quinta-feira, 30 de junho de 2016

Éclairs com cobertura crocante de amendoim


Gulosa assumida como eu sou, sabem que se é para fazer doces aqui estou eu de colher de pau numa mão e vara de arames na outra, pronta para o combate entre farinha, ovos e uns quantos mais intervenientes. Dizendo isto, quando vejo um desafio já não o consigo ignorar e para azar das cobaias cá de casa (ou sorte, quem sabe) tenho de o cumprir o mais rápido possível. 
Quando a Telma do blog Cozinha pra 3 lançou o desafio "vamos fazer éclairs", eu prontifiquei-me logo para ser mais uma no seu álbum de delícias mas o mais engraçado é que eu até nem ligo a estes bolinhos (ou melhor, não ligava). 
Profiteroles já são uma receita que faço algumas vezes mas éclairs nunca os tinha feito (embora se possa dizer que é o mesmo mas esticados). Sendo assim, deixo-vos aqui os meus deliciosos éclairs, que aconselho a duplicarem a receita para terem uma quantidade generosa já que eu apenas consegui comer um (e ainda por cima era o mais pequeno).


Receita levemente adaptada de "O grande livro de pastelaria", página 210. 

Massa (para 5 éclairs ):
- 150ml de água
- 60g de manteiga
- 100g de farinha (usei com fermento)
- 2 ovos
- 1 pitada de sal

Creme pasteleiro:
- 2 ovos
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 300ml de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1/3 colher (chá) de aroma de baunilha

Cobertura de chocolate:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de cacau magro em pó
- 40g de açúcar em pó

Crocante de amendoim:
- amendoins qb
- 1 colher (chá) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de açúcar


Comece por preparar o creme:
Aqueça o leite. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo, junte o amido de milho e bata mais um pouco. Misture aos poucos o leite no creme, mexendo sempre e depois leve novamente ao lume para engrossar, em lume médio/brando. Quando engrossar, retire do lume, misture a baunilha, tape a superfície do creme com película aderente e deixe arrefecer por completo.

Para a massa, pré-aqueça o forno a 200º.
Ferva a água com a manteiga, retire do lume e junte a farinha e o sal de uma só vez, mexendo bem até ficar bem misturada e se descolar do tacho. Deixe arrefecer um pouco e depois junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição até obter um creme espesso. Coloque dentro de um saco de pasteleiro com uma abertura de cerca de 1cm (usei um saco plástico e cortei a ponta). Coloque a massa espaçada num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 30 a 35 minutos ou até crescerem e dourarem. Retire do forno, abra uma pequena fenda na lateral e deixe arrefecer por completo.

Para a cobertura:
Leve ao lume um tacho com a manteiga e o leite até aquecer. Retire do lume e junte o açúcar e o cacau, mexendo até obter um creme homogéneo.
Para fazer o crocante de amendoim, leve ao lume uma frigideira com a manteiga e o açúcar até derreter e começar a caramelizar, junte os amendoins descascados e envolva bem até obter um tom caramelizado. Transfira para um papel vegetal ou tapete de silicone, deixe solidificar e pique grosseiramente com uma faca.

Para montar, abra os éclairs no sentido longitudinal, recheie com o creme e cubra com o chocolate derretido. Polvilhe com os amendoins e leve ao frio. Sirva à temperatura ambiente ou frios.

Notas:
- como não tinha aroma de baunilha, substitui o amido de milho por farinha custard com sabor de baunilha. Resultado: ficaram deliciosos e com um creme bem amarelinho.

37 comentários:

  1. Ficaram super perfeitinhos! :) Foi doce que nunca me aventurei a fazer por ter a ideia que seria demasiado complicado, principalmente a parte da massa sair bem! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, garanto-te que vai correr bem logo à primeira :)
      Costumo fazer profiteroles com outra massa mas esta é bem melhor, não tem mesmo como correr mal e num instante estava com uma massa lisa e perfeita, até eu me surpreendi :D
      Aventura-te, vais adorar e podes sempre inventar recheios. Quando estive em Paris, comi uns de café que adorei, ainda tenho de os tentar reproduzir um dia!

      Eliminar
  2. Ai Caaaaaarla mas o que é isto??? Que coisa mais boa!!! Essa cobertura está a dar cabo de mim!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amendoim nunca nos desilude, não é, Joana? :D

      Eliminar
  3. Uau! Que perfeitinhos! Até me fizeram crescer àgua na boca :)

    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, eu que nem lhes ligo gostei bastante :)

      Eliminar
  4. Estão perfeitos Carla!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Te han quedado maravillosos!, me encantaría poder alargar la mano y coger uno, me lo comería encantada. !! Perfectos, divinos!!,me han encantado :)

    Besinesss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Merchi, se pudesse mandava-te logo dois para te deliciares :)

      Eliminar
  6. Uma pessoa até fica maluquinha com as tuas iguarias. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra, e eu gosto de te ter bem maluquinha :D

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Ai quero já provar pois adoro esses bolos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspeto! Fiquei cheia de vontade de fazer e comer :P kiss^^

    Giveaway a decorrer! Participa.
    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Olá Carla: estão lindíssimos os teus eclairs, dignos de uma verdadeira profissional. Devem ser muito saborosos com a cobertura de amendoim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia :)
      Eu nem lhes ligo muito mas acabei por me deliciar com eles e confesso que o crocante talvez tenha sido o causador pelo meu encanto :D

      Eliminar
  11. Mas que delicia..:) Eu aqui a tentar ficar em forma e depois "estrago-me" aqui:) Tenho de experimentar isto sem falta eheheh
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tu para me fazeres rir, Elisa ;)
      Mas experimenta, vais gostar e uma vez não são vezes ... fazes umas corridinhas a seguir e o caso fica resolvido :D

      Eliminar
  12. Olá Carla
    Simplesmente fantástico e delicioso
    Está lindo d+
    Vou degustar logo dois 😂
    Bjs Luli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, mandava-te de bom grado já dois :)

      Eliminar
  13. São mesmo uma sugestão muito apelativa, que lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, e eu que nem lhes ligava passei a gostar :)

      Eliminar
  14. Embora seja a mesma coisa, prefiro os éclairs, são maiores! Os teus estão lindos, de fazer perder a cabeça! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete, o amendoim fez toda a diferença ;)

      Eliminar
  15. Que bonitinhos! Essa cobertura crocante deve resultar na perfeição, tanto que acredito que seja mesmo melhor dobrar a receita :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo ;)
      Eu só tive direito a um e ainda por cima era o mais pequenino, não há respeito por quem se dá ao trabalho de fazer :D :D :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...