quinta-feira, 19 de maio de 2016

Granola caseira - feita na frigideira em 5 minutos


Granola faz parte da minha alimentação há alguns anos mas ainda não me tinha aventurado a fazer em casa e geralmente comprava sempre uma que gosto bastante. No entanto, apesar de se apelidarem de comida saudável, quando fui ler o rótulo, assustei-me com a quantidade de gordura e açúcares adicionados e desde então, sempre que comia, sentia um pequeno peso na consciência (devo andar maluca). 
Por essa razão e com tanta gente a fazer a sua própria granola, resolvi também me aventurar neste novo mundo e depois de pesquisar um pouco, encontrei uma receita aqui para começar e como correu tão bem, acho que não vou parar mais e passei a colocar na lista de compras menos um produto :)
Esta receita pode ser feita com o que mais gostámos, no meio caso foi com o que tinha na despensa, e gostei bastante do resultado final, uma delícia com iogurte natural :) 


Ingredientes:
- 1 chávena de flocos de aveia (a minha tinha 230ml)
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol
- 1/2 chávena de frutos secos a gosto (usei amêndoa, avelã, amendoim, sultanas e papaia desidratada)
- 1 pitada de canela

Comece por aquecer uma frigideira com o óleo, junte as sementes, a aveia e os frutos secos duros (amêndoa, avelã e amendoim). Deixe "refogar" um pouco e junte depois o mel, mexendo sempre para envolver bem e deixe alourar ligeiramente (sem queimar). Retire do lume e junte a canela, o coco e as restantes frutas. Envolva bem e deixe arrefecer por completo, Guarde num frasco de vidro para se conservarem crocantes.

Notas:
- Partindo da base de aveia, óleo e mel, pode depois juntar os ingredientes que mais gostar e fazer diversas combinações (com especiarias, cacau, outros frutos ...).
- Parti os frutos secos rijos ao meio para ser mais fácil de comer.
- Se gostarem da granola doce, aumente para 2 colheres de mel. Eu como utilizei frutos desidratados e como estes são já doces, não gosto de ter demasiado açúcar na restante granola. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...