domingo, 1 de maio de 2016

Pavlova de frutos vermelhos e limão - para o Dia um ... na cozinha


Hoje é dia 1 de maio, dia do trabalhador, o único dia em que realmente deveria ser de descanso para todos.
Mas hoje também é dia da Mãe, dia para festejar e presentear a pessoa que nos pôs no mundo e está sempre lá quando precisámos.
Se isso já não bastasse, sendo dia 1, também é "Dia um ... na cozinha", dia em que somos desafiados por um grupo fantástico do facebook para publicar uma receita cujo tema é escolhido pelo grupo. E este mês é a minha primeira participação neste desafio e a verdade é que não podia ser um desafio melhor para iniciar a minha participação. O tema escolhido foi a pavlova e como amante de doces que sou (e não me canso de dizer), o tema não podia ter sido melhor :)


Antes de mais, a pavlova é uma sobremesa que consiste numa base de merengue crocante por fora e macia por dentro, sendo geralmente coberta por um creme e fruta. A sua origem é um pouco contraditória em relação ao país de origem mas a verdade é que foi inventada em honra da bailarina russa Anna Pavlova, em 1926, quando esta visitou tanto a Austrália como a Nova Zelândia.



Contradições à parte, a verdade é que a pavlova é uma das sobremesas mais fáceis de se fazer e também daquelas que mais impressionam quem a vê e prova, por isso se popularizou por todo o mundo e hoje em dia se encontram tantas versões de coberturas, recheios e formas. Uma sobremesa para nos levar até onde a imaginação quiser ... e neste caso, foi para celebrar o dia da mãe, com um toque bem feminino e colorido, espero que gostem tanto como nós gostámos por cá :)



Ingredientes para a pavlova:
- 5 claras
- 15 colheres (sopa) rasas de açúcar (3 colheres por cada clara)
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 colher (chá) de vinagre de sidra

Ingredientes para o lemon curd:
- 2 limões
- 120g de açúcar
- 30g de margarina
- 2 ovos

Ingredientes para a decoração:
- 200ml de natas
- 1 colher (sopa) de açúcar
- morangos frescos qb
- framboesas frescas qb
- lemon curd qb


Aqueça o forno a 170º.
Comece pela pavlova. Bata as claras em castelo e vá adicionando o açúcar aos poucos até obter picos firmes. Junte o vinagre e o amido de milho e bata até misturar na velocidade mínima. Coloque este merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando sempre as bordas um pouco mais altas. Leve ao forno até dourar e ficar crocante na superfície (cerca de 30 a 40 minutos). Se começar a dourar muito rápido, baixe a temperatura para 150º. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro com a porta entre-aberta (eu costumo fazer à noite e deixar arrefecer até de manhã).

Entretanto, prepare o lemon curd:
Misture num tacho o sumo e raspa de limão, o ovo batido, a margarina e o açúcar. Leve ao lume até engrossar, mexendo sempre em lume médio/baixo. Deixe arrefecer por completo.

Na hora da montagem:
Bata as natas, junte a colher de açúcar e continue a bater até obter um chantilly. Misture 3 colheres de sopa de lemon curd e continue a bater até ficar uma mistura firme e homogénea. Cubra a pavlova com este creme, junte os morangos, as framboesas, o lemon curd em fio e decore a gosto. Leve ao frigorífico até refrescar e sirva fresca.
Esta pavlova mantém-se crocante mesmo 2 dias depois de estar no frio.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...