terça-feira, 31 de maio de 2016

Bolo de morangos com creme de limão e natas

Gulosa me confesso mas também o que é a vida sem uma pitada de doçura ...
Este bolo foi feito para responder ao desafio da Marta, do blog Intrusa na Cozinha, que nos lançou o desafio de fazer uma receita com morangos mas não sei como, acabei por me esquecer de publicar e quase não chegava a tempo. Mas como o mês ainda não acabou, vale sempre a pena partilhar mais uma receita com morangos, de preferência fresca e docinha, com um fruto tão saboroso que faz milagres em qualquer receita ... espero que gostes Marta :)


Ingredientes para o bolo:
- 120g de açúcar
- 140g de farinha com fermento
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 4 ovos
- leite aromatizado com baunilha qb

Para o creme de limão:
- 400ml de leite
- 4 ovos
- 100g de açúcar
- 60g de amido de milho
- sumo e raspa de 1 limão
- 1 noz de manteiga

Para a cobertura:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha
- morangos qb

Comece por preparar o creme: Leve ao lume o leite com a raspa de limão e a manteiga até aquecer (sem levantar fervura). À parte, misture os ovos com o açúcar, o sumo de limão e o amido de milho. Junte o leite a esta mistura gradualmente, mexendo sempre e depois leve novamente ao lume (médio/baixo), mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e cubra a superfície do creme com película aderente. Reserve.

Aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando já estiverem quase no ponto, vá juntando o açúcar gradualmente até obter um merengue firme. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, e o aroma de baunilha. Por fim, envolva delicadamente a farinha com uma espátula. Deite o preparado para uma forma redonda, previamente untada e polvilhada. Leve ao forno até que o teste do palito saia seco (cerca de 25 a 30 minutos). Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Corte os morangos em rodelas e reserve.
Bata as natas e quando estiverem a ficar firmes, junte o açúcar e continue a bater até obter um chantilly firme. Aromatize com a baunilha.

Para finalizar, corte o bolo ao meio, coloque um dos discos do bolo num prato, regue levemente com o leite aromatizado com a baunilha, cubra com o creme de pasteleiro. Espalhe uma parte dos morangos por cima do creme e depois coloque a outra rodela do bolo por cima. Volte a regar com o leite e espalhe o chantilly. Decore com os restantes morangos e mantenha no frigorífico até à hora de servir. Quanto mais fresco, melhor o seu paladar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...