segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Arroz "xau xau" e cogumelos salteados com castanhas

 
Eu sou cada vez mais adepta de coisas simples e nas refeições esse lema também mantém-se. A receita de hoje não é mais do que uma limpeza do frigorífico. Com sobras de arroz de uma refeição anterior e um resto de fiambre e de cogumelos a pedirem desesperadamente para serem consumidos, foi fácil encontrar-lhes um destino digno, que embora não seja uma refeição elaborada, posso-vos dizer que me soube mesmo bem e acaba por ser uma solução para gastar aqueles restos que ninguém quer :)

Ingredientes para o arroz:
- arroz cozido
- fiambre (ou chouriço, bacon, salsichas, ...)
- ovos
- ervilhas
- azeite e molho de soja (desta vez usei molho inglês por lapso e também fica bom)

Ingredientes para os cogumelos:
- cogumelos frescos
- castanhas cozidas ou assadas (eu tinha assadas no congelador)
- azeite, sal, pimenta e salsa picada

Faça primeiro os ovos mexidos, batendo-os com uma pitada de sal e leite, verta para uma frigideira quente pincelada com óleo e mexa até ficarem fofos.
Aqueça um fio de azeite num wok com alho picado, junte os cogumelos e deixe cozinhar até amolecerem. tempere com sal e pimenta, junte as castanhas, deixe apurar mais um pouco, polvilhe com salsa picada e reserve.
No mesmo wok, coloque um fiozinho de azeite e cozinhe as ervilhas, junte o fiambre, os ovos mexidos, o arroz e o molho de soja e mexa até estar tudo bem envolvido.
Sirva de seguida e delicie-se :)


Siga-me agora por e-mail para estar sempre actualizado sobre as novidades do blog. Para isso basta inserir o seu e-mail na barra lateral e ser o primeiro a saber de tudo :)

16 comentários:

  1. Que aspecto tão bom tem esse arroz! :D
    Adorooooo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marlene e posso te dizer que estava mesmo bom :)

      Eliminar
  2. Gosto muito de arroz xau-xau, é tão bom que como mesmo sem mais nada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou como tu mas tinha ali uns cogumelos a olhar desesperadamente para mim e pronto, saiu assim :)

      Eliminar
  3. Hummm, tipo da comidinha que eu gosto. Adorei o nome que vc deu p/o arroz.
    xau-xau ficou no ponto kkkk
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não fui eu que lhe inventei o nome, mas confesso que lhe acho bem giro :)

      Eliminar
  4. Tudo de bom! Arroz chau-chau, cogumelos, castanhas...ai,ai...já comia outra vez! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta assim, acho que vais gostar, além de ser super rápido de se fazer :)

      Eliminar
  5. Adoro arroz xau xau e com esse acompanhamento hummmmmm..... deve ter ficado 5*

    ResponderEliminar
  6. Que refeição linda! :)
    Nunca juntei castanhas com cogumelos, mas fica uma beleza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta agora que estamos na época delas, acho que não te vais desiludir :)

      Eliminar
  7. Gosto muito deste pratinho que nos trazes!
    Adoro esse arroz desde nova. E cogumelos como a montes... com castanhas? Que excelente ideia!
    Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, é daqueles pratos de arroz que se comem assim simples, sem mais nada, mas o que eu gostei mesmo foi da mistura de cogumelos com castanhas :)

      Eliminar
  8. Adoro castanhas...já comia!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um almoço bem rápido e ligeiro, experimenta :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...