sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tiramisú ... uma versão mais portuguesa


Como sabem, eu adoro sobremesas. Gosto tanto de as comer mas ainda mais de as fazer (foi por isso que passei a fazê-las para quem quisesse). Mas a verdade é que não gosto muito de me repetir e tento variar sempre alguma coisa, testar novas receitas, adaptar outras antigas, variar acima de tudo. Esta que vos trago hoje é talvez uma das sobremesas que quase todos já comeram e geralmente agrada a todos (ou quase todos) e é super rápida e simples de se fazer. A primeira vez que fiquei tentada a experimentar (e se fiquei mais depressa o fiz) foi num programa de televisão do Buddy Valastro (conhecido como Cake Boss), onde ele confeccionou o tiramisú da sua família italiana. Desde então, tenho feito algumas vezes esta receita variando consoante o que tenho à mão ... e vocês, arriscam experimentar este fim de semana? É que fim de semana sem sobremesa não é a mesma coisa :D

Ingredientes:
- 4 gemas
- 250g de queijo mascarpone
- 200ml de natas
- 100g de açúcar
- palitos de la reine qb
- café adoçado a gosto qb
- 1 colher (sopa) de licor de café (opcional)
- 2 colheres (sopa) de vinho do Porto
- cacau em pó qb

Bater as natas com duas colheres de açúcar até ficarem firmes.  
Bater as gemas com o restante açúcar e o queijo até esbranquiçar. juntar o licor de café e o vinho do porto, batendo sempre. Envolver as natas delicadamente no preparado.
Numa taça, colocar uma camada de creme, depois uma camada de biscoitos embebidos no café, outra camada de creme e depois polvilhar generosamente com cacau. Colocar novamente uma camada de biscoitos embebidos (desta vez perpendiculares à camada anterior), uma camada de creme e finalizar com bastante cacau em pó. Cobrir com película aderente e levar ao frio até à hora de servir.

Notas: 
- Esta sobremesa pode ser congelada, apenas tenha o cuidado de a montar por doses para não descongelar a mais.
- Se não tiver queijo mascarpone, pode substituir por queijo creme ou queijo quark mas não fica a mesma coisa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...