quarta-feira, 13 de abril de 2016

Hot Cross Buns



Uma das coisas que mais prazer me dá na cozinha são os doces e as massa levedas, se puder juntar os dois então fico logo com um sorriso de orelha a orelha. Como tal, quando me deparo com uma receita assim não consigo resistir e mal posso vou logo experimentar. Quando vi o desafio deste mês do Sweet World, lançado pelo blog Basta Cheio e o blog Lemon & Vanilla, desta vez a dobrar com o tema da Páscoa, fiquei logo com a certeza de qual seria o próximo pão a ser feito cá em casa, os Hot Cross Buns, um pão fofo, aromático e com um aspecto delicioso.

Este pão, típico da Páscoa na Gra-bretanha, é composto por bolas de massa enriquecidas com especiarias e frutos secos, tendo na sua cobertura uma cruz, alusiva à Sexta-feira Santa. Aliás, durante bastante tempo, só era permitida a sua confecção nesse dia.



Embora já os conhecesse através de um livro que tenho cá em casa, o seu aspecto não me tinha convencido a experimentar e confesso que nunca mais me lembrei deles. Mas como a Lia lançou o desafio e nos mostrou uns com um aspecto mesmo delicioso, desta vez tive a vontade (ou melhor a necessidade) de os testar e não me arrependi em nada.
Embora seja tradição eles serem enriquecidos com frutos secos, Hoje em dia já existem muitas variações e por isso optei antes por laranja e chocolate já que no mesmo dia fiz também o Simnel Cake e esse já levava os frutos. Só vos posso dizer que têm feito parte do meu pequeno-almoço e vão ser feitos umas quantas vezes mais, de certeza :)



receita adaptada do blog da Lia, Lemon e Vanilla 
Ingredientes:
- 500g de farinha
- 2 ovos
- 200ml de leite (usei magro)
- 1 colher (chá) mal cheia de sal
- 60g de açúcar
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 50g de manteiga (usei magra)
- 1 colher (café) bem cheia de açafrão
- 1 colher (chá) cheia de canela
- raspa de 1 laranja
- 100g de chocolate de culinária partido em pedaços pequenos

Para a decoração:
- 2 colheres (sopa) de farinha
- água qb
- sumo de 1 laranja
- 1 colher (sopa) de mel (usei de rosmaninho)


Diluir o fermento num pouco de leite. Colocar na cuba da MFP todos os ingredientes, primeiro os líquidos e depois os sólidos, sendo o sal o último. Prima o programa amassar e levedar. No fim do programa, retire a massa e divida em 10 pedaços do mesmo tamanho. Forme bolas e dê-lhes a forma de cilindros.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e coloque os cilindros, dois a dois. Tape com película aderente e deixe levedar até a massa tocar na película (cerca de 1 hora). Eu coloquei embrulhada num pano, dentro do microondas para evitar correntes de ar.
Entretanto, misture a farinha com água até obter uma pasta fina que consiga utilizar com um saco de pasteleiro. Coloque essa massa dentro de um saco plástico, corte a conta do saco e faça uma cruz sobre cada bola. Leve ao forno a 180º, até estar cozido (cerca de 30 a 40 minutos no meu caso). Quando estiver cozido, retire do forno, desenforme e coloque sobre uma grelha.
Para a calda, leve ao lume o sumo de 1 laranja com o mel até obter um xarope, pincele a superfície do pão com esta calda. Deixe arrefecer e sirva ás fatias.



Notas:
- um pão muito fofo, mesmo no dia seguinte.
- optei por fazer numa forma em vez de pães individuais porque considero que assim o pão fica (e mantém-se) mais fofo, durante mais tempo.
- não deixem de fazer a calda, ela dá um toque especial ao pão, elevando os seus aromas e tornando-o irresistível.

3º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Hot Cross Buns"


52 comentários:

  1. com laranja e chocolate uma ótima combinação deve ter ficado delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma das minhas combinações favoritas e gostei muito do resultado final, tens de experimentar :)

      Eliminar
  2. Ficou lindo e com certeza delicioso...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natércia, um pão que vai surgir cá em casa mais vezes, adoro ao pequeno almoço :)

      Eliminar
  3. O meu também fiz com chocolate branco, de leite e com laranja. Não juntei as especiarias, mas ficou delicioso. Aqui por casa desapareceu num instante :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um pão bom, não é? aqui também desapareceu muito rápido :)

      Eliminar
  4. Cool post :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/04/whiteorange-outfit.html
    Visit & follow my blog people, I always follow back :)

    ResponderEliminar
  5. Interessante, vou ter que experimentar um dia cá em casa!

