quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cheesecake de pera e vinho do Porto


Esta sobremesa surgiu a pedido do meu irmão que lhe deu os desejos por cheesecake e quando lhe perguntei de que sabor queria, a resposta foi logo pera. Como estamos na época delas, nada mais apropriado e lá fui eu inventar para a cozinha. Esta receita surgiu de improviso, numa junção de ingredientes que iam surgindo sempre que abria uma porta ou uma gaveta e, modéstia à parte, gostei bastante do resultado final. Deixo aqui a receita para experimentarem e darem o vosso veredicto :) 



Ingredientes:
MASSA:
- 200g de bolacha maria
- 100g de margarina
- canela e gengibre em pó qb

RECHEIO 1:
- 2 peras
- 1 cálice de vinho do porto
- 1 cálice de água
- 1 pau de canela
- 2 cascas de limão
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (café) bem cheia de fécula de batata

RECHEIO 2:
- 2 dl de natas
- 500g de queijo quark
- 3 ovos (claras e gemas separadas)
- 5 folhas de gelatina
- 1 e 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- 5 colheres (sopa) de açúcar*

COBERTURA:
- 4 peras
- 1 colher (sopa) de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de margarina
- 1 pitada de canela em pó
- 1 colher (sopa) de água

Descascar as peras e cortá-las em cubos. Levar a cozer com os restantes ingredientes (excepto a fécula) até a pera ficar macia. Retirar a pera, juntar a fécula e mexer até engrossar um pouco. Reservar.

Triturar as bolachas, misturar as especiarias e a margarina derretida até obter uma farofa. Forrar o fundo de uma forma (daquelas de aro amovível) e reservar.

Bater as natas com 3 colheres de açúcar, juntar o queijo, a baunilha e as gemas, sempre a bater. Colocar as folhas de gelatina em água fria, escorrer e levar a derreter no microondas alguns segundos. Misturar um pouco do preparado à gelatina para temperar e envolver na mistura. Bater as claras em castelo e juntar 2 colheres de açúcar até obter um merengue. Envolver na mistura anterior delicadamente.
Por cima da base de bolacha colocar os cubos de pera e depois verter a mistura de queijo. Levar ao frigorífico até solidificar. 

Entretanto, leve uma frigideira ao lume com a margarina, o açúcar e a água. Quando a margarina derreter, junte as peras descascadas e cortadas em gomos. Polvilhe com canela e deixe cozinhar até começar a caramelizar. Reserve.
Quando o cheesecake estiver solidificado, desenforme e verta o molho de cozer as peras que reservou por cima. Enfeite com as peras caramelizadas e mantenha no frio até à hora de servir.


* Eu utilizei 7 colheres de açúcar mas ficou um pouco doce para alguns dos comensais que provaram, por isso reduzi na quantidade para não me esquecer (sim, porque tenho de voltar a fazer esta receita). Caso sejam gulosos, aconselho a colocarem o açúcar todo.  



23 comentários:

  1. Adoro cheesecake, de pêra nunca fiz
    Este ficou maravilhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha feito mas fiquei convencida. Experimenta, não te vais arrepender ;)

      Eliminar
  2. Da próxima vez que fizeres podes convidar-me! Adoro cheesecake!

    ResponderEliminar
  3. Hum...adoro!
    Ficou linda!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, experimenta e depois diz como correu :)

      Eliminar
  4. Adoro cheesecake e de pêra nunca fiz,....ficou lindo e certamente delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa também adoramos cheesecake, seja de que sabor for. Experimenta e depois diz como correu :)

      Eliminar
  5. Deve ser muito bom!!! Nunca fiz de pêra! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha feito de pera mas como foi um pedido do irmão fiz e gostei bastante do resultado, se soubesse tinha feito mais cedo :)

      Eliminar
  6. Confesso que nunca fiz cheese cake de pera! Mas o teu tem um aspeto ótimo. Vou levar a receita!

    ResponderEliminar
  7. Ficou um cheesecake mt bonito e sem duvida bem gostoso, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cá em casa gostamos bastante e posso dizer que é para repetir sem dúvidas. Experimenta e depois diz como correu :)

      Eliminar
  8. Nossa, que cheesecake maravilhoso!
    Vou saindo daqui com a boca cheia de água por não poder fazer uma provinha kkk
    Hummmm, babei de vdd!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  9. Oi querida, tudo bem? desculpe a demora em conhecer seu cantinho, mas minha vida é uma correria! adorei tudo que vi e esse chessecake de pera está demais, é uma das minhas frutas preferidas. obrigada pelas visitinhas...
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por me ter vindo fazer uma visitinha, se gosta de peras então experimente este cheesecake que acho que vai gostar :)

      Eliminar
  10. Uauuuu vc acredita que nunca fiz cheese cake ?! (ok sou louca pk e tao bommmmmm)
    Esta receitinha vou levar cmg.. e vou fazer na próxima festinha que tiver direito a sobremesa .. beijinho
    obrigado pelas visitas
    www.home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro cheesecakes e já fiz dos mais variados sabores, são sempre uma das sobremesas mais pedidas cá em casa. Não esperes por uma festinha ... e volta sempre que quiseres :)

      Eliminar
  11. Que lindo cheesecake adorei a ideia deste cheesecake gosto muito de pêras ;)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, acho que vais gostar, o sabor da pera fica óptimo conjugado com o queijo e o vinho do porto :)

      Eliminar
  12. Fiquei rendida Carla!! Que maravilha! Faço tantas vezes cheesecake, sempre com diferentes sabores, e é curioso que nunca me lembrei de fazer de pêra...mas tenho de experimentar porque a conjugação pêra, queijo e vinho do porto parece-me divinal :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...