quinta-feira, 26 de maio de 2016

Bolo de bolacha light ... com queijo quark


Gosto muito de bolo de bolacha, não o tradicional com creme de manteiga mas aquele que leva natas e leite condensado. No entanto, ando a evitar, sempre que possível, as calorias a mais e como tal, desta vez resolvi dar uma nova volta ao bolo de bolacha que tanto gosto e deliciar-me na mesma com aquele sabor delicioso a café. O sabor não é igual ao tradicional, aliás até é bem diferente, mas fica muito agradável e perfeito para quem é um coffee lover :)
Uma sugestão a pensar neste feriado e no fim de semana que se aproxima ...


Ingredientes:
- 250g de queijo quark
- 4 claras
- 5 colheres (sopa) de açúcar amarelo (pode aumentar ou diminuir, consoante o gosto )
- 3 folhas de gelatina
- café forte qb
- caramelo líquido qb (opcional mas eu gosto bastante)
- bolacha maria ou outra a gosto qb

Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos, escorra-as e leve a derreter no microondas durante cerca de 10 segundos. Reserve. 
Bata as claras em castelo e junte aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Bata o queijo até ficar cremoso e junte-lhe uma colher de sopa de caramelo líquido e 2 a 3 colheres de sopa de café. Envolva as claras em castelo com cuidado e depois envolva a gelatina derretida (se esta ainda estiver quente, junte primeiro um pouco do creme à gelatina para a temperar e só depois a envolva no creme). 
Forre uma forma com película aderente para ser mais fácil de desenformar e depois coloque uma camada do creme. De seguida, coloque uma camada de bolacha embebida em café, outra camada de creme e assim sucessivamente até acabar os ingredientes (a última camada deve ser de creme). Leve ao frigorífico para solidificar. Na hora de servir, desenforme e cubra com caramelo líquido.

Nota:
- pode substituir o açúcar por adoçante, embora eu prefira o açúcar. A quantidade também é um pouco a gosto, consoante goste de doces bem doces ou não, este assim fica doce mas sem exageros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...