sábado, 28 de maio de 2016

Curd de laranja ... ou coalhada de laranja


A receita de hoje é um creme delicioso com sabor a laranja que fica perfeito para acompanhar crepes, panquecas, gelados, rechear bolos e até cobrir um cheesecake. As suas utilizações são infinitas e posso-vos dizer que fica óptimo como recheio de um bolo de chocolate ou como base para um gelado como este aqui (basta substituir o tipo de curd).


Ingredientes:
- 2 laranjas
- 2 ovos
- 30g de margarina
- 80g de açúcar (pode variar consoante a doçura das laranjas)
- 1 colher (sopa) de amido de milho

Coloque num tacho os ovos batidos, o açúcar, a margarina, o amido de milho, o sumo das duas laranjas e a raspa de uma laranja. Envolva bem o preparado e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coe e coloque num frasco, previamente esterilizado (ferver em água durante 10 minutos).
Deixar arrefecer completamente e conservar no frigorífico.

42 comentários:

  1. Eu e as laranjas não nos damos bem, mas a minha mãe faz um de limão que deve ser muito idêntico a este.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui o de limão é o que mais gostámos mas quando se tem muitas laranjas para gastar, há que variar :)

      Eliminar
  2. Os cursos são daquele doces que apetece comer de colher! Gosto de todos, ou não fosse eu um gulosa de primeira! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou como tu, é difícil resistir a uma bela colherada mas confesso que o de limão ainda é o meu preferido :)

      Eliminar
  3. Deve ser tão bom. Já fiz de limão,mas nunca fiz de laranja. Hei de experimentar.A cor ficou linda!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O de laranja é muito agradável e perfeito para quem gosta de sabores mais suaves. No entanto, confesso que ainda continuo a preferir o de limão :)

      Eliminar
  4. Nunca fiz mas deve ser muito bom, adoro laranja!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito agradável, especialmente a acompanhar umas panquecas :)

      Eliminar
  5. Que cor linda. Bem bom!!
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Dever se mesmo delicioso
    adorei ~
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Convido-te a participar no Sorteio do cantinho
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  7. Que bom deve ser! Não deixarei de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um creme suave e bastante agradável, adoro como recheio de bolos :)

      Eliminar
  8. Por acaso nunca fiz curd! Nunca me deu para aí... Vou levar a receita.
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Céu, fica um creme bastante aveludado, gostei bastante :)

      Eliminar
  9. !! Me encanta!! me lo comería a cucharadas.

    Besinesss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada, uma parte foi comida assim :D

      Eliminar
  10. Tenho de fazer isto!!!! Simples e parece delicioso! È mesmo a minha cara:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vais gostar, fica um creme suave mas muito agradável, perfeito para quem gosta de laranja e óptimo em gelado ou recheio de bolo de chocolate ;)

      Eliminar
  11. Fiquei com vontade de comer à colher :)
    Tenho experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2016/05/la-redoute-desconto-50-em-toda-loja.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que eu não resisti, duas colheradas desapareceram num instante :)

      Eliminar
  12. It looks delicious, thx for sharing with us. Happy Sunday, Carla.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  13. Que delicia que deve ter ficado, já salvei a receitinha aqui para tentar fazer. Sou nova aqui no seu cantinho, confesso que já andei dando uma olhada nos outros posts e adorei as receitinhas.
    Já estou seguindo seu blog.
    Estou começando um blog juntamente com minha prima, te convido para conhecê-lo e segui-lo
    Beijos
    Blog Ateliê da Bianca
    Página no Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Luana ao meu espaço, espero que goste e volte sempre, adoro receber os amigos por aqui :)
      Vou fazer uma visita em breve também :)

      Eliminar
  14. Olá Carla. De laranja nunca fiz, acabo por ir sempre para o típico de limão, mas parece-me mesmo bem :-) Tenho que experimentar num dia destes. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço muitas vezes de limão (até vezes a mais) mas de vez em quando sabe bem variar um pouco ;)

      Eliminar
  15. Nunca provei.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de provar, fica um creme suave mas muito aromático, perfeito para quem acha o curd de limão muito acentuado em termos de sabor :)

      Eliminar
  16. Ja fiz de limão, tenho de experimentar com laranja :)

    Beijinhos

    Telma
    Cozinhapra3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com laranja fica um sabor mais suave mas bastante agradável também, embora confesse que continuo a preferir com limão :)

      Eliminar
  17. É mesmo versátil e o sabor deve ser muito agradável também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fica tão activo como com limão mas bastante agradável também, especialmente se combinado com bolo de chocolate :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...