quarta-feira, 15 de junho de 2016

Pão de aveia e sementes


Uma das coisas que me dá bastante prazer é fazer pão. Mas confesso que se não tivesse a MFP para fazer o trabalho árduo, não sei se faria pão tantas vezes assim. Mas com a sua ajuda, tenho experimentado novos sabores e conjugações e desta vez resolvi experimentar a aveia numa percentagem maior do que o costume e o resultado foi um pão cheio de fibra, saboroso mas algo denso, algo entre o pão e a broa. Um pão bem saciante perfeito para o pequeno almoço, barrado com manteiga, compota ou queijo.


Ingredientes:
- 360ml de água
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 150g de flocos de aveia
- 350g de farinha de trigo
- 60g de sementes variadas levemente trituradas* (usei sésamo, linhaça e girassol)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar)
- mistura de flocos de aveia e sementes para polvilhar

Dilua o fermento num pouco da água. Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão (primeiro os líquidos e depois os secos), programa amassar e levedar. Molde o pão, pincele com água e polvilhe com uma mistura de sementes e aveia. Deixe levedar até duplicar o volume e depois leve ao forno, a 200º, até o pão cozer.

* costumo triturar um pouco as sementes (quebrá-las) porque o nosso organismo não consegue penetrar facilmente até ao seu interior e acaba por excluir grande parte dos nutrientes provenientes das sementes, Desta forma, facilita a sua absorção e nada se desperdiça.

38 comentários:

  1. Um pão mesmo apetitoso para começar bem o dia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Luisa, há que começar logo com energia ;)

      Eliminar
  2. Great post :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/banggod-summer-wishlist.html

    ResponderEliminar
  3. Ainda tenho que comprar uma máquina dessas para começar a fazer pão mais vezes! :) Até já estou a imaginar uma fatia desse teu pãozinho acabado de sair do forno com manteiga! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que até hoje foi a máquina que mais usei (uso) cá em casa, coitada dela. Antes de a comprar nunca fazia massa levedadas porque amassar à mão não é para mim e a batedeira não aguenta o esforço. Esta foi comprada quase por impulso, vi-a, pesquisei sobre a marca e vantagens de ter uma e pronto, dois dias depois estava a fazer o meu primeiro pão :D
      Hoje em dia, também se faz pão na bimby e na yammi mas confesso que não troco a minha mfp por nada, adoro-a. E sim, acabado de sair do forno com manteiga, é mesmo delicioso ... ainda por cima quando o único "trabalho" que tive foi o de moldar e colocar no tabuleiro do forno ;)

      Eliminar
  4. Já fiz pão, mas já não me lembra de o fazer... Dá uma trabalheira fazer à mão e perco a vontade. Agora com MFP é normal que dê mais alento e sem dúvida que saiu daí um pão caseiro maravilhoso, a julgar pelo aspecto. Beijinhos Carla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, com a máquina do pão o trabalho para o fazer passa a zero e cá em casa todas as semanas sai pão, umas vezes cozido logo na máquina, outras vezes no forno, é à escolha do freguês :D
      À mão só me aventurei uma vez e disse mal da minha vida, mas tens sempre o artisan bread, que também não dá trabalho nenhum e não necessita de maquinetas :)

      Eliminar
  5. Nunca fiz pão em casa mas deve ser uma delicia esse
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um pão denso mas fofo ao mesmo tempo, daqueles em que uma fatia já nos deixa saciados, Sofia :)

      Eliminar
  6. Sou a maior fã deste tipo de pães! Eu era capaz de viver só de pão! Pão, manteiga Açoriana e água, não era preciso mais nada! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou uma fã de pão, aliás acho que até hoje não houve um que não gostasse e este adorei ao pequeno almoço ;)

      Eliminar
  7. Parece ter resultado muito bem! Eu, que adoro aveia, aposto que ia gostar :)

    ResponderEliminar
  8. Hello beauty! I love your blog! I'm now your GFC follower #143:-) Could you please follow back? I appreciate your support!
    xo from Italy and let's keep in touch!
    Sonia Verardo
    http://www.trenchcollection.com/

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Obrigado, é daqueles pães bem nutritivos e saciantes :)

      Eliminar
  10. Carla,
    Eu aforo fazer e comer pão. Aliás, é o meu guilty pleasure e também recorro muito à mfp para fazer o "dirty job", lol!!!
    Adoro pães com aveia e centeio e este está super lindo.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, a mfp é mesmo a escrava mas o sabor de pão caseiro compensa e muito :)

      Eliminar
  11. Que delicia
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Hello, is so yummy your bread :)
    Lovely blog... Would you like to follow each other on GFC? Please let me know on my blog leaving a comment so I can follow back. Thank you.
    BLOG That’s amore ♥ ♥ ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I am following you via GFC now and also on FB :)
      If you want follow me on FB this is my page, thanks!!
      FB That’s amore

      Eliminar
  13. Também adoro pão,mas socorro-me da minha ajudante preferida, a Bimby. Se não fosse ela, penso que não me atreveria a tantas experiências. Adorei o teu pão. Está com uma cor linda e deve ser tão bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, fica denso mas fofo ao mesmo tempo, bastante saciante e viciante se acompanhado de manteiga (a minha perdição).
      Confesso que pão só tenho feito mesmo na mfp. Tenho a yammi mas o receio de forçar o motor nunca me levou a testar nada deste tipo lá.

      Eliminar
  14. Olá Carla
    Uma das coisas mais gostosas do mundo é pão feito em casa.
    Que cheirinho bom fica pela casa e tem memória afetiva.
    Esse que vc fez está lindo.
    Dos céus😄
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lupi, eu adoro fazer pão, dá-me imenso prazer e a ideia de comer quentinho é mesmo boa.

      Eliminar
  15. Olá Carla
    Uma das coisas mais gostosas do mundo é pão feito em casa.
    Que cheirinho bom fica pela casa e tem memória afetiva.
    Esse que vc fez está lindo.
    Dos céus😄
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Que aspeto tentador tem o teu pão. Amei a sugestão. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Pronto é coisa que prefiro comprar:) Eu adorava ter "mão" para estas coisas mas a preguiça às vezes também fala mais alto:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá Elisa, se não fosse a máquina do pão para amassar, também não me aventurava ;)

      Eliminar
  18. Ola. Poderia dar me uma ajuda sobre o programa, visto que não tenho nenhum amassar e levedar... Tenho os de preparar pão branco e de mistura; preparar pão branco e fofo; preparar pão branco e mistura mais rapidamente; fabrico de massas... Os restantes são para amassar e cozer pão de diferentes pesos...

    É que estes parecem me todos para cozer na própria maquina...
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Eu não conheço a sua máquina mas no caso da minha (silvercrest do lidl) tem um programa que se chama Massas (com duração de 1:50h) e é nesse que coloco quando quero apenas amassar e levedar o pão. Na sua terá de certeza um programa assim também. Se me disser qual a marca talvez possa ajudar melhor. Caso não o encontre, também pode apenas amassar o pão (cerca de 15 minutos é o suficiente) e depois deixar levedar numa taça grande dentro do forno, pré-aquecido a 50º, até duplicar ou triplicar o volume, depois é só moldar, deixar descansar mais um pouco o pão e levar a cozer.
      Espero ter ajudado mas mais alguma dúvida pode dizer.

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...