terça-feira, 10 de maio de 2016

Requeijão caseiro


Já andava há algum tempo para experimentar fazer requeijão em casa. Depois de uma pesquisa pela net, achei uma receita aqui e resolvi pôr mãos à obra e como resultado obtive um belo de um requeijão, bem saboroso e que vou repetir mais vezes de certeza, tanto pela sua facilidade como pelo seu preço bem mais económico. E vocês, também se aventuram na confecção do queijo comigo?


Ingredientes:
- 1 litro de leite meio gordo 
- 50ml de sumo de limão (usei um limão médio)
- sal fino qb

Aquecer o leite e quando levantar fervura, retirar do lume, juntar o sumo de limão e mexer. Deixar repousar durante 1 hora. 
Cubra uma peneira com um pano de algodão (eu uso uma gase) e verta o preparado. Deixe escorrer um pouco e pressione para que o líquido escorra melhor (atenção que quanto mais escorrer mais seco ficará o requeijão).
Temperar com sal, colocar numa forma que tenha furos na base para escorrer o soro em excesso (eu usei umas formas de queijo fresco que tinha guardado), tape com película aderente e leve ao frio até ficar bem fresco. Desenforme e sirva com tostas ou como eu, simplesmente polvilhado com pimenta preta.

Notas:
- com o soro que sobra, pode utilizar para fazer pão, substituindo o líquido da receita por este soro.
- eu espremi um pouco demais o líquido o que fez com que o queijo ficasse mais seco mas ideal para cortar à fatia e colocar em sandes.

50 comentários:

  1. Com doce de abóbora fica uma delicia

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já há algum tempo que ando a pensar fazer requeijão! Esta publicação é mais um incentivo! Ficou com excelente aspecto!
    Será que é desta?
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, é muito simples, com ingredientes que temos sempre em casa e fica óptimo. Além disso, usei o leite normal de pacote e funcionou muito bem :)

      Eliminar
  3. Great, look so good :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/05/zara-blue-jacket.html

    ResponderEliminar
  4. Olha que delícia! Acho grande ideia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Madalena, é simples, económico e delicioso, não podia ser melhor :)

      Eliminar
  5. Já fiz e fica muito bom! Qualquer dia tenho de voltar a fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas receitas que pensamos ser trabalhosas mas na verdade são mesmo simples e qualquer um consegue fazer :)

      Eliminar
  6. Foi algo que nunca pensei fazer em casa mas que afinal até é bem simples de fazer. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta um dia, o sabor é bastante agradável e até gosto mais da versão caseira. Além disso, é mesmo simples e económico :)

      Eliminar
  7. Também costumo fazer fica mais barato do que comprar.
    Esse ficou perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São, económico e tão fácil de se fazer. Se soubesse que era assim, já tinha feito antes :)

      Eliminar
  8. Não fazia ideia que fosse tão simples!!
    Vou experimentar!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, é mesmo fácil. Eu fiz o queijo e com o soro fiz pão que serviu para acompanhar o queijo ;)

      Eliminar
  9. Gosto muito do requeijão assim mais seco mas nunca tinha sequer pensado em fazê-lo.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei esta experiência, nunca pensei que fosse tão fácil mas já vou repetir no fim de semana :)

      Eliminar
  10. A minha mãe fazia sempre em casa. Um dia experimento. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta mesmo Carla, fica bem saboroso, um sabor diferente dos de compra (para mim melhor), além disso é fácil e mais económico :)

      Eliminar
  11. Nunca fiz, mas perante esta receita acho que me vou aventurar. Um abraço com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente, fica uma delícia e é tão fácil de fazer :)

      Eliminar
  12. ficou perfeito mesmo, nunca fiz mas assim até dá orgulho fazer.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de experimentar. Eu adorei fazer e ainda mais comer, é tão simples que até irrita :D

      Eliminar
  13. Nunca fiz,mais gostei bastante da receita e vou tentar fazer.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta Rafa, também foi a minha primeira experiência e já vou ter de repetir :)

      Eliminar
  14. Uma receita bem interessante e que resultou muito bem. Parece de compra.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Adoro requeijão, mas nunca fiz :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Ana, é fácil e muito bom :)

      Eliminar
  16. Eu gosto mais das queijadas que se fazem com o requeijão, hehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu como as duas, primeiro as queijadas e depois o requeijão que se faz por sobrar :D

      Eliminar
  17. nossa aaa há quero provar..
    ameiiiii
    bjs de MM
    www.maysesmodamour.blogspot.it

    ResponderEliminar
  18. Olha que boa ideia tu tiveste! Parece óptimo.
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Céu, faz-se tão facilmente que até irrita :D

      Eliminar
  19. Que receita boa,deu água na boca,kkkkk
    bjs flor
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  20. A sério que vou aprender a fazer isto??? Aiiii adoro adoro! Obrigada Carla:):)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil, experimenta mesmo ... se tiveres alguma dúvida é só dizeres :)

      Eliminar
  21. Bom dia Carla! É mesmo simples a receita. Poderei preparar com leite de soja?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ana, com leite de soja confesso que não sei, nunca experimentei.
      Como o processo para fazer queijo passa por talhar o leite, se o de soja também talhar deve resultar. Experimenta colocar um pouco de sumo de limão em meio copo de leite, se vires o leite talhado (como se faz para o buttermilk), então quase de certeza resulta, só mesmo experimentando ... se testares com soja depois dá-me o teu feedback, fiquei curiosa :)

      Eliminar
  22. Que maravilha Carla.
    Levo já a receita, pois adoro requeijão e a versão que cá existe não se compara ao nosso requeijão e por isso, melhor mesmo é fazê-lo eu.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, eu gostei bastante e é tão fácil de fazer. Só tem cuidado a escorrer o soro, quanto mais espremeres, mais seco fica no final ;)
      Ah, e podes depois aromatizar com o que quiseres, para variar do tradicional, embora eu prefira mesmo é assim simples ...

      Eliminar
  23. Tão simples e tão bom, é incrível! Adoro requeijão, acho que vou ter de fazer :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz mesmo, eu gostei bastante do resultado, já fiz duas vezes e correu muito bem :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...