quinta-feira, 7 de abril de 2016

Ervilhas com ovos escalfados ... e legumes


Eu adoro a comida tradicional portuguesa mas confesso que ainda existem muitos pratos que desconheço. Aliás, é engraçado que um país tão pequeno tenha uma gastronomia tão diversificada e tantas receitas maravilhosas. Por essa razão, tenho vindo a experimentar alguns pratos que nunca comi mas que a curiosidade me fez ir para a cozinha e este, tão simples, fez-me ficar com um sorriso de satisfação e com a certeza que vou repetir mais vezes, tanto pela sua simplicidade (algo que prezo na cozinha) como pelo seu sabor. Esta receita que vos deixo hoje, embora não seja exactamente a tradicional, é mais uma forma de se comer legumes de uma forma bem saborosa.



Ingredientes:
- ervilhas (usei congeladas)
- cenoura
- courgette
- ovos
- cebola
- alho
- folhas de louro
- rodelas de chouriço
- sal e piri-piri
- polpa de tomate
- vinho branco
- azeite

Comece por refogar no azeite a cebola em rodelas finas, o alho picado, a cenoura e a courgette em meias luas finas e as folhas de louro. Deixe os legumes amolecerem e junte o chouriço, o vinho, a polpa de tomate e deixe refogar um pouco. Junte água suficiente para cozinhar os legumes, tempere com sal e piri-piri e deixe cozinhar. A meio da cozedura dos legumes, junte as ervilhas e deixe cozinhar. Quando estiver pronto, junte os ovos, rectifique os temperos e deixe cozinhar cerca de 3 a 5 minutos e sirva de imediato.

38 comentários:

  1. Un plato muy parecido nos preparaba mi mamá cuando mis hermanos y yo eramos pequeños, nos encantaba. Eso si, con mucho pan al lado porque rebañábamos el plato entero jajajaja.

    Besossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, cozinhas diferentes que acabam por se encontrar :) e o pão também fez parte do meu prato no final :D

      Eliminar
  2. O meu P adora este prato! Ficou com um aspecto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu confesso que nunca o tinha experimentado mas gostei muito :)

      Eliminar
  3. É daquelas comidas tradicionais bastante saborosas. óptimo aspecto Carla.
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, nunca tinha comido mas já fiquei fã, uma óptima forma de comer legumes :)

      Eliminar
  4. Uma refeição com um aspecto bem caseiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as que mais gosto de fazer e também de comer :D

      Eliminar
  5. Great post :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/04/pastel-purple.html
    Visit & follow my blog people, I always follow back :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro! Costumo juntar pedacinhos pequeninos de entrecosto ou de entremeada... Um prato português maravilhoso! Óptima Sugestão!

    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha comido mas já fiquei fã, para a próxima experimento assim com entremeada também, obrigado :)

      Eliminar
  7. Gosto de comida com o sabor de ervilhas, mas não as consigo comer...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, geralmente é o sabor que as pessoas gostam ou não gostam :)

      Eliminar
  8. Está com um belíssimo aspeto! Sabes que adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste tu que me fizeste ficar com o bichinho para experimentar :D

      Eliminar
  9. É uma comida que eu adoro, há muito que não faço.
    Eu já almoçava....

    ResponderEliminar
  10. Adoro, mas adoro ervilhas! :) E assim feitas com ovos escalfados é tão simples e bom, só não tenho por habito lhe meter o tomate. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi a minha primeira vez e como gosto de tomate em tudo, aqui também não podia faltar ;) Já os ovos escalfados, ando mesmo fã e meto-os na comida sempre que posso :D

      Eliminar
  11. Olha que delícia! Comia já, só dispensava o chouriço :)

    ResponderEliminar
  12. Acho que nunca fiz ervilhas com ovos escalfados,...tenho que experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pertencias ao meu grupo ... tens de experimentar, é muito bom :)

      Eliminar
  13. Ficou com um ar muito apetitoso!

    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  14. Tenho mesmo pena de não poder fazer isto em casa. Como é só para mim, dá-me preguiça, mas tenho umas saudades de comer umas boas ervilhas assim :-) O aspecto é delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que estas também foram feitas só para mim e até são bem rápidas, fiquei mesmo fã :D

      Eliminar
  15. Gostei da sugestão, eles tem um cardápio maravilhoso mesmo
    Beijos
    http://eaifascinou.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, somos pequeninos em área mas grandes diversidade :D

      Eliminar
  16. Gosto imenso de ervilhas,mas nunca me tinha lembrado de juntar outros legumes. Deve ficar um prato ainda mais rico e igualmente delicioso. O aspeto não engana.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, achei uma boa conjugação de sabores mas também foi a primeira vez que comi por isso não tenho como comparar, mas que esta vou repetir, lá isso vou :D

      Eliminar
  17. Algo que faça cá em casa muitas vezes, pois todos adoramos e o meu marido então, pela-se!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Gostei do pratinho, mesmo reconfortante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha experimentado mas já penso repetir :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...