terça-feira, 17 de maio de 2016

Donauwelle Torte


Hoje a receita que vos trago é o que eu chamo de bomba calórica (mesmo eu tendo reduzido consideravelmente nas gorduras e açúcar). Por isso, se estiverem de dieta olhem só para as fotos, ok?
Como sabem a Lia do blog Lemon & Vanilla e a Susana do blog Basta Cheio têm um desafio a decorrer todos os meses, o Sweet World, um desafio mesmo do meu agrado, não fosse eu uma gulosa e adorar fazer tudo o que é doce.
Então, para a 4ª edição do Sweet World, foi escolhido para fazermos um bolo de origem alemã e austríaca, o Donauwelle Torte. O seu nome significa "ondas de Danúbio" devido ao efeito ondulado do seu interior e às ondas marcadas na cobertura, que nos remete para as águas turbulentas do Rio Danúbio.
É um bolo de grande impacto visual, bem elegante, com diversas cores e texturas. É composto por 3 camadas: o bolo, o creme e o chocolate na cobertura, sendo tradicionalmente servido em quadrados.



Já tinha este bolo em lista de espera há imenso tempo mas como não sou fã de cerejas em calda, fui deixando passar a oportunidade de o fazer. Ao ser o desafio deste mês, lá tive de pôr as mãos na massa e o fazer. Apenas me arrependo é de não o ter feito mais cedo porque, ao contrário do que pensava, as cerejas dão um toque final ao bolo delicioso.
Gostei muito de fazer este bolo que embora pareça complicado é muito simples de se confeccionar. O único problema que tive foi mesmo na consistência do creme que não ficou tão firme quanto eu desejava mas mesmo assim óptimo. Em relação ao formato, optei pelo redondo em vez do tradicional quadrado apenas por não ter uma forma de tamanho pequeno quadrada, no entanto gostei também do seu visual assim.
O defeito que posso apontar é mesmo o seu valor calórico mas para isso eu resolvi alterar um pouco a receita e torná-lo mais aceitácel e menos pesado e enjoativo (e ainda bem que o fiz). Um bolo que fez sucesso por cá, especialmente comigo que comi mais do que devia :D



Receita adaptada daqui

Ingredientes para o bolo:
- 3 ovos
- 120ml de leite magro
- 230g de farinha com fermento
- 80g de açúcar
- 5 colheres (sopa) da calda das cerejas
- 2 colheres (chá) cheias de cacau
- 400g de cerejas em calda

Ingredientes para o creme:
- 2 ovos
- 300ml de leite magro
- 60g de amido de milho
- 80g de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
- 50g de manteiga magra à temperatura ambiente

Ingredientes para a cobertura:
- 100g de chocolate de culinária (quanto maior a % de cacau, melhor)
- 50ml de leite magro


Comece por preparar o creme.
Leve ao lume um tacho com o leite, o açúcar e a baunilha até aquecer. Misture os ovos com o amido de milho e junte-lhes duas a três colheres de sopa de leite quente, mexendo rapidamente para os ovos não cozerem. Junte esta mistura ao tacho com o leite e vá mexendo sempre até o creme engrossar, com o lume no mínimo. Retirar do lume, transferir para um recipiente e tapar com película aderente junto da superfície do creme. Deixar arrefecer por completo. 

Entretanto comece a preparar o bolo. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forma com papel vegetal ( a minha era redonda com 21 de diâmetro).
Colocar a escorrer as cerejas para um recipiente.
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Com a batedeira no mínimo, acrescente alternadamente a farinha, o leite e a calda das cerejas.
Coloque 2/3 da massa na forma e à restante massa, acrescente o cacau e misture bem. Verta com cuidado sobre a massa que está na forma e alise levemente. Espalhe as cerejas em calda. Leve ao forno até a massa estar cozida e o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer por completo.

Quando o bolo já estiver frio, bata o creme com a batedeira e vá juntando a manteiga até obter um creme aveludado.
Forre a forma que fez o bolo com película aderente. Coloque lá dentro o bolo e por cima deste verta o creme, alisando bem a superfície. Leve ao frio pelo menos uma hora. 

Para a cobertura, derreta o chocolate com o leite no microondas, mexendo de 30 em 30 segundos para o chocolate não queimar. Quando estiver quase derretido, vá mexendo sempre para arrefecer e acabar de derreter o chocolate. 
Retire o bolo do frio e verta o chocolate por cima. Vá virando por partes e alisando para não correr o risco do chocolate solidificar. Com um garfo desenhe ondas no chocolate e leve novamente ao frio. Quando o chocolate endurecer, desenforme e mantenha o bolo no frigorífico até à hora de servir. 

e esta fatia deixo para vocês ...

