sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tiramisú ... uma versão mais portuguesa


Como sabem, eu adoro sobremesas. Gosto tanto de as comer mas ainda mais de as fazer (foi por isso que passei a fazê-las para quem quisesse). Mas a verdade é que não gosto muito de me repetir e tento variar sempre alguma coisa, testar novas receitas, adaptar outras antigas, variar acima de tudo. Esta que vos trago hoje é talvez uma das sobremesas que quase todos já comeram e geralmente agrada a todos (ou quase todos) e é super rápida e simples de se fazer. A primeira vez que fiquei tentada a experimentar (e se fiquei mais depressa o fiz) foi num programa de televisão do Buddy Valastro (conhecido como Cake Boss), onde ele confeccionou o tiramisú da sua família italiana. Desde então, tenho feito algumas vezes esta receita variando consoante o que tenho à mão ... e vocês, arriscam experimentar este fim de semana? É que fim de semana sem sobremesa não é a mesma coisa :D

Ingredientes:
- 4 gemas
- 250g de queijo mascarpone
- 200ml de natas
- 100g de açúcar
- palitos de la reine qb
- café adoçado a gosto qb
- 1 colher (sopa) de licor de café (opcional)
- 2 colheres (sopa) de vinho do Porto
- cacau em pó qb

Bater as natas com duas colheres de açúcar até ficarem firmes.  
Bater as gemas com o restante açúcar e o queijo até esbranquiçar. juntar o licor de café e o vinho do porto, batendo sempre. Envolver as natas delicadamente no preparado.
Numa taça, colocar uma camada de creme, depois uma camada de biscoitos embebidos no café, outra camada de creme e depois polvilhar generosamente com cacau. Colocar novamente uma camada de biscoitos embebidos (desta vez perpendiculares à camada anterior), uma camada de creme e finalizar com bastante cacau em pó. Cobrir com película aderente e levar ao frio até à hora de servir.

Notas: 
- Esta sobremesa pode ser congelada, apenas tenha o cuidado de a montar por doses para não descongelar a mais.
- Se não tiver queijo mascarpone, pode substituir por queijo creme ou queijo quark mas não fica a mesma coisa.


35 comentários:

  1. Vou fazer cá em casa, o meu marido adora tiramisu!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já experimentei algumas receitas mas confesso que esta foi a que mais me agradou e também mais elogios recebeu :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tens de experimentar Luísa, eu gosto muito :)

      Eliminar
  3. Great post :)

    NEW POST ON MY BLOG: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/04/banggood-spring-wishlist.html
    VISIT & FOLLOW MY BLOG, I ALWAYS FOLLOW BACK :)

    ResponderEliminar
  4. Também já fiz a versão do Buddy e gostei muito! Aliás, já experimentei várias receitas dele e todas me agradaram! Infelizmente agora não tenho experimentado mais pois são deliciosas mas mega calóricas! Mas assim que eu estiver numa fase mais liberal da dieta tenho mais umas para experimentar! Faço tiramissú quase sempre numa festa por ano, pois o pessoal adora essa sobremesa! O meu irmão mais velho detesta queijo mas tiramissú é capaz de comer o pirex inteiro! É claro que nunca lhe disse que levava queijo! Todos sabemos mas nunca revelámos pois adoramos vê-lo a comer com gosto!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o Buddy faz umas receitas bem apetitosas e com aquele ar simples e caseiro, sou uma fã e tal como tu, até agora gostei de todas as receitas dele :)
      Adorava era ver a cara do teu irmão no dia em que descobrir que está a comer queijinho com tanto prazer :D

      Eliminar
  5. Nunca experimentei essa versão apenas a tradicional. Devia estar deliciosa!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é muito diferente da tradicional mas como sou adepta de produtos nacionais, há que mostrar as suas potencialidades e até gosto mais desta versão :D

      Eliminar
  6. Eu não gosto...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Ai mulher, eu não posso vir a este blog. Fico sempre com água na boca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir, mas continua a vir que eu gosto muito de te ter por cá :D

      Eliminar
  8. Ai mulher, eu não posso vir a este blog. Fico sempre com água na boca!

    ResponderEliminar
  9. Hummm espectacular!!!!
    Bela sugestão para entrar em modo fim de semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, sobremesa ao fim de semana é sagrado, pelo menos por cá :D

      Eliminar
  10. Hummm que delicia!!! Nunca tive o privilegio de experimenta o prato que me parece ser tão saboroso. Um dia mato a minha vontade com certeza *_*
    Beijos linda e mais uma vez obrigada por compartilhar tão belas receitas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pela visita, tens de experimentar ... eu gosto muito :D

      Eliminar
  11. Gostei muito desta versão portuguesa. Também gosto sempre de experimentar receitas novas, mas este domingo vou fazer o Simnel cake para o desafio "Sweet world". Vou guardar esta tua receita para a poder fazer mais tarde.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Simnel cake também vou experimentar mas talvez para a semana, tenho de ter vários comilões por cá senão ainda viro uma bolinha :D

      Eliminar
  12. Adoro tiramisú e curiosamente ainda há alguns dias tinha falado com o meu namorado sobre o facto de termos que experimentar a fazer em casa! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão simples de se fazer e rápido a desaparecer, por aqui gostamos muito :D

      Eliminar
  13. A única forma para me convencerem a comer queijo é no tiramisu, adoro! Mas sou suspeita :) pois sou muito gulosa ...
    tens rqzão, é uma boa opção para o fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso não somos nada iguais, por mim comi queijo a toda a hora, adoro mesmo e até hoje ainda não encontrei um que não gostasse. Qualquer dia, o meu nome do meio vai ser queijinho :D

      Eliminar
  14. Muito bonita a receita, parece ser fácil de fazer e vale super a pena
    Fiz um blog novo, espero que possa me visitar
    Beijos
    http://eaifascinou.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. que maravilha! tem um aspeto extraordinário!

    ResponderEliminar
  16. O aspeto agrada-me, tenho de fazer :D

    ResponderEliminar
  17. O meu namorado adora esta sobremesa!! Vou lhe passar a receita ehehe! Sempre recheada de coisas maravilhosas aqui Carla.
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...