quarta-feira, 18 de maio de 2016

Arroz de feijão branco - aproveitamento de arroz cozido


Cá em casa nunca se desperdiça nenhum alimento e por isso tentamos sempre dar uma solução para aqueles restos que sobram. Desta vez, depois de uma bela feijoada feita pela minha mãe para um almoço de domingo em família, sobrou uma dose generosa de arroz branco e como não me apetecia comer arroz simplesmente aquecido, resolvi lhe dar uma volta e fazer algo novo com os restos velhos :) Esta é uma solução que faço muitas vezes por aqui e todos gostámos bastante. Mas o melhor é mesmo passar à receita ...


Ingredientes:
- arroz branco cozido
- cebola picada
- alho picado
- um fio de azeite
- feijão cozido
- polpa de tomate
- vinho branco
- louro e picante
- 1 cubo de caldo de carne (opcional)

Comece por refogar a cebola, alho e louro num fio pequeno de azeite. Quando a cebola amolecer, junte o feijão, o caldo de carne, a polpa de tomate, o vinho e tempere. Deixe refogar um pouco e acrescente água suficiente para ficar com um arroz malandro. Deixe ferver cerca de 10 minutos para a água ganhar gosto e junte o arroz, rectifique os temperos e deixe apurar mais um pouco. Sirva de seguida, acompanhado com carne grelhada.

Para a carne grelhada, tempere-a com sumo de limão, alho picado, louro, sal e pimenta. Deixe repousar um pouco e leve a grelhar numa frigideira antiaderente sem adição de gordura. Quando estiver cozinhado de ambos os lados, retire e junte um pouco de vinho branco e água (em partes iguais) na frigideira e deixe apurar um pouco, mexendo sempre com uma colher para retirar os sucos da carne que ficaram na frigideira. Verta sobre a carne.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...