sexta-feira, 27 de maio de 2016

Frango no churrasco ... para chamar o verão


Frango no churrasco, quem lhe resiste?
A verdade é que uma das iguarias portuguesas mais conhecidas pelo mundo fora não são os vinhos, pastéis de Belém ou o bacalhau. Mas sim um prato tão simples mas que por vezes se torna tão difícil de conseguir - o Frango no Churrasco. Conheço pessoas que quando vêm a Portugal, têm de passar pela churrascaria, como se de um monumento histórico se tratasse e comer o belo do frango. E, tal como em muitos pratos, o segredo está mesmo no molho (e também na forma como se assa, deixando o frango suculento). 
Cá em casa já experimentamos várias churrasqueiras mas acabamos por comprar sempre na mesma por causa do seu molho delicioso. E a procura pela receita desse dito molho tem sido uma constante cá em casa, tentando conseguir algo parecido para nos satisfazer naqueles dias em que apetece acender as brasas e passar um bom momento no jardim, em convívio, sem sair de casa. 
A receita que vos deixo aqui hoje foi o resultado de várias receitas testadas e adaptadas, uma receita bem parecida com a receita que tanto procurávamos e que nos deixou completamente satisfeitos. 



Ingredientes:
- frango 
- 1 copo de óleo (mal cheio)
- 2 folhas de louro médias
- 2 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 colher (chá) de colorau
- umas gotas de sumo de limão
- sal e molho piri-piri qb

Tempere o frango com sal e leve a assar na brasa.
Para o molho, leve ao lume todos os ingredientes e deixe ferver cerca de 5 a 10 minutos para apurar. Rectifique os temperos e mantenha o molho quente até à hora de servir. Quando o frango estiver pronto, pincele generosamente com o molho e sirva de seguida acompanhado por batatas fritas ou arroz e salada - para ser mais leve :)

38 comentários:

  1. O molho faz toda a diferença num churrasco! É claro que o frango também tem de estar churrascado no ponto mas, mesmo que esteja, sem molho não é a mesma coisa! O meu é diferente embora tenha algumas semelhanças, mas vou experimentá-lo pois adoro um bom molho! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho que acaba por ser mais uma daquelas receitas em que estamos sempre à procura da "tal" receita, mas neste caso parece que encontrei pelo menos para o pessoal cá de casa :D

      Eliminar
  2. Gosto tanto. É daquelas coisas de que não me canso!

    ResponderEliminar
  3. Ainda a semana passada fiz , aqui em casa adoramos.
    Esse ficou excelente e já se comia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe sempre tão bem e assim em casa, com aquele cheirinho a espalhar-se pelo jardim, ainda melhor :D

      Eliminar
  4. Olá Carla. Por cá também tenho a 'minha' churrasqueira de eleição. Acho que todos temos uma e a verdade é que o frango no churrasco é uma iguaria típica Portuguesa, então no Verão as churrascadas estão sempre presentes. Eu cá sou fãzona :-) Nunca experimentei fazer molho caseiro, mas agrada-me a ideia! Tenho que experimentar num dia destes... Beijinhos grandes e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Joana, nada como o cheirinho a espalhar-se pelo jardim enquanto assa e depois enquanto se degusta, eu adoro e cá fazemos muitas vezes, especialmente agora com o tempo a aquecer :)

      Eliminar
  5. Onde anda o verão para fazermos esta iguaria?? Uma delícia de lamber o molho dos dedos!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que está aqui o frango, vamos ver é se o verão também sente o seu cheiro e vem rapidamente, antes que esfrie :D

      Eliminar
  6. É dos pratos que mais gosto, no entanto ao contrario da maioria da população só gosto da parte do peito. Hei de experimentar esse molho.
    Obrigada pela dica.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então pertences ao meu grupo, enquanto os outros brigam pelas pernas eu delicio-me com os belos dos peitos, cheios de carne :D

      Eliminar
  7. Se há coisa que nunca me farto de comer é um belo franguinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas e nesta altura parece que ainda sabe melhor :)

      Eliminar
  8. Adoro frango de churrasco! Na adolescência era o meu prato preferido.
    Esse molho devia estar delicioso!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu posso dizer que ainda é um dos meus pratos preferidos, especialmente no verão :)

      Eliminar
  9. So lovely! Hope your weekend is filled with love and happiness!


    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    BEAUTYEDITER.COM
    INSTAGRAM @BEAUTYEDITER

    ResponderEliminar
  10. Peitos, peitos são todos meus :)
    Ficou com um aspecto maravilhoso o teu churrasquinho!
    Acredito que com esse molho também ficou ainda melhor!
    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim não dá ... e eu a pensar que ninguém gostava de peitos e assim ficavam todos para mim :D
      Vai haver guerra de peitos, ai vai, vai ;)

      Eliminar
  11. Ai que delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Convido-te a participar no Sorteio do cantinho
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  12. Ai Carla: fiquei com água na boca. Tens toda a razão: o nosso belo franguinho no churrasco é uma delícia e tu pareces tê-lo replicado na perfeição.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se existe iguaria portuguesa que eu não dispenso, é mesmo esta, sem dúvida ... obrigado Márcia :)

      Eliminar
  13. Humm adoro e esse esta com um ar tão delicioso.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2016/05/la-redoute-desconto-50-em-toda-loja.html

    ResponderEliminar
  14. Adoro frango no churrasco!!! E só de ver a tua receita, deu-me muitas saudades de comer.. talvez amanhã! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou aqui para isso, para abrir o apetite de quem me visita :D e verdade seja dita, um franguinho sabe sempre tão bem :)

      Eliminar
  15. Evito comer frango assim...é daquelas coisas que já não me dá prazer! Mas quando comia adoravaaaa!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então neste campo não somos iguais, nem imaginas o prazer que o belo do franguinho no churrasco me dá. Só é pena não ser nada saudável mas pronto, dias, não são dias :D

      Eliminar
  16. A receita parece-me promissora! O frango de churrasco é realmente muito popular por aqui, e o molho é um elemento mesmo importante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, frango no churrasco é quase como a francesinha - todos sabem fazer mas o que distingue uma boa de outra menos boa, é mesmo o molho :)

      Eliminar
  17. Adoro frango no churrasco :) faz me lembrar portugal :)

    Beijinho

    Telma
    Cozinhapra3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é um daqueles pratos que são mesmo a nossa cara e conheço alguns estrangeiros que quando cá vêm, não passam sem uma dose generosa deste bichinho :)-

      Eliminar
  18. Olá sou do Brasil, mas meu Pai é Português! Fazemos Frango no churrasco por aqui tambem, mas não sei a receita do molho piri piri, vocês podem me passar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita. Experimente o molho desta receita, o molho piri-piri que está na receita é simplesmente molho picante ou tabasco, à venda em qualquer supermercado em frasquinhos. Espero ter ajudado :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...