quinta-feira, 9 de junho de 2016

Risotto de espinafres com morcela


Junho é mês de santos populares, do meu aniversário e como a Marta diz, também é mês de espinafres. E como espinafres nunca faltam cá em casa e estão presentes em muitos pratos, deixo aqui a minha contribuição para enriquecer um pouco mais a mesa da Marta, que vai estar cheia de iguarias deliciosas.

Os risottos são a minha perdição e por isso têm saído vários da minha cozinha nos últimos tempos. Ao contrário do que pensava, eles até são bem simples e rápidos de se fazer (apenas não nos podemos ausentar da cozinha, falo por experiência própria) e os meus preferidos acabam por ser aqueles simples, com um ou dois aromas predominantes, dos quais um tem de ser obrigatoriamente de legumes.
Este é apenas mais um, mas um que adorei e achei a conjugação de espinafre e morcela muito agradável. 


Ingredientes:
- 1 morcela
- espinafres qb
- arroz para risotto (ou carolino)
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 caldo de galinha
- vinho branco qb
- azeite e pimenta qb
- queijo ralado qb
- cebolinho fresco (opcional)

Coza os espinafres em água até ficarem al dente, escorra-os e pique-os. Reserve.
Aqueça água e dilua o caldo de galinha, mantenha a água quente. 

Corte a morcela em rodelas grossas (reserve 2 a 3 rodelas) e frite-as numa frigideira anti-aderente (sem adicionar gordura) até ficarem alouradas de ambos os lados. Deixe escorrer a morcela sobre papel absorvente para ficarem bem sequinhas. Reserve

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola e os alhos picados e deixe refogar até a cebola amolecer. Junte o arroz, envolva bem e adicione o vinho. Deixe refogar cerca de 2 minutos e depois junte os espinafres e as 3 rodelas de morcela que tinha reservado inicialmente, cortadas em pequenos pedaços. Junte duas conchas de caldo e mexa. Consoante for sendo absorvida a água, vá acrescentando mais até o arroz estar cozido. Rectifique os temperos e quando estiver pronto, junte o queijo e envolva bem. Deixe repousar 2 minutos e sirva de seguida, com as rodelas de morcela frita e cebolinho picado. Acompanhe com uma salada verde.

Estes são os espinafres cá de casa, que se multiplicam de ano para ano sem ordem, qual praga, e nunca deixam de produzir tendo sempre espinafres frescos durante todo o ano - e nem imaginam o prazer que me dá colher o que é plantado por nós :)



Outros risottos idênticos que também poderá gostar:


29 comentários:

  1. Que belo risotto! Super apetitoso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Muito bom aspecto! Mas risotto é um prato que nunca consegui fazer bem ... já desisti :(
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Se eu puder ajudar diz, não desistas que é tão bom :)

      Eliminar
  3. O risoto ficou lindo e deve ter ficado saboroso.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Não consigo comer morcela, mas os espinafres sim! Comecei a aventurar-me com risottos há pouco tempo, eu e o queijo temos uma relação especial, mas fiquei muito fã deste género de prato! Cremoso, tão bom não é? :)

    Beijinhos Ana

    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai se não é, Ana :D
      Mas podes sempre trocar o enchido, já fiz com alheira e foi sucesso também :)

      Eliminar
  5. Opá, é que nem de propósito, o meu jantar hoje vai ser um risotto loooooll!! AMO risottos!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vivêssemos na mesma casa, estávamos tramadas, era risotto para aqui, risotto para ali, ...

      Eliminar
  6. Ė um risotto muito guloso, os espinafres estão muito bonitos, bjs

    ResponderEliminar
  7. Ė um risotto muito guloso, os espinafres estão muito bonitos, bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi Carla!
    Eu adoro espinafre. Seu risoto ficou com uma bela aparência, hummmmmm
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  9. Great post :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/zaful-summer-wishlist.html

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto de morcela, pelo menos da Açoriana gosto, e muito! A melhor de todas é a da minha mãe, pois claro! Já sabes que gosto de qualquer tipo de risotto! Estou doida que os meus espinafres estejam assim grandes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A açoriana ainda não tive a oportunidade de experimentar mas adoro enchidos e a morcela é sempre bem vinda. Olha que quando tiveres espinafres crescidos, nunca mais te vais livrar deles, de ano para ano estão sempre a surgir pés novos sem darmos conta disso :)

      Eliminar
  11. Algo que nunca provei:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás em falha :D
      Eu adoooooro risottos e raramente repito um. Este, modéstia à parte, estava bem bom ;)

      Eliminar
  12. Olá Carla!
    Adoro de paixão risottos! E este teu está maravilhoso! Nunca experimentei juntar o sabor dos espinafres com morcela, mas deve ser doutro mundo. É claramente juntar 3 mundos que amo, risottos, enchidos, e espinafres! Que delícia.
    Obrigado por mais uma vez aceitares o meu convite e te juntares à nossa mesa de Junho, que vai estar recheada de receitas maravilhosas mais uma vez!
    Beijocas enormes
    Marta

    P.S.: Adorei a foto dos teus espinafres! Também já os tive na minha "horta", mas uma vez deu-me uma fúria, porque eles estavam a invadir o espaço todo do canteiro onde estavam, cortei-os imenso, tanto que o pouco que sobrou acabou por secar.... mas tenho de voltar a plantar... adoro poder cozinhá-los acabadinhos de apanhar... não há sabor igual!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Marta, eu sou uma fã incondicional de risottos (e tenho a sorte de cá em casa todos gostarem) e os espinafres costumam residir em muitos deles. Desta vez juntou-se à festa a morcela e fizeram um par perfeito, adorei o resultado.
      Quanto aos espinafres, realmente eles pensam que o espaço é todo deles e volta e meia lá ando eu a cortar um pouco, mas concordo contigo, não há nada melhor que colhe-los na hora (só não gosto nada de os lavar).
      Vamos lá ver se ainda consigo fazer mais qualquer coisinha para juntar à mesa, é que tenho tantos para gastar, parece que a planta não se cansa de crescer :D

      Eliminar
  13. Nunca experimentei, mas esse com espinafres agrada-me imenso! Tenho mesmo de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, fica muito agradável, eu gostei bastante :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...