segunda-feira, 9 de maio de 2016

Caldeirada de potas com marisco


Gosto muito de caldeirada mas confesso que nunca tinha feito nenhuma. No entanto, ao ter um blog surge a necessidade de ter sempre algo novo para publicar e com isso querer experimentar novas receitas e explorar mais o fogão cá de casa. Por isso, vou assumindo cada vez mais a colher de pau cá de casa e até tenho tido bons elogios :D 
A receita de hoje é mais uma experiência nova para mim, uma receita de improviso com o que tinha em casa mas que saiu até muito bem e todos gostámos bastante. Espero que também gostem :)

Ingredientes:
- 500g de potas* (usei potas inteiras e tiras de potas)
- camarão qb
- ameijoas qb
- 1 cebola em meias luas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimento verde em tiras
- 1/2 pimento vermelho em tiras
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 folhas de louro
- vinho branco qb
- 1 cubo de caldo de marisco**
- azeite, sal e pimenta qb
- batatas qb

Comece por refogar num tacho a cebola, os alhos, o pimento e o louro. Quando a cebola ficar transparente, junte a polpa de tomate e o vinho. Deixe refogar mais um pouco. Junte o caldo de marisco e as potas cortadas em pedaços e deixe refogar até as potas ficarem macias. Nessa altura, junte o camarão, as ameijoas e as batatas cortadas em meias luas. Rectifique os temperos e deixe cozinhar até as batatas ficarem no ponto. Retire do lume, polvilhe com salsa picada e sirva de seguida.

* eu usei potas porque é algo que tenho sempre cá em casa e gostámos bastante, além de ser bem mais económico. Mas fica igualmente deliciosa com lulas e até polvo (este deve ser previamente cozido 15 minutos na panela de pressão, depois de começar a apitar, com uma cebola inteira e sem água).

** pode usar dois cubos se gostar de um sabor mais intenso a marisco.


44 comentários:

  1. Excelente sugestão, adorei! Fica com excelente apresentação

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Quando vi no facebook que o prato seria este fiquei maravilhada. É só e apenas o meu prato preferido :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência ... e embora não seja o meu preferido, também adoro e soube-me pela vida. Neste caso então deixei-te água na boca, sorry :D

      Eliminar
  3. Eu não tenho uma relação propriamente amigável com potas e lulas (mas está a melhorar) mas depois de ver o aspeto dessa caldeirada não consigo resistir e vou levar a receita para usar pota que tenho no congelador! Que cor linda e que aspeto maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete :)
      Eu, ao contrário de ti, adoro todos esses bichinhos e a relação é óptima. mas experimenta esta e dá-lhes mais uma chance para te conquistarem. mas também fica boa com polvo, caso gostes mais :)

      Eliminar
  4. Uma caldeirada de potas com um aspecto super delicioso.
    Nunca comi mas tenho a certeza que ia adorar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de provar mesmo, seja com potas, lulas ou polvo, ficam todas deliciosas :)

      Eliminar
  5. Também gosto muito de caldeirada e esta tua só de olhar dá vontade de comer! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, é daqueles pratos que são simples, bonitos e nos deixam satisfeitos :)

      Eliminar
  6. Que delícia! Deve ter um sabor tão bom...
    Nunca fiz caldeirada, mas esta dá vontade! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marlene :)
      Tens de experimentar, eu adoro!

      Eliminar
  7. Na semana passada comi um prato super parecido em casa do meu namorado e fiquei completamente viciada! :) Tive que ir logo ao supermecado comprar o marisco para fazer cá em casa!
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já sabes como é muito bom, não é :D

      Eliminar
  8. até daqui senti o cheirinho. bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carla, estava bem cheiroso, sim senhora!
      Boa semana para ti também :)

      Eliminar
  9. Que bela caldeirada. Já a algum tempo que não como. Não sou grande apreciadora da tradicional com peixe, normalmente, faço de lulas que gosto mais. Para a próxima experimento esta.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia :)
      Confesso que eu adoro tudo o que é caldeirada mas as de moluscos são as minhas preferidas :)

      Eliminar
  10. Essa receita parece ser muito boa.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br
    Instagram:@raffaoliveira1
    Fan Page:www.facebook.com/PaginasEmPreto

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla,
    Impossível resistir a esse prato!
    Uma semana muito feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula, boa semana para ti também :)

      Eliminar
  12. Ai Carla que aspecto maravilhoso!! Comia de muito bom grado!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adoro caldeirada e esta tem um ar delicioso! Abriu-me o apetite para o jantar ;)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Missão cumprida então ;) esta ficou muito saborosa :)

      Eliminar
  14. Uma bela caldeirada, com um aspeto maravilhoso! Quase dá para sentir o cheirinho daqui :)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, estava muito saborosa e cheirosa :)

      Eliminar
  15. Oi Carla!
    Que prato lindo e com certeza muito delicioso, hummmmmm!
    Bjsssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, boa semana para ti também :)

      Eliminar
  16. Um verdadeiro manjar e eu que adoro peixe, beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. It looks yhummy:))
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Para receita de improviso ficou maravilhosa! Há tanto tempo que não como caldeirada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de voltar a comer em breve, é que sabem tão bem :D

      Eliminar
  19. que aspecto M A R A V I L H O S O
    nunca fiz acreditas?! sempre pensei que fosse um bicho de 7 cabeças .. mas não.. e bem fácil.. obrigado querida
    beijinho
    http://blogmariamatias.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...