sexta-feira, 17 de junho de 2016

Açorda de marisco


Açorda é algo que cá em casa todos gostam bastante. Além disso, são bem simples e rápidas de se fazer, por isso, perfeitas para o dia-a-dia onde a correria toma conta da nossa vida. Esta é uma das que mais gosto e como tal, a que mais faço. Espero que gostem tanto como nós ...

Açorda = papas de adulto :)


Ingredientes:
- pão de véspera (usei 6 carcaças)
- 1 caldo de marisco
- cerca de 20 camarões com casca (usei tamanho médio)
- miolo de ameijoa (uma mão bem cheia)
- 6 delícias do mar
- 3 dentes de alho picados
- azeite, sal, pimenta e louro
- 2 ovos
- salsa fresca picada

Comece por cozer o camarão em água e tempere com louro, sal e pimenta. Quando estiver cozido, descasque e reserve.
Corte o pão em pedaços pequenos e verta a água de cozer o camarão para o amolecer.
Leve ao lume um tacho com o alho picado, um fio de azeite e o miolo de ameijoa. Quando o alho começar a fritar (cuidado para não queimar), junte o caldo de marisco e o pão demolhado. Mexa muito bem para o desfazer e cozinhar. Junte depois as delícias do mar, o miolo de camarão e os ovos, mexendo vigorosamente. Rectifique os temperos e sirva, polvilhado com salsa picada.


31 comentários:

  1. Gosto mesmo muito de açordas, que sugestão boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro e são tão fáceis de se fazer :D

      Eliminar
  2. Great, look so yummy :) kiss

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/romwe-summer-wishlist.html (please click on traffic links)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Olha que estava tão boa que todos acabámos a repetir :D

      Eliminar
  4. Óptimo aspecto Carla, quase que me senti no Algarve (associo esta receita ao Algarve). :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisco é mesmo sinónimo de Algarve, come-se lá tão bem :)

      Eliminar
  5. Adoro açorda e não sei porquê mas acabo sempre por me esquecer de fazer tal receita.
    Esta está mesmo com aquele ar a dizer "come-me".

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são tão fáceis e rápidas de se fazer, não adies mais :)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigado Sofia, esta desapareceu rapidamente, não sobrou nada :)

      Eliminar
  7. Que tentação, como eu gostava de ter um almocinho assim à minha espera ;)

    ResponderEliminar
  8. Não costumo fazer, mas gostei do aspeto dessa, tão cremosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui saem várias vezes, é daqueles pratos que todos adoramos :)

      Eliminar
  9. Oi Carla!
    Seu prato ficou lindo. Eu ficaria muito feliz se pegasse um camarãozinho desse kkk
    Hummm, delícia!
    Bjsssss amiga e um abençoado FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, este é um daqueles pratos que todos adoramos por aqui :)

      Eliminar
  10. Só posso dizer que adoro Carla e o aspecto não podia ser mais convidativo.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, então estamos no mesmo grupo porque eu também adoro :)

      Eliminar
  11. Olá Carla que lindo eu não conhecia fiquei tão interessada que copiei a receita em meu caderninho parece prática e a aparência é de ser delicioso!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em Portugal fazemos muitas de vários sabores e ingredientes, esta é apenas mais uma mas a minha preferida, confesso. A receita é muito simples, qualquer dúvida estou aqui para ajudar :)

      Eliminar
  12. Olá Carla que lindo eu não conhecia fiquei tão interessada que copiei a receita em meu caderninho parece prática e a aparência é de ser delicioso!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. A minha mãe faz muitas vezes açorda mas não desta forma, esta parece ainda mais deliciosa. Vou lhe passar a receita:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a que mais sai cá de casa, é a que mais se rapa a travessa :D
      Se a tua mãe gostar diz qualquer coisa :)

      Eliminar
  14. Nham, nham! Eu gosto muito de açorda... desde a tradicional alentejana, à de marisco. E esta tem um ótimo aspecto! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu também sou assim adoro açordas :)

      Eliminar
  15. Que excelente açorda, adorei!!
    Beijinhos, bom Verão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Madalena, parece que a açorda desta vez chamou mesmo o verão :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...