terça-feira, 3 de maio de 2016

Gelado de limão (ou mousse se quiserem)


O tempo está a aquecer e começa a apetecer cada vez mais gelados e mais gelados. E a verdade é que se forem caseiros, feitos ao nosso gosto, ainda melhor. Mas melhor ainda é quando conseguimos uma receita que não dá trabalho nenhum, daquelas que não precisa de sorveteira nem de bater o gelado de hora em hora para quebrar os cristais de gelo. A receita desta maravilha encontrei-a aqui e não podia ser melhor. 
Um gelado delicioso, cremoso, sem trabalho e que desaparece num instante ... e se isso não bastasse, ainda tem a vantagem que, se estivermos com pressa, podemos comer logo e deliciarmos-nos com uma mousse deliciosa :)


Ingredientes:
- 200ml de natas
- 2 claras
- 50g de açúcar
- creme de limão qb

Para o creme de limão:
- 2 limões médios
- 2 ovos
- 120g de açúcar
- 30g de margarina


Leve ao lume um tacho com os ovos batidos, o sumo e a raspa fina dos limões, a margarina e o açúcar. Mexa sempre até engrossar, retire do lume e deixe arrefecer por completo.

Bata as claras em castelo e quando começarem a ficar firmes, junte metade do açúcar e bata até obter um preparado firme. Batas as natas com uma pitada de sal e o restante açúcar até ficarem firmes. Junte 3 colheres (sopa) de creme de limão e mexa até obter uma mistura homogénea. Envolva as claras com cuidado. Coloque metade deste preparado num recipiente que possa ir ao congelador, espalhe um pouco de creme de limão, depois coloque o restante preparado de natas e finalize com mais creme de limão. Leve ao congelador até ficar com a consistência de gelado.
Não necessita de bater porque este gelado não cria cristais de gelo, fica sempre cremoso. Basta retirar do frio cerca de 5 minutos antes de comer para ficar no ponto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...