sábado, 7 de novembro de 2015

Francesinha à moda do Porto (ou melhor, à moda cá de casa)



Francesinha à moda do Porto é um daqueles pratos que volta e meia saem desta cozinha, principalmente ao sábado à noite. No entanto, confesso que cá em casa somos todos muito esquisitos em relação ao molho e durante muitos anos comemos sempre no mesmo restaurante. Digo comemos, até ao dia em que descobrimos esta receita que, depois de uns ajustes, fez com que passássemos a comer em casa. 
Dizem que o segredo está no molho e este é do mais fácil de fazer, fica saboroso e suave, bem ao gosto cá de casa. Não posso dizer que é o melhor do Porto mas posso garantir, modéstia à parte,  que é melhor que muitos que se pagam por aí. Experimentem fazer e digam o que acharam, até porque ninguém pode morrer sem provar uma das 10 melhores sandes do mundo :) 



Ingredientes para o molho (4 pessoas):
- 1 cerveja
- 1 cálice de aguardente ou whisky (pode ser um pouco mais de gostar de um molho mais forte)
- 1 caldo de carne ou marisco
- 3,5 dl de leite (diminuir aqui se aumentar nas bebidas alcoólicas)
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de maizena
- 4 folhas de louro
- piri-piri qb

Triturar todos os ingredientes (excepto o piri-piri) num liquidificador ou outro similar, de forma a ficar bem triturado. Levar ao lume brando, mexendo sempre até engrossar, temperar com o piri-piri e rectificar de sal se necessário.


Para a montagem (por pessoa):
- 2 fatias de pão de forma (de preferência daquele alto para torradas)
- linguiça cortada finamente
- salsichas de lata (aquelas tipo frankfurt) cortadas em tiras
- bife de vaca ou porco
- queijo e fiambre qb
- ovo estrelado
- azeitonas qb
- batatas fritas qb

Grelhe o bife e na mesma gordura passe as salsichas, já cortadas em tiras. Torre ligeiramente o pão. Coloque por cima da fatia de pão todas as carnes, cubra com a outra fatia e depois com o queijo. Leve a derreter um pouco o queijo. No prato de servir, coloque uma concha de molho, a francesinha pronta, mais molho, o ovo estrelado, as batatas fritas e as azeitonas - se quiser pode colocar ainda mais molho por cima :) 

29 comentários:

  1. Nao sou grande fã de francesinha e o meu marido muito menos! Passo a explicar! Não gostamos de francesinha com pao de forma, ja fiz com ele bem torradinho mas acaba sempre por amolecer e ficar empapado com o molho! Vai dai, quando lancei o Desafio Açoriano no meu blog, uma das receitas que concorreu foi francesinha com bolo levedo! Fiz e adoramos o resultado! Por isso agora ja posso fazer francesinha mais vezes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que a mim não me costuma ficar empapado, geralmente fica apenas fofo, mas gostei bastante da sugestão com bolo levedo, vou experimentar da próxima vez que fizer :)

      Eliminar
  2. Gosto mas agora que trabalho num restaurante e na parte de snack faço muitas já nem consigo comer, um dia destes fazia parte do menu do dia e fiz mais de 20 , já deitava francesinhas pelos olhos
    Aqui em casa os homens adoram , o meu marido é que costuma fazer, vou levar a receita do molho pois parece-me bem delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente trabalhar num restaurante tem os seus pontos negativos e um deles é perdermos a vontade de comer algumas coisas por estarmos fartos de as fazer, dia após dia. Cá em casa, como não temos esse problema, vai saindo de vez em quando uma :)

      Eliminar
  3. Adoro! E já a algum tempo que não faço...
    Esta ficou com muito bom aspecto!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  4. Ao tempo que não faço francesinhas :) adoro

    ResponderEliminar
  5. Esta francesinha está com um óptimo aspecto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei nada parecido, mas esta com uma cara ótima.
    Aproveito e fico com voê aqui no blog.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  7. Conquistaste-me com esta receita! Que aspecto maravilhoso!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dizem que é pela barriga que se conquistam os homens, bem aqui eu não sou discriminatória e vai ambos os sexos ... tou a brincar, fico feliz que tenha gostado e espero que venha me visitar mais vezes, como costumo dizer, a porta está sempre aberta para os amigos :)

      Eliminar
  8. Isto não pode ser Carla, uma pessoa aqui a tentar se portar bem e nao sair da dieta e entra no seu blog e da se com esta maravilha , posso lhe dizer que fiquei a babar.. adorooooooooooooo francesinha e nunca me arrisquei a fazer nenhuma... acho que vai ser desta.. ai vai vai
    BeijinhO grande
    obrigado pelas visitas..
    as x nao e fácil visitar assim tanto como gostaria.. mas os meus pequenos nao me deixam ter muito tempo .. mas sempre consigo.. la venho eu.. vale sempre apena.. adoro o seucantinho

    www.Home-Sweet-Home.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e sim, espero que vá ser desta que se vai arriscar a fazer em casa, até porque esta é muito rápida e simples, fico à espera de um feedback. Continuação de uma óptima semana :)

      Eliminar
  9. Pois ai está uma coisa que nunca fiz cá em casa :) nem fazia ideia de que tipo de molho se faz, mas vou ficar de olho para experimentar :) quanto ao angel cake espero que tenha ficado bom, tenho também uma receita antiga já testada lá no blog, gosto bastante desse bolo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente esta que além de super rápida, fica bastante saborosa e suave, ideal para quem a prova pela primeira vez ou não é tão fã quanto isso. Em relação ao angel cake, ficou muito bom, apenas de aspecto um pouco esquisito, meio pró torto :)

      Eliminar
  10. Oi Carla!
    Eu já vi diversas receitas de francesinha e tenho muita vontade de experimentar. Fiquei curiosa com esse molho e tenho certeza que vou gostar.
    Bjssss querida e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente e diga como correu, este molho é suave e óptimo para quem a come pela primeira vez, acho que vai gostar :) Continuação de uma boa semana para si ...

      Eliminar
  11. Olá Carla! ADORO francesinhas! Vou levar a receita!!!!

    ResponderEliminar
  12. Carla, adoro, mas adorooo francesinhas! Para mim, tem que boiar no triplo do molho que mostras ehehe, no entanto a combinação dos teus ingredientes parecem-me muito bem, acredito que seja hiper saborosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu não sou tão radical e confesso que embora goste de francesinhas, elas têm de ter pouco molho, ou melhor, o suficiente para dar sabor e nada mais, esquisitices da minha parte, já que cá em casa todos apoiam a decisão de afogar a francesa como tu :)

      Eliminar
  13. Adoro francesinhas, a tua está com óptimo aspecto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Carla!!
    É o típico lanche para se fartar, fiquei até com água na boca só de ver a foto!
    Hoje vim conhecer seu blog e adorei!
    Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!
    Se quiser conhecer meu cantinho será muito bem vinda!!
    www.deliciasdavodeo.com.br
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo
    Instagram: @receitas.deliciasdavodeo
    Beijos e lindo dia pra ti!!! =)

    ResponderEliminar
  15. Vou fazer o molho sim, qual é a medida da cerveja?
    Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu uso as de 33cl mas também já usei as de 25cl e não se nota muito a diferença :)

      Eliminar
  16. Uma sugestão que é do agrado de todos cá em casa :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Hummm que boa!
    Adoro francesinha ^^ já comia uma!

    ResponderEliminar
  18. Que excelente aspeto!! Adoro francesinha e esta receita parece-me muito boa :P já a anotei!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...