segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bolo de banana com aveia

Eu sou uma pessoa que adora regras, ter planos e seguir tudo à risca. Não gosto de imprevistos nem de surpresas, tenho mesmo a necessidade de controlar tudo o que me rodeia quando estou a fazer algo. No entanto, nem sempre conseguimos o que queremos e o bolo de hoje foi um desses exemplos. A verdade é que eu queria fazer um bolo de caramelo para o lanche e para isso usaria um resto de molho de caramelo que tinha no frigorífico. Depois lembrei-me que também queria uns crepes com gelado de sobremesa e o tal molho iria ficar perfeito junto do gelado de baunilha e pronto, lá se foi a ideia do bolo de caramelo.
Mas como cá em casa não é domingo se não houver um bolinho na mesa do lanche, toca a inventar algo e partindo da ideia que tinha, surgiu este bolo de banana, extremamente fofo, sem gordura, pouco doce e com um sabor muito agradável a canela. Ficou um bolo perfeito para o pequeno-almoço e foi o meu hoje, com uma chávena de chá verde bem quentinho :)


Ingredientes: 
- 2 bananas bem maduras
- 150g de farinha (pode usar integral)
- 5 colheres (sopa) cheias de flocos de aveia
- 80g de açúcar amarelo*
- 4 ovos
- 200ml de leite
- 1 e 1/2 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Bater o açúcar com as gemas até obter um creme fofo, juntar a aveia, a canela, o leite e bater mais um pouco. Juntar a farinha e o fermento e misturar muito bem. Bater as claras em castelo e envolver suavemente. Colocar numa forma redonda, untada e polvilhada. Cortar as bananas em rodelas e colocar por cima da massa, pressionando um pouco para elas entrarem na massa. Polvilhar com mais um pouco de canela e levar ao forno, a 180º, durante cerca de 40 minutos ou até dourar e o teste do palito sair seco. Polvilhar com açúcar em pó.

* este bolo fica pouco doce, ou seja, doce o suficiente para se dizer que estamos a comer um bolo mas para os gulosos aconselho a aumentarem a quantidade de açúcar para cerca de 130g.

15 comentários:

  1. Pois sou tal e qual como tu! Sou muito organizada e não gosto de imprevistos! Mas acontece-me imensas vezes começar com uma ideia e acabar com outra! Gosto muito de bolos de banana! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se pensarmos bem, há alguns imprevistos que até correm melhor que a ideia original :)

      Eliminar
  2. Eu sou igual! mas também temos de dar espaço para os imprevistos...alguns são bons! Eu demorei a aceita-los...confesso!
    Este foi muito bom! Fico lindo!
    Nina
    www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou um bolo muito fofo e pouco doce, ideal para se comer ao pequeno almoço :)

      Eliminar
  3. Olá Carla!!
    Confesso que também sou fã de uma boa rotina, tudo que me tira dela acaba me deixando tonta...mas temos que estar sempre preparados para as mudanças no meio do caminho!!!
    Esse bolo parece realmente delicioso!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa gostamos bastante, boa semana para ti também :)

      Eliminar
  4. Oi Carla!
    Sou apaixonada por tudo que leva banana e o seu bolo me deixou com muita vontade de correr p/cozinha, preparar a receita e me deliciar kkk
    Hummm!
    Bjsss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla!
    Eu também sou assim, tudo o que foge ao planeado deixa-me logo em stress. Mas por vezes é bom que isso aconteça pois até pode correr bem. Foi o seu caso. Parabéns pelo bolo porque está com um aspecto bem apetitoso. E melhor ainda, é saudável. Bjinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia e realmente os imprevistos sabem bem de vez em quando :)
      PS: podem me tratar por tu, até prefiro :)

      Eliminar
  6. Me encanta!! para cualquier hora del día es un bizcocho fabuloso. El corte que tiene habla solo, que rico :)

    Besos

    ResponderEliminar
  7. Que tentação :D
    Ficou um mimo!
    Beijocas
    Cláudia L. ♥

    ResponderEliminar
  8. Não sou muito assim, mas a verdade é que dar jeito ter um plano para agarrar. Neste caso o improviso até correu bem, ficaste com um bolo tão bom :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...