    Bjxxx

    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais gostar, fica bem aromático e nem precisa de mais nada, eu tive dificuldade em parar de comer :)

      Eliminar
  6. Que bom aspeto!!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já vi várias sugestões desta receita, todas excelentes, dá vontade de fazer mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso garantir que fica um pão delicioso, tens mesmo de experimentar :)

      Eliminar
  8. Que bom aspeto com uma meia de leite sabia tão bem!!
    Bjos
    http://casacozinhadecoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, foi o meu pequeno almoço durante alguns dias :)

      Eliminar
  9. ai que bom aspeto...lá vou eu ter que experimentar.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que não te vais arrepender, fica uma conjugação de sabores muito boa :)

      Eliminar
  10. Que coisa boa! E acabadinho de fazer?! Ui, que eu peco sem querer! Ainda bem que não trabalho numa padaria! Cresci a ver a minha mãe a cozer pão e massas lêvedas em casa, talvez por isso seja algo que me agrada tanto! Gosto dos formatos individuais dos hot cross buns mas não gosto menos desse assim inteiro! Mais prático! E fica bonito na mesma! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e o pão temos uma relação de amor para toda a vida, adoro mesmo tudo o que seja pão :D Este conquistou-me e uma fatia generosa de manhã tem me deixado muito bem disposta. Para a próxima hei-de experimentar em formato individual mas confesso que gosto sempre mais destes mais bem grandes e de partilha, acho que ficam e se mantêm fofos durante mais tempo :)

      Eliminar
  11. Olá!
    Eu adoro fazer pães, cada receita para mim é única, adorei a combinação
    dos ingredientes, ficou perfeito!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Andréa, eu também sou assim, adoro fazer (e comer) pão, e este viciou-me enquanto existiu :D

      Eliminar
  12. Que delicia de receita :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Yumm, gosto tantoooo!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Ficou lindo, lindo e apetitosos Carla.
    Boa participação.
    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, enquanto durou não consegui parar de comer, é viciante :)

      Eliminar
  15. Fantástico Carla!!
    Fico mesmo feliz que tenhas gostado.
    Eu também nunca liguei aos Hot Cross Buns e fiz o ano passado só para não dizer que nunca tinha feito e embora os tenha achado saborosos, não pensava voltar a fazê-los até ver os que apresentei no Sweet World e estes sim convenceram-me. A mim e a quem os provou e devorou.
    Amei o teu twit de sabores e o resultado é fantástico.
    Obrigada pela tua simpatia e por teres feito as duas opções.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora já tivesse me deparado com alguns, nunca me chamaram a atenção até me cruzar com o interior do teu, com um aspecto extremamente fofo e fiquei sem qualquer dúvida, tinha de o experimentar mesmo. E ainda bem que o fiz porque este é dos pães mais fofos que já comi. Adorei desde a textura até ao twist de sabores que lhe dei, adoro esta combinação e farei mais vezes, até porque não dá trabalho nenhum, a MFP é que fez o pior serviço :D
      E com as duas opções que propuseram, não deu mesmo para escolher uma (e ainda bem), adorei ambas e fizeram muito sucesso por cá, foi um domingo de Páscoa britânico cá em casa :D

      Eliminar
  16. Oi Carla!
    P/mim o hot-cross é uma novidade, mas fiquei entusiasmada com a receita e as fotos. Deve ser delicioso!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  17. Este pão ficou perfeito! Já tentei por várias vezes fazer pão mas nunca correu bem. Um dia destes vou tentar a tua receita.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena te correrem mal mas se precisares de ajuda fala comigo, eu tento-te ajudar dentro dos meus conhecimentos :)

      Eliminar
  18. So cute blog!
    Would you like to follow each other?
    Please let me know on my blog, i'll flw u back!
    http://mooreann.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Olá Carla: também adoro massas lêvedas e estes Hot Cross Buns são mesmo uma delícia!Gostei imenso do twist que lhes deste e esta combinação de laranja e chocolate nunca falha.Que gulosos!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, adoro esta combinação de sabores, virei fã deste pão :)

      Eliminar
  20. Que combinação e aspeto maravilhosos, deve ser muito bom. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, só experimentando :) mas olha que não te vais arrepender!

      Eliminar
  21. Esa miga que tiene es todo un espectáculo, me encanta!!. Que aroma y que sabor más rico tiene que tener. Te ha quedado fabuloso.

    Besines

    ResponderEliminar
  22. Há!!!aqui estão os teus hot cross buns e que maravilha!!!!ficaram mesmo com a massa fofinha!!! Lindos!!!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Aninhas, adorei mesmo esta receita :)

      Eliminar
  23. Confesso que gosto mais da tua versão do que da original. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  24. Olá Carla :)
    Ficou lindo o teu buns, eu ainda não fiz o meu e estou indecisa. Vamos ver o que sairá.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rosa, mas não esquecer de fazer, é que são bem bons :)

      Eliminar
  25. Também gosto muito de receitas assim, tanto que fiquei com vontade de fazer esses 'buns' :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a testar ;) estes ficam deliciosos :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...