terça-feira, 5 de abril de 2016

Souflé de peixe (apenas com as claras)


Adoro souflé, é algo que me agrada bastante. É um prato rápido de se fazer, simples, económico e até requintado (adoro o nome). Por isso, é algo que sai desta cozinha muitas vezes e ultimamente ainda mais para gastar as claras em excesso que tenho no congelador. Mais um que me soube tão, mas tão bem e espero que gostem também :)



Ingredientes:
- 2 postas grandes de red fish (ou outro peixe)
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 folhas de louro
- 1 caldo de marisco
- um fio de azeite
- 6 delícias do mar
- 80g de farinha
- 250ml de leite
- 250ml de água de cozer o peixe
- 6 claras
- sal, pimenta e salsa picada qb
- pão ralado qb

Comece por cozer o peixe num tacho com água, as folhas de louro e o caldo de marisco. Refogue no azeite a cenoura ralada e a cebola picada. Quando a cebola amolecer, junte a farinha e envolva muito bem, junte o caldo do peixe e o leite e envolva bem, mexendo sempre até engrossar. Junte a salsa picada, o peixe desfiado, as delícias do mar em rodelas e tempere com sal e pimenta. Deixe arrefecer um pouco e envolva as claras batidas em castelo. Verta o preparado para uma travessa funda e polvilhe com pão ralado. leve ao forno pré-aquecido a 200º, até crescer e dourar (cerca de 35 minutos). Sirva de seguida acompanhado por uma salada verde.


41 comentários:

  1. Great post :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/04/casual-spring-outfit.html
    Visit & follow my blog people, I always follow back :)

    ResponderEliminar
  2. Tem um excelente aspecto, eu gosto imenso de souflés.

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo!
    Adoro soufle!!
    Até me convidava :D
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Tem muito bom aspeto!
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Está com um aspecto super delicioso. Humm..
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ah ah, que giro, estamos em plena sintonia! Hoje também partilhei uma receita de suflê, mas o meu é de salsichas. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que de salsichas ainda não provei, tenho de espreitar, fiquei curiosa :D

      Eliminar
  7. Por cá nunca fiz souflé de peixe e olha que esse tem uma cara apetitosa :-) A experimentar num dia destes... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os de peixe continuam a ser os meus preferidos (isto dito por alguém que nem liga a peixe), manias :D

      Eliminar
  8. Parece muito bom! E só com as claras fica mais light! No Desafio Açoriano anterior foi um souflé que arrecadou o 3º lugar! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro souflé, é daqueles pratos que como sempre com satisfação e este só com claras foi mais uma forma que arranjei para diminuir as claras que tenho no congelador (acho, ou melhor, tenho a certeza que nunca tive tantas).

      Eliminar
  9. Por incrível que pareça nunca comi, nem nunca fiz souflé. Mas tenho imensa curiosidade.
    Ficou com excelente aspecto.bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um prato que quase todos gostam e é super simples de se fazer, toca a ir experimentar :D

      Eliminar
  10. Tem optimo aspecto, nunca fiz embora já tenha comido em restaurante... Mais uma receita para fazer.
    http://aalbicastrense.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos pratos que gosto bastante, adoro a sua consistência :)

      Eliminar
  11. Eu também gosto muito de suflês :)
    O teu ficou fantástico! Está com óptimo aspecto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, é um prato que gosto bastante :)

      Eliminar
  12. Eu também adoro soufflês e este, com esta textura perfeita e essa combinação de sabores, s´ó pode ser divino!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, soube-me muito bem e isto dito por alguém que nem liga a peixe :)

      Eliminar
  13. Para um jantar diferente está ótimo! Boa sugestão :)

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro e o teu está simplesmente fantástico...um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Mas que bela sugestão para aproveitar as claras que muitas vezes se acumulam no congelador.É um prato bem leve e que agrada a todos. Ainda só fiz de bacalhau e de queijo e gostei imenso. O teu está muito bonito!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De bacalhau ainda não fiz (nem me tinha lembrado), obrigado pela ideia :)

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Obrigado Inês, só é pena ser daqueles pratos de fazer e comer, quase que nem dá para tirar fotos decentes :D

      Eliminar
  17. Nunca comi, mas tem bom aspeto! tenho que experimenatr.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Nunca comi. um dia vou ter de experimentar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Não costumo fazer souffles que o meu marido não gosta, mas quando faço é só com claras, fazes também com gemas? Pergunto por no título do post teres focado o ser só com claras, fiquei curiosa de saber se haverá receita de souffle que meta gemas ;)
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miranda, todas as receitas que tenho (e as que tenho visto em vários sítios) levam gemas no preparado e depois as claras em castelo no final. Eu como pretendia usar somente as claras (porque tenho muitas no congelador) fiz apenas com elas e não vi qualquer diferença no sabor e consistência. Acho mesmo que vou passar a fazer sempre assim :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...