domingo, 8 de maio de 2016

Croissants brioche ... mais uns


Cá em casa todos gostámos de croissants e por isso acabo por fazer diversas vezes, procurando novas receitas ou variando um pouco as receitas antigas. Desta vez resolvi pegar na receita que tinha feito aqui anteriormente e dar-lhe uma mexida, o que fez com que gostasse mais dela assim. Servidos acabados de fazer são uma delícia e aquecidos levemente no microondas também ;)
Aliás, estou viciada neles mesmo assim simples, apenas aquecidos no microondas para ficarem como que acabados de fazer, e ir desenrolando camada por camada, bem fofa ...


Ingredientes:
- 500g de farinha
- 250ml de leite (pode precisar de um pouco mais)
- 90g de açúcar
- 10g de fermento de padeiro fresco (ou 2 colheres (sopa) de fermento de padeiro seco)
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colher (sopa) de farinha custard (opcional)

- margarina para folhar (cerca de 100g)
- ovo batido para pincelar


Dissolver o fermento num pouco de leite. Colocar todos os ingredientes na MFP (primeiro os líquidos e depois os sólidos). Seleccionar o programa Amassar (amassar durante 15 minutos) e depois retirar a massa. Dividi-la em 8 partes e esticar cada uma num círculo do tamanho de um prato. pincelar cada camada com margarina e sobrepor uma a uma, não pincelando a última. Voltar a esticar até obter um círculo grande e cortar em triângulos. enrolar e deixar levedar cerca de 1:30h (eu coloco no forno depois de o aquecer a 50º). Pincelar com ovo batido e levar a cozer a 200º, até cozer e dourar.


28 comentários:

  1. Adoro croissants e já me de uma fome, só de olhar para essa imagem!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito e estes quentinhos são uma delícia, mesmo assim simples :)

      Eliminar
  2. Para um belo pequeno almoço de fim de semana, não há melhor

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estes croissants estão na minha " to do list". Ficam lindíssimos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são tão bons, adoro aquecer no microondas e comer assim quentinhos :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Experimenta, ainda quentinhos são uma delícia :)

      Eliminar
  5. Ficaram com um aspeto ótimo.
    Adoro croissants mas nunca me atrevi a fazê-los.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que são algo muito simples de se fazer e ficam uma delícia, além disso sabemos o que comemos e controlamos melhor a gordura ingerida :)

      Eliminar
  6. Adoro croissants mas por agora é coisa que ainda não me aventuro a fazer em casa... Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que podes experimentar, parece complicado mas são muito simples, tens de provar :)

      Eliminar
  7. wow it looks delicious <3
    Happy Sunday!:)
    kisses
    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, you need to try this recipe, it´s delicious! Happy week for you too :)

      Eliminar
  8. Agora iam bem uns para o lanche! Adorooooo croissants!
    Que maravilha.


    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui ainda tenho uns no congelador, é só descongelar e agora que falaste nisso, acho que vou mesmo tirar alguns :)

      Eliminar
  9. Também tenho de voltar a fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente são muito agradáveis e fáceis de fazer :)

      Eliminar
  10. Se eu aprendo a fazer isto, estou feita!!!
    É cada receita boa Carla!!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, és uma simpatia como sempre :)
      Mas olha que eu aconselho-te mesmo a aprender a fazer ;) assim passas a controlar melhor a gordura que colocas no croissant e torná-los mais saudáveis se quiseres. Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar ;)

      Eliminar
  11. Hum que delicia,boa receita!
    bjs flor
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  12. Só fiz uma vez, mas resultou mesmo bem, ficaram maravilhosos! Tenho de experimentar agora esta receita, parece-me tão boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante destes, mas de preferência quentinhos :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...