quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Brás de legumes com frango


Cada vez mais gosto de legumes nas refeições, principalmente como elemento principal do prato. Esta receita surgiu depois do meu irmão ter visto o Peso Pesado Teen na sic, este domingo e terem feito lá um brás de bacalhau com legumes e sem batata, receita que ele resolveu logo fazer e da qual gostou bastante. Como ele falou bem do prato, resolvi também eu experimentar mas como não me estava a apetecer comer bacalhau, resolvi fazer com frango, o "bacalhau da terra", sim porque se para o bacalhau existem 1001 receitas, para o frango acho que vamos às 1002 :)
Deixo-vos aqui esta sugestão, bem saudável, que pode ter várias variantes consoante o nosso gosto, desde a variedade dos legumes à escolha da proteína, assim como a junção de especiarias, tudo é permitido. 


Ingredientes (para uma dose com sobras):
- 1 peito de frango
- 1 cenoura
- 1/2 courgette
- 1/4 couve lombarda
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- vinho branco qb
- 3 ovos
- azeite, sal e pimenta qb

Leve ao lume uma frigideira ou wok e refogue no azeite a cebola cortada em rodelas finas, os dentes de alho picados e o louro. Deixe refogar um pouco e junte o frango em tiras, tempere com sal e pimenta e deixe estar uns segundos até o frango ganhar cor, junte o vinho e deixe refogar mais dois a três minutos. Junte então os legumes, envolva bem e deixe cozinhar (eu coloquei uma tampa para criar vapor e cozinhar mais depressa). Quando estiver quase pronto, retire a tampa, rectifique os temperos e envolva 3 ovos batidos, mexendo tudo. Sirva de seguida. 

27 comentários:

  1. Boa sugestão! saudavel que tb faz falta! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudável, saboroso e rápido de fazer como se quer, principalmente agora que se avizinham dias de excessos :)

      Eliminar
  2. Ora aí está uma sugestão de Brás que nunca experimentei mas vai para a minha lista! :)
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente, acho que vai gostar, eu estava reticente mas adorei :)

      Eliminar
  3. uma sugestão muito saudavel e bem gulosa, costumo fazer mas só com alho frances


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gosta com açho francês, experimente também assim com mais legumes, acho que vai gostar :)

      Eliminar
  4. Gostei muito desta ideia, ainda não almocei e fiquei cheia de fomeca! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, este prato faz-se rapidinho e mata a fome ainda mais depressa :)

      Eliminar
  5. Olá Carla, ótima sugestão para agradar à minha neta, que agora está connosco e que gosta muito mais de frango do que de bacalhau. E não engorda (essa parte é boa para mim!!!!!!!!!!).
    Beijinhos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei bastante da parte saudável, pouco calórica :)

      Eliminar
  6. Que aspecto mais apelativo amiga, adorei, deve ter ficado uma delicia, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer que desapareceu rapidinho do prato :)

      Eliminar
  7. Um versão bem ao meu gosto, esta uma delicia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que estava algo receosa com tanto legume e sem a batatinha frita mas soube-me mesmo bem, vou repetir noutras variações de certeza :)

      Eliminar
  8. Eu adoro legumes! Em miúda era muito selectiva, gostava de alguns mas havia outros que nem vê-los! Depois de adulta passei a gostar de todos! Só não consigo simpatizar com alcachofra! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de dizer que podes tratar-me por "tu" à vontade! Até prefiro! Beijinhos

      Eliminar
    2. Confesso que alcachofra nunca comi, mas também não consigo gostar de beringela, não pelo sabor mas pela textura (embora só tenha experimentado grelhadas).

      Eliminar
  9. Adorei a sugestão! Vou experimentar. Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Está com um excelente aspecto! O "à brás" fica assim mais variado em nutrientes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Palavras para quê? Bras é daquelas coisas que eu poderia comer todos os dias sem enjoar :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Adoro Brás! :D
    As coisas que se podem juntar são quase infinitas.
    Adorei este porque é saudável. Principalmente porque tento não comer hidratos de carbono à noite na maioria dos dias da semana! :)
    Adorei. Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  13. O aspeto é bom. Já comia!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Adorei esta sugestão :) Também vou fazendo assim umas variantes :)

    ResponderEliminar
  15. Adorei a dica! Deve ficar mesmo bom!
    E sou da mesma opinião em relação ao frango, muito versátil mesmo!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  16. Mais uma receita "à Brás " para a minha lista :)
    Gostei bastante
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...