quinta-feira, 19 de maio de 2016

Granola caseira - feita na frigideira em 5 minutos


Granola faz parte da minha alimentação há alguns anos mas ainda não me tinha aventurado a fazer em casa e geralmente comprava sempre uma que gosto bastante. No entanto, apesar de se apelidarem de comida saudável, quando fui ler o rótulo, assustei-me com a quantidade de gordura e açúcares adicionados e desde então, sempre que comia, sentia um pequeno peso na consciência (devo andar maluca). 
Por essa razão e com tanta gente a fazer a sua própria granola, resolvi também me aventurar neste novo mundo e depois de pesquisar um pouco, encontrei uma receita aqui para começar e como correu tão bem, acho que não vou parar mais e passei a colocar na lista de compras menos um produto :)
Esta receita pode ser feita com o que mais gostámos, no meio caso foi com o que tinha na despensa, e gostei bastante do resultado final, uma delícia com iogurte natural :) 


Ingredientes:
- 1 chávena de flocos de aveia (a minha tinha 230ml)
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol
- 1/2 chávena de frutos secos a gosto (usei amêndoa, avelã, amendoim, sultanas e papaia desidratada)
- 1 pitada de canela

Comece por aquecer uma frigideira com o óleo, junte as sementes, a aveia e os frutos secos duros (amêndoa, avelã e amendoim). Deixe "refogar" um pouco e junte depois o mel, mexendo sempre para envolver bem e deixe alourar ligeiramente (sem queimar). Retire do lume e junte a canela, o coco e as restantes frutas. Envolva bem e deixe arrefecer por completo, Guarde num frasco de vidro para se conservarem crocantes.

Notas:
- Partindo da base de aveia, óleo e mel, pode depois juntar os ingredientes que mais gostar e fazer diversas combinações (com especiarias, cacau, outros frutos ...).
- Parti os frutos secos rijos ao meio para ser mais fácil de comer.
- Se gostarem da granola doce, aumente para 2 colheres de mel. Eu como utilizei frutos desidratados e como estes são já doces, não gosto de ter demasiado açúcar na restante granola. 

36 comentários:

  1. Tenho de repor o stock da minha por isso vou experimentar essa receita hoje! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes :)
      Foi a minha primeira mas como era tão fácil, não lhe resisti e gostei bastante, agora já ninguém me pára e para a próxima faço uma tradicionalmente no forno ;)

      Eliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso!
    Adoro granola ao pequeno-almoço!
    A minha acabou, tenho de fazer mais.
    Bjs
    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito e esta tem a vantagem de se fazer num instante :)

      Eliminar
  3. Eu desde que fiz a minha granola ando viciada em come-la com iogurte natural! :) Não sabia que também dava para fazer assim na frigideira. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sabia e em parte foi isso que me fez adiar esta jornada pela granola :) Mas agora que me meti nisto e adorei, já não compro mais, de certeza :)

      Eliminar
  4. Que linda ficou! Apetece logo enfiar uma colher enorme dentro do iogurte!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com iogurte natural tem feito as minha delícias :)

      Eliminar
  5. It looks delicious and it's so healthy. Thx for sharing.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Lenya, a delicious and healthy breakfast :)

      Eliminar
  6. Parece-me muito bem. Costumo fazer no forno, mas assim é mais simples!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No forno ainda não fiz mas já está uma receita em lista de espera :)

      Eliminar
  7. Fabulosa Carla.
    Ainda há bocado vi uma no blogue da inês e fiquei fã dessas granolas na frigideira.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam muito boas, Lia. Foi a minha primeira mas gostei bastante :)

      Eliminar
  8. Gosto muito de granola caseira e também fiz a semana passada,mas foi no forno. Na frigideira nunca fiz e hei de experimentar também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu tenho de experimentar no forno na próxima vez, já que agora o bichinho das misturas caseiras ficou cá dentro :)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Experimenta, é super fácil e bem mais saudável :)

      Eliminar
  10. Excelente post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  11. Interessante! Faço sempre a minha no forno, mas vou experimentar na frigideira. Obrigada pela sugestão! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu vou ter de experimentar no forno, para ver a diferença :)

      Eliminar
  12. Olá!

    Decidi mudar o nome do meu blogue por achar que, actualmente, o nome anterior não se identifica comigo.

    Por isso, se quiseres continuar a seguir-me, acho que é melhor adicionar o novo link à tua lista de leitura.

    Obrigada!

    http://the-freckled-girl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha,...
    Bom fim-de-semana,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  14. Carla, maravilha!
    Fizeste mesmo bem em começar a fazer em casa, é tão melhor.
    E o cheirinho que fica enquanto se faz :) está linda!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :)
      Realmente não sei como deixei passar tanto tempo sem me aventurar neste meio mas como nunca é tarde para começar, agora não vou parar mais :)

      Eliminar
  15. Nunca tinha ouvido falar disto ehehe sempre a aprender como eu bem digo;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que esta é tão fácil de fazer que até irrita :)

      Eliminar
  16. Já fiz no forno, mas na frigideira nunca experimentei. Tenho de experimentar, definitivamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, fica óptima e é bem mais rápida de se fazer :)
      Já eu ainda tenho de experimentar no forno ...

      Eliminar
  17. As granolas de compra têm mesmo ingredientes assustadores! Bem melhor fazê-la em casa, até porque em termos de sabor não perde nada. Essa é um bom exemplo, tão apetitosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fiquei convencida e agora não compro mais, estou com a cabeça cheia de ideias de combinações mas ainda tenho uma receita tua para pôr em prática ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...