Cá em casa os jantares de fim de semana são sempre simples, de preferência petiscos variados. Num destes últimos jantares de sábado, resolvi fazer uma antecipação das festas populares que se aproximam e tivemos direito a um belo caldo verde feito pela mãe, uns ovos com alheira (que irei publicar em breve) e estas belas bifanas no pão, que são simples de se fazer mas muito saborosas.
Depois de experimentar as bifanas à moda do Porto, foi a vez de experimentar as de Vendas Novas e na verdade são também bem saborosas e quando questionei os comensais cá de casa, não souberam dizer qual as melhores (já eu, preferi as do Porto, desculpem-me lá). Uma coisa é certa, foi receita que ficou para repetir e uma sugestão para os vossos jantares de fim de semana :)
desculpem as fotos mas com a pressa (ou melhor a fome) não consegui melhores |
- 600g de bifanas
- 3 dentes de alho
- 150ml de vinho branco
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 colher (sopa) de colorau
- sal e pimenta qb
- 1 colher (sopa) de azeite
- mostarda qb
Bata a carne até ficar com umas bifanas bem finas (eu coloco-as entre duas folhas de película aderente e depois bato com o rolo da massa). Tempere com sal, pimenta, colorau, alho laminado, louro, vinagre e metade do vinho. Deixe marinar umas horas, tapado com papel de alumínio.
Passado esse tempo, coloque as gorduras num tacho e frite as bifanas levemente, vá retirando e mantendo-as quentes. Quando estiverem todas fritas, junte ao tacho a marinada e o restante vinho, deixe levantar fervura e junte novamente as bifanas para apurarem. Rectifique os temperos e se ficar com pouco molho, junte mais vinho. Sirva as bifanas quentes no pão, barrado com mostarda.