segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tarte gelada de vinho do porto, caramelo e nozes ... para um desafio açoriano



Como já se aperceberam, eu sou uma autêntica gulosa, não por doces em especial mas por tudo o que é comestível e bem saboroso. O gosto pela cozinha tem vindo a crescer dia após dia e como tal cada vez mais gosto de me sentir desafiada. Quando a Elisabete do blog Cozinha 100 segredos, lançou mais um desafio, eu não tinha como deixar passar e logo percebi que tinha de pensar em algo. A particularidade deste Desafio Açoriano era confeccionar uma receita com um ingrediente escolhido pela anfitriã e este ser de origem açoriana. Pois bem, a Elisabete escolheu para mim as bolachas e eu como já andava super curiosa para experimentar as "mulata dos Açores", vi aqui a oportunidade para as procurar e provar (e olhem que não foi fácil encontrar).


E, para participar no desafio, deixo-vos uma tarte gelada para os dias quentes que vêm por aí ... espero que gostem tanto como nós gostámos :) 


Ingredientes:
- 200g de bolacha (eu usei mulata dos açores)*
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 200ml de natas
- 3 colheres (sopa) de vinho do porto
- caramelo líquido
- leite qb
- nozes qb (eu usei cerca de 20 nozes)
- 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
- 1 colher (chá) de manteiga


Bata as natas com 2 colheres de açúcar até ficarem firmes. Junte as gemas e o vinho do porto e continue a bater até obter um creme homogéneo. Bata as claras em castelo com a restante colher de açúcar. Envolva no creme anterior. 
Forre uma forma com película aderente, forre o fundo da forma com as bolachas demolhadas levemente em leite, verta o creme por cima e leve ao congelador até solidificar.

Entretanto prepare a cobertura: leve ao lume uma frigideira com a manteiga e o açúcar, deixe ganhar um pouco de cor e acrescente o miolo de nozes. Deixe estar um pouco no lume até estarem todas envolvidas, verta para uma folha de papel vegetal ou silicone e deixe arrefecer. Parta com uma faca em pequenos pedaços e reserve.
Quando a tarte estiver solidificada, verta uma camada generosa de caramelo líquido por cima e polvilhe com as nozes caramelizadas, pressione um pouco e leve novamente ao congelador até à hora de servir. 

* As bolachas Mulata dos Açores são uma espécie de bolacha maria mas de chocolate, doces no ponto certo e muito saborosas, perfeitas para comer simples, molhadas no leite ou em sobremesas. Posso dizer que estas bolachas ganharam fãs cá em casa :)
imagem retirada daqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...