terça-feira, 10 de maio de 2016

Requeijão caseiro


Já andava há algum tempo para experimentar fazer requeijão em casa. Depois de uma pesquisa pela net, achei uma receita aqui e resolvi pôr mãos à obra e como resultado obtive um belo de um requeijão, bem saboroso e que vou repetir mais vezes de certeza, tanto pela sua facilidade como pelo seu preço bem mais económico. E vocês, também se aventuram na confecção do queijo comigo?


Ingredientes:
- 1 litro de leite meio gordo 
- 50ml de sumo de limão (usei um limão médio)
- sal fino qb

Aquecer o leite e quando levantar fervura, retirar do lume, juntar o sumo de limão e mexer. Deixar repousar durante 1 hora. 
Cubra uma peneira com um pano de algodão (eu uso uma gase) e verta o preparado. Deixe escorrer um pouco e pressione para que o líquido escorra melhor (atenção que quanto mais escorrer mais seco ficará o requeijão).
Temperar com sal, colocar numa forma que tenha furos na base para escorrer o soro em excesso (eu usei umas formas de queijo fresco que tinha guardado), tape com película aderente e leve ao frio até ficar bem fresco. Desenforme e sirva com tostas ou como eu, simplesmente polvilhado com pimenta preta.

Notas:
- com o soro que sobra, pode utilizar para fazer pão, substituindo o líquido da receita por este soro.
- eu espremi um pouco demais o líquido o que fez com que o queijo ficasse mais seco mas ideal para cortar à fatia e colocar em sandes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...