamos a comer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo mesmo contigo, cada vez mais é preciso ter cuidado com o que comemos. Eu pensava que para conseguir aquela textura bem espessa era necessário um processo muito elaborado mas afinal basta por a escorrer. A partir de agora nunca mais vamos comprar gregos naturais, só mesmo de aroma (é que existem alguns no mercado que eu adoro).

      Eliminar
  6. Olá Carla: uma receita bem fácil mesmo. O iogurte que usas na confecção também é grego ou pode ser outro qualquer?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso o iogurte natural normal mesmo, mas também podes usar o grego se quiseres. Quando obtiveres o primeiro iogurte feito por ti, guardas sempre um pouco para a próxima vez e assim não voltas a comprar mais ;)

      Eliminar
  7. Oi Carla!
    Eu sou fã de iogurte caseiro e tenho sempre por aqui.
    Quanto ao Polenguinho da minha torta, é um queijinho processado. Por aí há de ter com outro nome pq "Polenguinho" é a marca.
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, não fazia mesmo ideia do que era :)

      Eliminar
  8. Eu adorei a ideia... não tenho iogurteira ... Mas vou tentar com outro metodo. Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem vários métodos, desde a bimby/yammi, o forno, ... o importante é depois de misturar o leite com o iogurte, manter o calor durante 10 horas no recipiente. Se deres uma vista de olhos pela net, vais encontrar várias formas. Mas não deixes de experimentar, vais ficar com um iogurte bem cremoso e espesso, uma delícia mesmo e bem mais económico e até saudável :)

      Eliminar
  9. Obrigada, Carla! Adorei e vou experime tar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, fica uma delicia. Eu adoro comer com fruta e granola, estou mesmo viciada. Qualquer dúvida é só dizer :)

      Eliminar
  10. No hay nada mejor que lo casero!!, que cremoso te ha quedado, me encanta.

    Besinessss

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  12. Mas que delícia, adoro iogurte grego!!! Ficou perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Madalena, por aqui o grego natural é o mais consumido e este passou a fazer parte das receitas a fazer todas as semanas :)

      Eliminar
  13. obrigada pelo comentário <3
    adoro iogurte grego! tenho de fazer :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz mesmo, é muito simples e fica uma delícia :)

      Eliminar
  14. Super cremoso como pertence. Fantástico!! :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, este ficou mesmo perfeito, todos adoramos cá em casa e é receita para passar a fazer todas as semanas (só tenho pena que a minha iogurteira faça apenas 1 litro de leite de cada vez) :D

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Oh, que pena Teresa, principalmente porque existem tantos produtos deliciosos feitos com lactose ... deve ser muito chato ter intolerâncias alimentares :(

      Eliminar
  16. Deve ser delicioso ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma delícia para quem gosta de iogurte grego, mesmo cremoso e espesso :)

      Eliminar
  17. Já marquei esta receita, adooooorooooo iogurte grego!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és das minhas, é tãooooooo bom :D
      Experimenta esta receita, fica mesmo cremoso e espesso, ou seja, perfeito e se tiveres alguma dúvida, estou aqui para ajudar :)

      Eliminar
  18. Tal como tu também a ideia de ser algo complicado. Na verdade não complicado, mas um processo moroso que acaba por não compensar.
    Mas a verdade é que, quando fazemos em casa sabemos o que estamos a comer logo o tempo que se perde acaba por compensar.
    Ficou com um aspecto super cremoso. Delícia! :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, realmente não é nada complicado. E sim, o processo é moroso mas como não existe trabalho (a iogurteira faz uma parte e a peneira a outra parte) no meu ver até compensa, especialmente a nível económico porque estas 500g de iogurte grego ficaram-me por 60 cêntimos. E até arriscava a dizer que gostei mais deste do que do de compra :D
      Bom fim de semana ...

      Eliminar
  19. Sem dúvida que é uma boa sugestão para quem gosta de iogurtes...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, mas eu sou suspeita para falar ;)

      Eliminar
  20. Que delicia amei
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  21. Olá, desde que descobri como fazer iogurtes sem ter iogurteira, que só comemos iogurtes caseiros. Delicioso este iogurte grego! os de compras têm natas, estes são mais saudáveis.
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mesmo bem mais saudável, já está na iogurteira agora a fazer nova remessa :)
      A minha próxima aventura vai ser mesmo fazer sem iogurteira, para fazer mais quantidade de uma vez :)

      Eliminar
  22. Ai que delicia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  23. Adoro iogurte grego, ando sempre a pensar para mim que tenho de fazer em casa mas esqueço-me sempre! Este post será uma boa ajuda quando me decidir a pôr a ideia em prática :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora seja um processo moroso, não dá trabalho e sabe bem depois comer algo feito por nós, sem aditivos. Qualquer dúvida é só dizeres :)

      Eliminar
  24. Isto deve ficar incrível. Tenho de passar à minha mãe porque ela é que gosta de fazer assim as coisas do zero ...e eu aproveito e provo:)
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então ela vai adorar esta receita, aqui já tenho fãs e volta e meia sai mais uma "fornada" :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...