sexta-feira, 20 de maio de 2016

Bifanas de Vendas Novas ... ou uma tentativa bem sucedida


Cá em casa os jantares de fim de semana são sempre simples, de preferência petiscos variados. Num destes últimos jantares de sábado, resolvi fazer uma antecipação das festas populares que se aproximam e tivemos direito a um belo caldo verde feito pela mãe, uns ovos com alheira (que irei publicar em breve) e estas belas bifanas no pão, que são simples de se fazer mas muito saborosas.
Depois de experimentar as bifanas à moda do Porto, foi a vez de experimentar as de Vendas Novas e na verdade são também bem saborosas e quando questionei os comensais cá de casa, não souberam dizer qual as melhores (já eu, preferi as do Porto, desculpem-me lá). Uma coisa é certa, foi receita que ficou para repetir e uma sugestão para os vossos jantares de fim de semana :)

desculpem as fotos mas com a pressa (ou melhor a fome) não consegui melhores 
Ingredientes:
- 600g de bifanas
- 3 dentes de alho
- 150ml de vinho branco
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 colher (sopa) de colorau
- sal e pimenta qb
- 1 colher (sopa) de azeite
- mostarda qb

Bata a carne até ficar com umas bifanas bem finas (eu coloco-as entre duas folhas de película aderente e depois bato com o rolo da massa). Tempere com sal, pimenta, colorau, alho laminado, louro, vinagre e metade do vinho. Deixe marinar umas horas, tapado com papel de alumínio. 
Passado esse tempo, coloque as gorduras num tacho e frite as bifanas levemente, vá retirando e mantendo-as quentes. Quando estiverem todas fritas, junte ao tacho a marinada e o restante vinho, deixe levantar fervura e junte novamente as bifanas para apurarem. Rectifique os temperos e se ficar com pouco molho, junte mais vinho. Sirva as bifanas quentes no pão, barrado com mostarda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...