sábado, 16 de abril de 2016

Pão de cevada


Eu adoro pão, seja ele de que família for. E sempre que vejo algo diferente, gosto de experimentar.
Há uns tempos atrás, numa das minhas idas ao supermercado, encontrei um pão de malte que me chamou a atenção, primeiro pela sua cor escura intensa e depois de o provar pelo seu sabor diferente mas muito agradável, em especial se acompanhado com uma bela fatia de queijo. 
Desde então, já o comprei diversas vezes mas fiquei sempre com a ideia de o reproduzir um dia em casa. No entanto, a farinha de malte é algo que ainda não encontrei nos locais que visito e como de vez em quando uma lâmpada de acende na minha cabeça oca, logo pensei em pôr a tal ideia em prática, não me fosse esquecer dela (sofro muito disso nos últimos tempos). 
Bem, já que tinha de fazer pão, não perdia nada em experimentar e assim surgiu este pão, que por sinal ficou com um sabor bem parecido com o pão de malte do Pingo Doce e bastante fofo. Posso-vos dizer que não vou comprar mais pão de malte (por sinal até bem caro para o seu tamanho) porque este deixou-me bem satisfeita, tanto pela textura como pelo seu sabor, receita a repetir muitas e muitas vezes, sem dúvida :)  




Ingredientes:
- 500g de preparado para pão branco (usei marca Pingo Doce)
- 300ml de água
- 3 colheres (sopa) de cevada

Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP, programa Cozer, peso 750g, tostagem média, no meu caso foi 2:58h. No fim do tempo, retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha. 
Também pode só Amassar e Levedar na MFP, fazer bolinhas e deixar levedar mais uma hora. Depois levar a cozer a 200º até ao bater no topo do pão, sair um som oco.


37 comentários:

  1. E ainda por cima esse é muito fácil de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rápido, fofo e delicioso, não podia pedir mais. Ainda por cima, consegui o sabor que pretendia, logo já imaginas a minha alegria quando acabei de o comer :D

      Eliminar
  2. Nunca comi mas deve ser uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pão diferente em termos de sabor mas eu adoro-o :)

      Eliminar
  3. Que belo pãozinho! Deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito saboroso e faz umas sandes deliciosas também :)

      Eliminar
  4. Ai que bom aspeto! E não parece difícil de fazer.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
  5. Ai o que eu adoro pão!!! Tal como tu, de todas as cores e feitios. Este, com a sua rica cor escura, parece também muito bom e nem é muito complicado de se fazer. A cevada é o pó? Desculpa a ignorãncia,mas também gostava de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos parecidas, se me derem um bom pão fico muito feliz :)
      Márcia sim, a cevada é em pó. Eu usei cevada em pó da Delta, daqueles em que se misturam água e depois se coa, mas também fica bem com cevada solúvel, tipo Pensal, por exemplo. Experimenta que vais gostar, fica diferente do habitual em sabor mas muito saboroso e acompanhado de manteiga ou uma boa fatia de queijo, uma delícia :)

      Eliminar
    2. Obrigada ,amiga. Fiquei esclarecida.
      Bjn

      Eliminar
  6. Esse teu pão ficou mesmo apetitoso, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa :D e olha que este soube-me mesmo bem. Para quem gosta de pão de malte, este pão fica delicioso, bem parecido, eu fiquei fã :)

      Eliminar
  7. Adoro pão escuro. Esse deve estar bem bom!
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito, foi dos pães que mais gostei de comer/fazer nos últimos tempos, deste virei fã :)

      Eliminar
  8. Nunca comi pão de cevada mas deve ficar com um gostinho bem agradável e com a tal fatia de queijo? Venha ele! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te digo, experimenta e depois diz-me o teu veredicto, de preferência com a bela da fatia de queijo :D

      Eliminar
  9. Eu adoro pão...tenho que experimentar esse!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Também adoro pão.
    Beijo.
    Tita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Tita, obrigado pela visita e experimenta este pão, acho que vais gostar :)

      Eliminar
  11. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Também adoro pão.
    Beijo.
    Tita

    ResponderEliminar
  12. great recipe! it looks so yummy! I'll definitely love to try this recipe! thank you for sharing :)
    xx Jamie | With Love, Jamie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Jamie! Try this recipe, I think you will like :)

      Eliminar
  13. Olá Carla
    Gostei deste pãozinho, tem óptimo aspecto, mas eu agora já deixei a maquina, faço pão á mão e sem amassar :) a máquina foi para a garagem :)
    So me resta experimentar outras farinhas para fazer pão diferente.
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu não consigo largar a minha máquina, aliás não vivo sem ela :D mas às vezes também faço o pão sem amassar, especialmente quando quero pão com chouriço, tipo aquele das romarias :)
      Agora deste-me a ideia de experimentar a cevada no artisan bread, obrigado Alcina :D

      Eliminar
  14. Ficou um pão bem fofo e com aspeto delicioso, vou "levar" a tua sugestão. Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz como correu, por cá já foi repetida a dose :)

      Eliminar
  15. Olá Carla, eu compro todos os dias pão de cevada na padaria que frequento. É maravilhoso :-) Mas esse sendo caseiro ainda melhor deve saber. Já cheguei a perguntar à menina da padaria que tipo de ingredientes esse pão levaria, mas ela não me soube dizer, agora vejo que é super simples :-) Só me falta mesmo a MFP :-(
    Carla, literalmente comia-o todo :-) :-) :-) O pão :-) :-) :-) Adoro o aspecto desse miolo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, não precisas da MFP (embora confesso que ela é uma grande ajuda e até hoje uma das minhas melhores compras, já que a uso bastante). Mas podes amassar num robot de cozinha potente ou mesmo há mão, esta massa fica rapidamente no ponto, julgo que amassar cerca de 5 a 10 minutos é o suficiente ;)

      Eliminar
    2. Ai é? Essa parte do amassar pouco agrada-me :-) Porque já me meti em aventuras de fazer pão à mão, mas não é para mim... Perdi logo a vontade! Vou ler melhor a receita e confecção e quem sabe se me aventuro. Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
    3. Experimenta Joana, acho que vais gostar :)
      Mas confesso que também não gosto de amassar à mão e nisso a MfP é a minha salvação e uso-a muito. Comprei-a no Lidl à cerca de 6 anos e nunca mais a larguei :D

      Eliminar
  16. Nunca provei esse pão tão popular, mas sendo tão simples de fazer tenho de ver se ponho a tua receita em prática :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que acho que vais gostar :) Experimentei uma nova versão que hei-de publicar qualquer dia e que também fez sucesso. Ando agora numa de cevada :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...