4º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Donauwelle Torte"


44 comentários:

  1. Que delícia!! Ficou lindo!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana e eu que nem dava um tostão por ele, comi que nem uma esfomeada :)

      Eliminar
  2. Que bom aspeto, até já fiquei com fome!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isabel, este ainda bem que já não existe por cá, enquanto durou eu engordei :D

      Eliminar
  3. Realmente essa receita é uma bomba calórica deliciosa :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que coisa boa!
    Pelos ingredientes não me parece excessivamente calórica.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nina, mas olha que ainda é um pouco e a receita original era bemmmmm mais calórica :)

      Eliminar
  5. Que linda que ficou :)
    Acho que ficam sempre tão bonitas estas tortas, com estas ondas :)
    Uma verdadeira maravilha!
    Ficou fantástica.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana :) Embora não me tenha corrido exactamente como o planeado, gostei bastante do resultado final e ainda mais do seu sabor :)

      Eliminar
  6. Ficou tão lindo Carla, parabéns! Quase (olha que disse quase) que dava pena de comer. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês mas olha que depois de comeres a primeira fatia, vais é desejar não ter começado :D

      Eliminar
  7. Está bem lindo e está já na minha mira! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que acho que vais gostar. Eu não estava entusiasmada até provar a primeira fatia, depois foi o descalabro :D

      Eliminar
  8. Maravilha, as ondas estão mesmo bem feitas:) está com um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Uma linda e certamente deliciosa bomba calórica, parabéns pelo resultado!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e sendo bomba ou não, confesso que comi uma boa parte dele :)

      Eliminar
  10. Este bolo está uma beldade!!! Maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e soube-me tão bem que nem te conto :)

      Eliminar
  11. mmmm looks delicious, thanks for recipe :)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Acho que engordei só de olhar mas isso tem cá um aspeto... Fantástico!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Ficou lindo e adorei o formato redondo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, em relação ao formato não tive escolha mas até gostei bastante :)

      Eliminar
  14. Ficou lindo!pena já não haver, aceitava aquela ultima fatia!:)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e é pena mesmo (ou melhor, ainda bem que acabou senão eu não me controlava e depois é arcar com as consequências da balança) ...

      Eliminar
  15. Great post, looks so good :):*
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/05/white-red-outfit.html

    ResponderEliminar
  16. Carla, mais uma vez Obrigada por continuares a marcar presença no Sweet! :)
    O teu Donaldinho ficou bem bonito e definido! E também tu que não gostas de cereja em calda, te rendes a este bolinho :D
    É muito interessante ver como aconteceu a quase toda a gente que o experimentou. No fim, a mescla das camadas resulta na perfeição e é obrigatória a rendição a este doce. Por cá foi igual! Uma excelente surpresa.
    Aconteceu-me o mesmo com a densidade do creme, mas o sabor é excelente.
    Mais uma vez obrigada e espero que os próximos temas te continuem a estimular. ;)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Susana por estes desafios que me têm feito conhecer novos doces que desconhecia por completo e acima de tudo, lhes dar uma oportunidade (como foi o caso deste). E, enquanto não surgir algo grave que me impeça de ir para a cozinha, continuarei a ser uma fiel seguidora deste Sweet World :D
      Em relação ao creme, já vi que o defeito não foi meu na consistência menos firme, é o creme que gosta de ser assim mais flácido :) mas que gostei bastante do sabor, lá isso gostei e encaixou na perfeição com o restante bolo :)
      Fico à espera pelo próximo desafio ...

      Eliminar
  17. Também tinha visto a receita no blog e achei o máximo, tão lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa e fica muito bom também, este surpreendeu-me :)

      Eliminar
  18. Querida carla,
    Maravilha de Donawelle!!
    Gosto dele redondinho e tal como tu, também não gostamos de cerejas em calda cá em casa, mas todos (adultos), ficámos rendidos ao bolo. Uma verdadeira e agradável surpresa como dizes e eu também, arrependo-me de não o ter feito antes.
    Eu por acaso consegui que o meu creme ficasse com uma consistência perfeitíssima e adorei o resultado final.
    Um grande beijinho querida e obrigada por estares sempre connosco.
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho adorado estes desafios Lia e este bolo surpreendeu-me mesmo, algo que me agradou muito. E posso dizer que continuo a não gostar de cerejas em calda mas agora digo "excepto no donauwelle" :D
      Em relação ao creme, embora não ficasse bem firme, lá se aguentou por cima do creme e ficou perfeito no bolo, gostei mesmo e até já imagino umas novas versões para o donauwelle este verão ;)
      Obrigado por estes desafios e já estou há espera da tua escolha para o próximo ...

      Eliminar
  19. Não conhecia este bolo e mais uma vez parece super delicioso!
    Excelente receita Carla, sempre a aprender por aqui.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisa, este foi um dos bolos que mais me surpreendeu nos últimos tempos, não dava nada por ele mas acabei por adorar cada garfada :)

      Eliminar
  20. É um bolo majestoso e com uma aparência irrepreensível! Nunca provei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, é um daqueles bolos em que nunca se fica apenas por uma fatia :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...