terça-feira, 12 de abril de 2016

Simnel Cake

Quem me visita sabe da minha paixão por doces e quando tenho a possibilidade de os fazer, nunca consigo dizer que não. Com mais um desafio à porta do Sweet World, lançado pelo blog Basta Cheio e o blog Lemon & Vanilla, desta vez a dobrar com o tema da Páscoa, fiquei logo com vontade de experimentar este bolo. Não que seja um bolo que me suscitasse curiosidade, aliás já me tinha deparado com ele no livro "Doze meses de cozinha" (a minha bíblia culinária) e tinha passado à frente. Mas como era para fazer, toca a ir para a cozinha e experimentar mais um doce, desta vez uma tradição pascal do Reino Unido, uma forma de viajarmos através dos sabores. 

Este bolo, tradicional do Reino Unido, teve a sua origem na Idade Média e está ligado às festividades da Páscoa e do dia das Mães. É um bolo composto por diversos frutos, aromatizado com especiarias e raspa de citrinos. A sua decoração é sempre composta por onze ou doze bolinhas que representam os apóstolos ou Jesus mais os apóstolos, sendo sempre excluído Judas. No final, o massapão costuma ser ligeiramente tostado.


Em relação ao bolo em si, posso dizer que gostei bastante e ficou aprovado por cá. Segui a receita da Susana (a anfitriã ) mas dei-lhe uns quantos ajustes para o tornar menos pesado a nível nutricional sem que com isso o bolo perdesse a sua êssencia. Um bolo bem aromático, nada seco, bem recheado (embora uma parte dos frutos tenha resolvido descer até ao fundo do bolo), ideal para a época pascal e não só, aliás este foi feito somente agora. Receita a repetir sem dúvida e mais um desafio concretizado.


receita adaptada da Susana do blog Basta Cheio
Ingredientes para o bolo:
- 225g de farinha com fermento
- 90ml de leite
- 130g de açúcar amarelo
- 90g de margarina amolecida
- 4 ovos
- raspa de 1/2 laranja
- raspa de 1/2 limão
- 1 colher (chá) de cardamomo em pó
- 1 colher (chá) de canela
- 1 colher (café) de gengibre em pó
- 70g de sultanas
- 180g de frutos secos (usei amêndoa, noz, figos e fruta cristalizada)

Ingredientes para o massapão:
- 90g de açúcar em pó
- 90g de açúcar refinado
- 180g de amêndoa ralada finamente
- extracto de amêndoa a gosto
- 1 ovo batido


Para o massapão:
Misture os açúcares com o ovo e mexa. Leve o recipiente ao lume em banho-maria e mexa sempre até começar a espessar (cerca de 10 minutos). Retire do lume, junte o aroma de amêndoa e coloque o recipiente sobre cubos de gelo, mexendo sempre até arrefecer (não fiz esta etapa). Junte a amêndoa peneirada e envolva até obter uma pasta. Divida a massa em 3 partes. A uma dela, corte cubos pequenos e polvilhe com farinha. Reserve a restante pasta, tapada com película aderente.

Para o bolo:
Peneire a farinha com as especiarias e reserve. Bata os ovos com o açúcar, junte a margarina e bata mais um pouco (cerca de 1 minuto). Junte o leite, a mistura de farinha e a raspa dos citrinos. Bata até ficar uma mistura homogénea. Envolva delicadamente os frutos e os cubinhos de massapão.
Verta a massa para uma forma redonda (previamente untada e polvilhada) e leve ao forno a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer.

Para a decoração:
Forme onze bolinhas de massapão e reserve. Polvilhe a bancada com açúcar em pó e estique a restante pasta até obter um disco do tamanho do bolo. Pincele a superfície do bolo com doce de pêssego (ou outro a gosto), cubra com o disco de massapão. Decore com as onze bolinhas de massapão (use a compota para aderirem melhor). Para ficar mais bonito, use o queimador eléctrico para lhe dar uma cor.

Notas:
- Pelo que pesquisei, existe quem coloque o massapão apenas na cobertura, quem o coloque na cobertura e pequenos pedaços espalhados pela massa (como eu) e quem opte por colocar um disco também no meio da massa (o mais tradicional). 
Caso opte pela primeira, faça apenas metade da quantidade de massapão.
Caso opte pela terceira, estique um terço da pasta obtida e reserve. Depois da massa do bolo pronta, verta para uma forma redonda (previamente untada e polvilhada) metade da massa, coloque o disco de massapão e verta a restante massa. Leve ao forno a cozer até o teste do palito sair seco.

- Os frutos que se colocam na massa são um pouco ao critério de cada um, geralmente nunca faltam as sultanas e os corintos mas eu acabei por o enriquecer um pouco mais com o que tinha por casa (embora me tenha irritado que uma grande parte dos frutos fossem parar ao fundo do bolo).

3º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Simnel Cake"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...