segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lentilhas com chouriço, espinafres e ovo escalfado


Se há coisa que me anda a irritar é este tempo. As estações do ano já não se respeitam e a primavera que supostamente deveria ter chegado, parece que se perdeu pelo caminho. Não que eu não goste do inverno, do frio e da chuva (quando estou embrulhada numa manta com uma bebida quente nas mãos), mas a verdade é que já sinto falta de um sol persistente, que dure dia após dia, de vestir roupa mais leve e de caminhar sem ter medo de apanhar um chuveiro. Mas como a meteorologia ainda não está nas minhas mãos, tenho (temos) de nos contentar com as incertezas de uma primavera que estará para chegar e enquanto ela se diverte por outros cantos do mundo, deixo-vos aqui algo que me aquece nestes dias frios :)
Por cá come-se muito todo o tipo de leguminosas, é algo que nos satisfaz e dá para variar com o que se tem e apetece. Entre feijão. grão e lentilhas, as possibilidades são muitas e adoro sempre variar  e descobrir novas conjugações de sabores. Este prato foi apenas mais uma das minhas variações, desta vez para gastar uns espinafres que tinha colhido da horta e uns chouriços que tinha trazido de Espanha para experimentar. Uma refeição de conforto, que sabe muito bem nestes dias de primavera/inverno, embora o seu aspecto não seja nada promissor - é como o tempo.

não fica bonito mas sabe tão bem

até a ameixoeira está triste

Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 cenoura em rodelas finas
- espinafres qb
- lentilhas qb (usei cerca de 250g)
- 1 cubo de caldo de carne
- 4 ovos (1 por pessoa)
- 2 chouriços de qualidade 
- sal, piri-piri, colorau e cominhos qb
- azeite qb

Comece por demolhar as lentilhas durante cerca de 1 a 2 horas em água fria (não é obrigatório mas acho que elas cozem depois mais rápido).
Leve um tacho ao lume para refogar a cebola, a cenoura, o alho e o louro num fio pequeno de azeite. Quando a cebola amolecer, junte as lentilhas, a polpa de tomate, o vinho, o chouriço em rodelas grossas, o cubo de caldo de carne e os temperos. Deixe refogar um pouco e cubra com água. Quando as lentilhas estiverem quase cozidas, junte os espinafres e passado cerca de 5 minutos, junte os ovos. Deixe cozinhar mais 4 minutos (ou até as claras ficarem cozidas), desligue o lume e sirva de seguida, acompanhado com arroz branco.


30 comentários:

  1. Adoro este prato! Ainda há dias fiz um prato de lentilhas muito parecido, só não levou o chouriço!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Wonderful blog! I love and i follow your blog, please follow me too
    http://alamodenatine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão! Bem reconfortante nestes dias de tempo parvo...

    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, e parece que o tempo é para continuar :(

      Eliminar
  4. Gosto de lentilhas mas prefiro ervilhas! Mas essa tua refeição está para lá de apetitosa! Aqui a estações estão iguais, mas nada a que já não estejamos habituados uma vez que faz literalmente as 4 estações num dia! E não estou a exagerar, é mesmo verdade! E desde que começou a primavera tem sido um dia bom, um dia mau, um dia bom, um dia mau! Vá não é tudo bom, mas também não é tudo mau! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu já estou mesmo fartinha, não tanto pela chuva mas pelo frio, não há meio de largar a manta que tenho no sofá :D

      Eliminar
  5. Gosto muito de lentilhas, esta receita é bem ao meu gosto
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refeições de conforto são as que me sabem melhor nestes dias de frio :)

      Eliminar
  6. Adoro essas refeições 'feias' mas tão reconfortantes :-) Só uso lentilhas na sopa, nunca fiz dessa forma, mas gosto da ideia. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, desde que usei a primeira vez, já me pediram para repetir muitas vezes :)

      Eliminar
  7. Realmente este tempo até tira uma pessoa do sério, já sinto falta de dias amenos! Gosto muito desse tipo de cozinhado com ervilhas, feijão, grão, mas confesso que lentilhas é algo ao qual não consigo achar piada. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena, mas podes sempre fazer com feijão, fica uma delícia também :)

      Eliminar
  8. Aii, acabei de almoçar isto mesmo mas sem o arroz :D
    Que comidinha boa. Eu adoro!
    E realmente, já me estou a passar com este tempo :(
    Beijinhos grandes
    http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Ainda me lembro de quando era pequena e as estações eram o que o nome dizia e nem me questionava se choveria no Verão, pois não acontecia, ou se fazia Sol mas frio no Outono, enfim... O Homem tem-se encarregado de destruir o Planeta e alterar as estações...
    Adoro esta tua sugestão, pois adoro ervilhas com ovos escalfados e esta versão com lentilhas é muito interessante.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o ser humano fez muitos estragos ao longo do tempo e agora estamos a pagar por isso. Já este tipo de pratos é o que me faz sentir reconfortada quando o frio lá fora teima em não deixar a porta :)

      Eliminar
  10. Carla, como te compreendo! Ando fartinha deste tempo. É que nem é bem a chuva,já que "Abril, águas mil", mas o frio, ai! O frio é que me dá cabo do sistema todo. E da horta também :(
    Nunca cozinhei lentinhas, acho que mais por medo de errar do que outra coisa. Mas digo-te que esse prato tem um ar bem confortante, mesmo comidinha para aquecer o estômago. E a alma!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o tempo está mesmo chato e tens toda a razão, para a horta está péssimo. Por aqui a horta é uma tira ao longo do muro que nesta altura se transforma numa mini estufa mas mesmo assim não se vê grande evolução no crescimento das plantas. Quanto às árvores de fruto, o meu pai já disse que este ano (ao contrário dos anteriores) provavelmente não iremos contar com árvores carregadas :(
      Em relação às lentilhas, não têm nada que saber e até cozinham bem rápido, geralmente tenho o prato pronto em 30 a 40 minutos e com este tempo sabe mesmo bem um prato assim reconfortante :)

      Eliminar
  11. Lentilhas cá em casa são uma constante, acho que é a leguminosa que mais se consome. Até nas sopas adoro juntar uma chávena de lentilhas vermelhas!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto bastante delas, cozinham rápido, são saborosas e bastante versáteis. Das vermelhas ainda nao experimentei mas quando as vir já não escapam :)

      Eliminar
  12. Interessante, esse pratinho com lentilhas nunca fiz!
    Mas ficou bem apetitoso!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma variante às leguminosas, por cá gostamos muito :)

      Eliminar
  13. Olha que ficou uma refeição bem bonita! É como dizem, se está mau o tempo combate-se-o com lentilhas com chouriço, espinafres e ovo escalfado. Se não dizem passam a dizer :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...