terça-feira, 17 de maio de 2016

Donauwelle Torte


Hoje a receita que vos trago é o que eu chamo de bomba calórica (mesmo eu tendo reduzido consideravelmente nas gorduras e açúcar). Por isso, se estiverem de dieta olhem só para as fotos, ok?
Como sabem a Lia do blog Lemon & Vanilla e a Susana do blog Basta Cheio têm um desafio a decorrer todos os meses, o Sweet World, um desafio mesmo do meu agrado, não fosse eu uma gulosa e adorar fazer tudo o que é doce.
Então, para a 4ª edição do Sweet World, foi escolhido para fazermos um bolo de origem alemã e austríaca, o Donauwelle Torte. O seu nome significa "ondas de Danúbio" devido ao efeito ondulado do seu interior e às ondas marcadas na cobertura, que nos remete para as águas turbulentas do Rio Danúbio.
É um bolo de grande impacto visual, bem elegante, com diversas cores e texturas. É composto por 3 camadas: o bolo, o creme e o chocolate na cobertura, sendo tradicionalmente servido em quadrados.



Já tinha este bolo em lista de espera há imenso tempo mas como não sou fã de cerejas em calda, fui deixando passar a oportunidade de o fazer. Ao ser o desafio deste mês, lá tive de pôr as mãos na massa e o fazer. Apenas me arrependo é de não o ter feito mais cedo porque, ao contrário do que pensava, as cerejas dão um toque final ao bolo delicioso.
Gostei muito de fazer este bolo que embora pareça complicado é muito simples de se confeccionar. O único problema que tive foi mesmo na consistência do creme que não ficou tão firme quanto eu desejava mas mesmo assim óptimo. Em relação ao formato, optei pelo redondo em vez do tradicional quadrado apenas por não ter uma forma de tamanho pequeno quadrada, no entanto gostei também do seu visual assim.
O defeito que posso apontar é mesmo o seu valor calórico mas para isso eu resolvi alterar um pouco a receita e torná-lo mais aceitácel e menos pesado e enjoativo (e ainda bem que o fiz). Um bolo que fez sucesso por cá, especialmente comigo que comi mais do que devia :D



Receita adaptada daqui

Ingredientes para o bolo:
- 3 ovos
- 120ml de leite magro
- 230g de farinha com fermento
- 80g de açúcar
- 5 colheres (sopa) da calda das cerejas
- 2 colheres (chá) cheias de cacau
- 400g de cerejas em calda

Ingredientes para o creme:
- 2 ovos
- 300ml de leite magro
- 60g de amido de milho
- 80g de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
- 50g de manteiga magra à temperatura ambiente

Ingredientes para a cobertura:
- 100g de chocolate de culinária (quanto maior a % de cacau, melhor)
- 50ml de leite magro


Comece por preparar o creme.
Leve ao lume um tacho com o leite, o açúcar e a baunilha até aquecer. Misture os ovos com o amido de milho e junte-lhes duas a três colheres de sopa de leite quente, mexendo rapidamente para os ovos não cozerem. Junte esta mistura ao tacho com o leite e vá mexendo sempre até o creme engrossar, com o lume no mínimo. Retirar do lume, transferir para um recipiente e tapar com película aderente junto da superfície do creme. Deixar arrefecer por completo. 

Entretanto comece a preparar o bolo. Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forma com papel vegetal ( a minha era redonda com 21 de diâmetro).
Colocar a escorrer as cerejas para um recipiente.
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Com a batedeira no mínimo, acrescente alternadamente a farinha, o leite e a calda das cerejas.
Coloque 2/3 da massa na forma e à restante massa, acrescente o cacau e misture bem. Verta com cuidado sobre a massa que está na forma e alise levemente. Espalhe as cerejas em calda. Leve ao forno até a massa estar cozida e o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer por completo.

Quando o bolo já estiver frio, bata o creme com a batedeira e vá juntando a manteiga até obter um creme aveludado.
Forre a forma que fez o bolo com película aderente. Coloque lá dentro o bolo e por cima deste verta o creme, alisando bem a superfície. Leve ao frio pelo menos uma hora. 

Para a cobertura, derreta o chocolate com o leite no microondas, mexendo de 30 em 30 segundos para o chocolate não queimar. Quando estiver quase derretido, vá mexendo sempre para arrefecer e acabar de derreter o chocolate. 
Retire o bolo do frio e verta o chocolate por cima. Vá virando por partes e alisando para não correr o risco do chocolate solidificar. Com um garfo desenhe ondas no chocolate e leve novamente ao frio. Quando o chocolate endurecer, desenforme e mantenha o bolo no frigorífico até à hora de servir. 

e esta fatia deixo para vocês ...

4º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Donauwelle Torte"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...