domingo, 22 de maio de 2016

Vitela estufada com vinho tinto e bacon


Se há coisa que me tem irritado nos últimos tempos é mesmo a metereologia. Eu não sou velha mas já começo a ter vontade de dizer "no meu tempo" é que existiam estações, que sabíamos o que vestir ou despir, que podíamos contar com o S. Pedro. Agora é uma incerteza tal, num dia está sol e calor, de seguida está frio e chuva, já não se consegue sequer programar um fim de semana ao ar livre porque rapidamente os planos ficam estragados, que chatice.
Para compensar, deixo-vos aqui uma vitela estufada para vos reconfortar nestes dias, uma refeição que adoro :)



Ingredientes:
- 700g de carne de vitela em fatias
- 2 cenouras em rodelas
- 1 cebola cortadas em meias luas finas
- 150g de bacon fumado em tiras pequenas
- 150ml de água
- 250ml de vinho tinto
- 1 caldo de carne
- 1 raminho de alecrim
- 1 raminho de tomilho (usei em sementes)
- sal, pimenta e colorau qb
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 colher (sopa) de azeite

Num tacho, refogue a cebola no azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o bacon e a carne. Deixe a carne ganhar cor e acrescente a cenoura e as ervas aromáticas. Tempere com sal, pimenta e colorau. Deixe refogar mais um pouco e incorpore a farinha e a manteiga, mexa e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Junte depois a água, o vinho e o cubo de caldo de carne. mexa bem e deixe cozinhar com o tacho tapado durante cerca de 40 minutos ou até a carne estar tenra. Rectifique os temperos e vá mexendo de vez em quando.
Sirva acompanhado com puré de batata ou batata cozida polvilhada com salsa fresca (o meu preferido) e uma salada.

14 comentários:

  1. Penso tal qual como tu! No meu tempo as estações eram no seu devido tempo! Lembro-me perfeitamente de em setembro, outubro e novembro ser mesmo outono! E de o inverno ser mesmo frio e chuvoso! O Natal só faz sentido sendo mesmo frio! E no verão víamos dias e dias seguidos de calor sem um pingo de chuva! Esta semana foi uma semana linda de dias que lembravam mesmo o verão! Mesmo não estando convencida, ainda quis acreditar que finalmente a Primavera tinha vindo para ficar! Na sexta fez inverno novamente! Ontem verão! Hoje outono! Pode ser que amanhã faça primavera! Esse teu pratinho está mesmo digno do dia de outono que se faz sentir hoje! Super apetitoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente nunca sabemos com o que contar e hoje, por acaso e só por acaso, está primavera, mas parece que por cá vamos ter mais uma semana de inverno novamente :( mas este carne vai-me dando um novo ânimo :D

      Eliminar
  2. Ai deve ser uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Convido-te a participar no Sorteio do cantinho
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição de conforto com uma aparência mais do que apetitosa! Realmente com o tempo toco "trocado" ,esta carne deve saber divinamente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que carne estufada gosto durante todo o ano mas nos dias mais frescos sabe-me sempre melhor ;)

      Eliminar
  4. Uma refeição reconfortante e que deve ter ficado deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita para falar mas ficou deliciosa :)

      Eliminar
  5. Tu já és super conhecida em minha casa ehehe. ora para mim ora para os outros. Esta é direitinha para a minha mãe:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, como eu gosto de te "ver" por aqui ;)
      E olha que eu nem sabia que era famosa :D

      Eliminar
  6. Bem sei o que dizes Carla,
    Pois bem me lembro das 4 estações do ano bem definidas e do tempo em que não me questionava sequer se faria um calor tremendo em Novembro e um fio de rachar e chuva em Agosto, pois tal nunca acontecia, mas agora, muito graças a nós, Homens, não sabemos com o que contar...
    Adoro esta tua sugestão, pois leva-me à comidinha da minha mãe e ao seu tempero.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cabe agora a nós, geração actual e futura, tentar reverter ao máximo estas alterações climáticas. mas enquanto isso, vamos nos consolando com uma carne com sabor a casa :)

      Eliminar
  7. Tens toda a razão, estamos quase em Junho e é esta pouca vergonha que se vê! Queremos sol :P
    ...Ou vitela. Essa vitela. Também pode ser. ;)
    Parece estar mesmo saborosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, hoje não me posso queixar, esteve um dia lindo de sol mas para o fim de semana vem, provavelmente, chuva ... que chatice ... fico a contentar-me com a vitela também :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...