sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Croissants folhados (à francesa)


Quem não gosta de croissants que levante o dedo ... pois, bem me parecia que iria ver pouquíssimos dedos no ar. Eu sou uma das fãs de croissants, de preferência levemente folhados, com uma fatia de queijo ou fiambre. 
No entanto, confesso que é mais fácil comprá-los já prontinhos do que fazê-los em casa. Mas como nunca sabemos o que comemos quando compramos algo já pronto, eu vou fazendo o sacrifício de os esticar, dobrar, esticar, dobrar, ... bem, vocês vão ver se quiserem experimentar. Esta receita encontrei-a aqui já há algum tempo e desde então nunca mais experimentei outra. Agora que o fim de semana está à porta, aproveitem para fazer estas delícias ... ah, estava a esquecer-me de dizer que recheados com nutella também não são nada maus ;) 

desculpem as fotos mas não deu para arranjar melhor :(
Ingredientes*:
- 450g farinha de trigo 65
- 260ml leite
- 10g de margarina mole
- 1 colher (chá) de sumo de limão
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 40g de açúcar (eu coloco 1 colher de sopa)

Para folhar:
- 150g de manteiga (eu coloco 100g de margarina)
- 1 ovo batido

Colocar todos os ingredientes na MFP, programa amassar (ou amassar à mão até obter uma massa elástica). Deixar repousar a massa numa tigela tapada durante 30 minutos. 
Estender a massa com o rolo até obter um rectângulo grande, espalhar a margarina no centro e dobrar a massa em 3. Levar ao frio durante 10 minutos (se estiver calor, deixo mais tempo). Dar 1/4 de volta à massa de forma a que o rectângulo fique na vertical, esticar de novo, dobrar em 3 e levar ao frio mais 10 minutos. Repetir a operação mais 3 vezes. (caso esteja tempo frio, pode fazer as dobras seguidas, sem mandar ao frio estas vezes todas, basta mandar antes de esticar a última vez) 
No final, esticar a massa até obter um rectãngulo grande, cortar ao meio de forma a obter duas tiras e depois cortar em triângulos**. Enrolar cada triangulo da parte mais larga para a mais estreita, sem apertar, tendo o cuidado de colocar a ponta final por baixo do croissant. Deixar levedar 1 hora ou até duplicar de volume***. 
Pincelar com ovo batido e levar ao forno, pré-aquecido a 220º, durante cerca de 20 a 25 minutos (o tempo varia de forno para forno, por isso convém verificar para não ficarem demasiado secos).


* Eu costumo fazer 1 receita e meia para ter sempre alguns de reserva no congelador.

** Nesta fase pode rechear com nutella, queijo e fiambre, creme pasteleiro, ... ou deixá-los simples para depois decidir na hora qual o recheio que lhe apetece :)

*** Depois de levedados, podem ser congelados num tabuleiro e posteriormente guardados em sacos plásticos. Quando quiser utilizar, basta deixar a descongelar no frigorífico durante a noite, deixar levedar 30 minutos (eu costumo colocar no forno pré aquecido a 50º e depois desligo), pincelar com ovo e cozer. Também pode congelar já assados.

19 comentários:

  1. que belos croissants, obrigado pela visita, tens aqui coisas bem apetitosas bem gulosas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e ainda bem que gostaste :)

      Eliminar
  2. Esses estão bem folhados como se quer! Gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como não são feitos com a tradicional massa folhada, ficam bem sequinhos e nada gordurosos como alguns que se vendem por aí :)

      Eliminar
  3. É impossível ficar indiferente a estes croissants! ;)
    Agradeço a simpática visita ao meu blog...
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e sê bem-vinda ao meu cantinho, eu confesso que também não consigo ser indiferente a estes croissants, por isso evito fazê-los mas de vez em quando ... então para quem gosta de mistos ou com nutella, hum ...

      Eliminar
  4. Fazer a massa folhada em casa, dá imenso trabalho...mas deve compensar! Que aspecto tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta massa não é a típica massa folhada porque leva fermento de padeiro, é mais uma espécie de pão folhado e embora pareça dar trabalho, faz-se facilmente porque ela estende muito bem e melhor, nunca corre mal :)

      Eliminar
  5. Nunca fiz massa folhada em casa... parece-me sempre tão trabalhoso! Mas que ficam com um aspecto tentador... não há duvidas!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta massa não é bem a massa folhada, é fácil de fazer e corre sempre bem, além disso ficam mesmo bons :)

      Eliminar
  6. Já fiz uma vez massa folhada...mas sou sincera,... quando preciso compro feita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também compro sempre a massa folhada feita mas para fazer os croissants utilizo esta porque não é a massa folhada típica (leva fermento de padeiro e tem de levedar), ficam mesmo bons, fáceis de fazer e nunca correm mal :)

      Eliminar
  7. Folhados nunca fiz mas sei que a massa fica maravilhosa
    Eu cá já comia uns dois...ou três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta estes, não te vais arrepender e embora pareça trabalhoso, garanto que não é (e olha que eu sou preguiçosa). O resultado final compensa :)

      Eliminar
  8. Ficaram bonitos mas jà estou cheia deles, prefiro os Portugueses hummmm, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é o que faz ter sempre destes à porta. Eu, pelo contrário, estou farta dos portugueses, embora se é croissant não sou esquisita :)

      Eliminar
  9. Hola Carla¡¡¡, te vi entre unos comentarios y pase a conocerte, tienes un blog lleno de cosas deliciosas, enhorabuena, me encanta lo que haces y me quedo siguiendote para no perderme nada, si quieres te invito a visitar el mio, un beso

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz, mas realmente devem ficar uma delicia!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  11. Mais uma bela receita :P

    Adorei conhecer o blog, vou continuar a passar frequentemente :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...