Gosto muito de caldeirada mas confesso que nunca tinha feito nenhuma. No entanto, ao ter um blog surge a necessidade de ter sempre algo novo para publicar e com isso querer experimentar novas receitas e explorar mais o fogão cá de casa. Por isso, vou assumindo cada vez mais a colher de pau cá de casa e até tenho tido bons elogios :D
A receita de hoje é mais uma experiência nova para mim, uma receita de improviso com o que tinha em casa mas que saiu até muito bem e todos gostámos bastante. Espero que também gostem :)
Ingredientes:
- 500g de potas* (usei potas inteiras e tiras de potas)- camarão qb
- ameijoas qb
- 1 cebola em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimento verde em tiras
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 folhas de louro
- vinho branco qb
- 1 cubo de caldo de marisco**
- azeite, sal e pimenta qb
- batatas qb
Comece por refogar num tacho a cebola, os alhos, o pimento e o louro. Quando a cebola ficar transparente, junte a polpa de tomate e o vinho. Deixe refogar mais um pouco. Junte o caldo de marisco e as potas cortadas em pedaços e deixe refogar até as potas ficarem macias. Nessa altura, junte o camarão, as ameijoas e as batatas cortadas em meias luas. Rectifique os temperos e deixe cozinhar até as batatas ficarem no ponto. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva de seguida.
* eu usei potas porque é algo que tenho sempre cá em casa e gostámos bastante, além de ser bem mais económico. Mas fica igualmente deliciosa com lulas e até polvo (este deve ser previamente cozido 15 minutos na panela de pressão, depois de começar a apitar, com uma cebola inteira e sem água).
** pode usar dois cubos se gostar de um sabor mais intenso a marisco.