quarta-feira, 11 de maio de 2016

Bolo de limão e lemon curd


Com tantos limões por cá, tenho que arranjar sempre formas de os gastar ... sim, porque não podemos viver só de limonadas, não é? 
Este bolo, baixinho como uma tarte, de massa fofa e bem aromática, ficou bastante agradável e perfeito para acompanhar um chá gelado ou café. Um bolo bem fresco, perfeito para os dias quentes que irão vir, haja esperança ...



Ingredientes:
- 1 limão
- 30g de margarina
- 160g de açúcar
- 120g de farinha com fermento
- 100ml de leite
- 3 ovos
- lemon curd


Bater o açúcar com a margarina e as gemas até obter um creme homogéneo. Juntar a raspa e o sumo de limão, o leite e a farinha, bater novamente. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente. Verter para uma forma de tarte, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar a cozer a 180º, até o teste do palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer. Cobrir com uma camada generosa de lemon curd e servir fresca. 
Fica óptima acompanhada por gelado de nata, chantilly ou iogurte grego.


60 comentários:

  1. adoro bolos de limão mas assim com lemon curd melhor ainda, tem muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, este servido fresco sabe mesmo bem, principalmente a amantes de limão :)

      Eliminar
  2. Que excelente aspecto, deve ser óptimo

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Great post :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/05/zara-blue-jacket.html

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos de limão e adoro lemon curd, mas acho que nunca tinha pensado em juntar as duas coisas.
    Parece mesmo bom.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para amantes de limão, nada como uma explosão do mesmo :D

      Eliminar
  5. Great post hun! I like this so much.

    JENNEROUTFITS.COM a blog dedicated to kendall and kylie jenner’s best outfits.

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo o bolinho!
    Adoro curd de limão!
    Deve ser bem guloso este teu bolo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica bastante agradável e com natas batidas ou gelado, ainda melhor :)

      Eliminar
  7. O lemon curd transforma logo um bolo simples nalgo cheio fe graça e de sabor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o bolinho, tem um ar super guloso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Quem o criou deveria ganhar um prémio, desde que o conhecia já fiz mil e uma receitas com ele :)

      Eliminar
  10. Ponham-me à frente uma fatia de bolo de limão e sou uma pessoa feliz, rsrs. Este teu , com o lemon curd, só pode ser uma maravilha! Guarda já uma fatia para mim, que mais logo passo aí. ;)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está no frio à tua espera, é que este quanto mais frio, melhor :)

      Eliminar
  11. Bolo de limão por si só já é muito bom, se lhe juntas lemon curd fica uma verdadeira tentação. Já comia uma fatia do teu bolo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fresquinho é mesmo uma delícia ... e com gelado ainda melhor :)

      Eliminar
  12. Olá Carla. Eu estou abarrotar de limões e laranjas caseiras, porque o meu sogro apanhou as laranjas todas e tenho um cesto delas. Boas, boas... Tenho feito imensos sumos naturais entre outras coisas. Esta teu bolo é uma explosão de limão :-) Deve ficar mesmo bom... Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui é mesmo só os limões, quem me dera ter também umas laranjeira ;) Este bolo fica muito agradável e é uma excelente forma de gastar mais uns limões :)

      Eliminar
  13. Que belo bolinho. Amanhã também tenho um bolo de limão para partilhar, portanto vou levar uma fatia do teu bolinho e amanhã levas do meu, combinado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado Carla, por cá receitas com limão são mais que bem vindas :)

      Eliminar
  14. Tem bom aspecto adorei a receita
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. Com gelado de nata ou iogurte grego fica uma delícia :)

      Eliminar
  16. Que aspeto... Eu não posso passar pelo teu blog porque fico sempre com água na boca ahah :3
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz, mas continua a passar, ok? Gosto muito de te ter por aqui :)

      Eliminar
  17. Já sabes tudo o que tenha limão eu gosto ;) mais uma para o caderninho :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Servido fresco fica óptimo e com iogurte grego ainda melhor :)

      Eliminar
  18. Que delicia! Já estou morrendo de vontade! Adoro coisas de limão!

    Beijos,
    Letra Garrafal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, tens de experimentar então, acho que não te vais arrepender :)

      Eliminar
  19. Oi Carla!
    Depois que eu conheci "lemon-curd" fiquei apaixonadíssima kkk
    Agora fiquei imaginando o bolo de limão com essa cobertura, hummmmm!
    Perfeito!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, leva um simples bolo logo para outro nível :)

      Eliminar
  20. Que delicia amei a receita
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  21. Adorei a tua sugestão de hoje. Um bolo que adoro com lemon curd, uma combinação irresistível. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Um belo bolinho sem dúvida. Adoro!!
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Carla, juro que não sabia o que era lemon curd!!! Só sabia que era qualquer coisa com limão!!! Fui ao google e agora já sei!
    O teu bolo deve ter ficado delicioso... a avaliar pelo aspeto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Teresinha, a sério que não sabia? Nem sabe o que está a perder, toca a provar e a ficar viciada, tal como eu :)

      Eliminar
  24. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar
  25. Carla,
    Eu que adoro limão, nunca me canso de ver receitas com este citrino do Céu e estou encantada com este teu bolo que só posso imaginar maravilhoso em termos de sabor.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, fica muito agradável e com um sabor a limão delicioso, com iogurte grego ou gelado ainda melhor :)

      Eliminar
  26. Que aspecto delicioso
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Wonderful blog! I love and i follow your blog, please follow me too
    http://alamodenatine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Sobremesas com limão são do melhor que há, e essa já me convenceu! Só o aspeto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro (ou melhor) todos cá em casa adoram limão e por isso volta e meia saem receitas com o dito cujo. Este bolo ficou bem fresco e com um aroma a limão delicioso. Se gostas de limão, vais adorar este bolo e com iogurte grego a acompanhar também fica uma delícia, fica a dica ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...