sexta-feira, 22 de abril de 2016

Arroz basmati com legumes, especiarias e sultanas


Como fã de arroz que sou, confesso que gosto de experimentar novas variedades sempre que possível. Há uns tempos atrás trouxe comigo o arroz basmati para experimentar. A primeira vez que o fiz confesso que foi quase uma desgraça, o arroz cozeu demais e tinha um sabor algo estranho a que eu não estava habituada. Como menina que nunca deita nada fora, toca a pesquisar um pouco, descobrir os truques de cozedura e pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Resultado, arroz seco e solto, perfeito e aromático no ponto. 
Desde então, já fiz mais umas quantas vezes este arroz e agora vou variando nas conjugações porque é isto que eu gosto na cozinha, podermos testar e testar, acertar ou falhar, como se de uma experiência científica se tratasse. 
A sugestão que vos deixo hoje é mais uma refeição vegetariana, adaptada daqui, algo que estou a tentar impor a mim mesma uma vez por semana. Um arroz simples que tanto serve de prato principal (o meu caso) como de acompanhamento. 

Ingredientes:
- 1 medida de arroz basmati
- 1 medida de água com 1 caldo de galinha dissolvido)
- cebola picada
- alho picado
- ervilhas
- cogumelos laminados
- sultanas
- pimenta preta, açafrão e cardamomo em pó
- 1 fio de azeite
- hortelã fresca

Lavar o arroz até a água sair limpa e reservar. Aquecer a água e dissolver o caldo de galinha.
Levar ao lume um tacho com um fio de azeite, cebola e alho picados, açafrão e cardamomo. Quando a cebola estiver amolecida, junte as ervilhas e os cogumelos. Deixe cozinhar um pouco e junte depois o arroz, a água e as passas. Rectifique os temperos e deixe cozinhar até a água secar. Quando o arroz estiver cozido, retire do lume, coloque um raminho de hortelã no tacho e deixe repousar tapado durante 5 minutos. Sirva de seguida.

30 comentários:

  1. Carla que arroz colorido!
    Ficou uma refeição deliciosa!!
    Bem ao meu agrado :D
    Beijocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu gostei bastante da mistura de sabores :)

      Eliminar
  2. Adoro a cor do arroz! uma verdadeira delícia

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá carla,
    Eu também adoro arroz e gosto muito do arroz basmati, pois acho que, embora tenha aquele sabor típico do basmati, fica sempre soltinho e corre-me sempre bem.
    Esta combinação de ingredientes é fantástica e o teu arroz ficou, com certeza, super aromático e delicioso.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, confesso que da primeira vez que o fiz ele ficou tudo menos solto mas nada como aprender com os erros e agora sai sempre solto :)
      Este ficou bem agradável, gostei bastante do resultado final. Bom fim de semana para ti também :)

      Eliminar
  4. Eu gosto muito de arroz basmati, e ainda por cima dizem que até é bom para a dieta! Por isso vou consumir mais vezes! Dantes não encontrava com facilidade mas agora já há por isso não me vai escapar! O que também não me vai escapar é essa receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei agora a gostar mas olha que nem sabia que fazia bem à dieta, é bom saber ;) Espero que gostes :)

      Eliminar
  5. Nunca cozinhei arroz basmati, mas agora com o aspecto colorido e delicioso com que o teu ficou, fiquei com bastante vontade de experimentar. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um arroz algo diferente, confesso que não morri de amores da primeira vez que o fiz mas agora até gosto bastante, especialmente se for assim aromatizado :)

      Eliminar
  6. Que belo arroz e essa cor dá mesmo vontade de experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de cor!! Chama logo o olho e a barriga!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Um arroz bem aromático e que ficou com uma cor lindíssima!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Que arrozinho tão bom, eu já nem precisava de mais nada...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, para mim também foi o prato principal :)

      Eliminar
  10. Ficou um arroz colorido e bastante apelativo. Adorei.
    Bjinhos e bom fim-de-semana Carla.


    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, bom fim de semana para ti também :)

      Eliminar
  11. Eu gosto muito do arroz basmati, mas faço-o sempre simples. Tenho de levar esta sugestão comigo para ver se a ponho em prática qualquer dia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inicialmente também comecei na versão simples mas desta vez apeteceu-me algo mais composto :D

      Eliminar
  12. Hum...delicia! Já comia! Adoro!
    Nina
    Bom fim de semana
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...