sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bolo de limão e frutos silvestres ... super fofo


Para mim, fim-de-semana tem de ter bolo caseiro senão não é a mesma coisa, não ando bem. Eu sei que é estranho e nem consigo explicar mas que sinto um certo vazio, lá isso sinto e começo a suspirar por um docinho. Por isso mesmo, agora não deixo passar a oportunidade para o fazer e a minha escolha acaba quase sempre por recair nos bolos simples, daqueles que acompanham bem um café ou chá. 
O bolo que sugiro hoje é um clássico cá em casa, aquele bolo que nunca corre mal e fica extremamente fofo, tipo pão-de-ló, no qual vou variando os sabores e adicionando uma ou outra coisita. Se gostam daqueles bolos muito fofos e que parecem derreter na boca, vão gostar deste :)



Ingredientes:
- 4 ovos
- 120g de açúcar
- 140g de farinha com fermento
- raspa de 1 limão
- 4 colheres (sopa) de leite
- frutos silvestres qb*

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando começarem a ficar firmes, acrescente aos poucos o açúcar até obter picos firmes (demora cerca de 10 minutos a bater). Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, o leite e a raspa de limão. Por fim, peneire a farinha e envolva-a delicadamente na massa com uma espátula. Verta a massa para a forma e espalhe os frutos pela massa, pressionando um pouco. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó.

* eu usei frutos congelados que deixei descongelar sobre uma peneira para perderem o líquido excessivo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...