segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Arroz de ervilhas e ovo mexido - receita Yammi


Desde que tenho a Yammi, já testei algumas receitas para ver todas as potencialidades da máquina. Confesso que algumas surpreenderam-me, outras nem tanto (e mantenho a forma tradicional). Mas duas coisas me surpreenderam muito pela positiva: cozer o peixe ao vapor e cozinhar arroz seco e solto. 
Depois de ter visto aqui a Luísa Alexandra a fazer arroz na Bimby, resolvi também eu experimentar e adaptar à minha maquineta. Hoje deixo-vos aqui a forma como faço o arroz na Yammi, que fica sempre soltinho e passou a ser a forma de o confeccionar cá em casa.

Ingredientes:
- arroz agulha
- água (sempre uma quantidade superior a 850ml)
- azeite
- cebola ou alho
- sal

- ervilhas
- ovos 

Coloque no copo a cebola ou alho e pique 5 seg, velocidade 5. Junte o azeite e refogue 3 minutos, velocidade 1, temperatura 90º. No fim do tempo, coloque o cesto e dentro deste o arroz (na quantidade que quiser), junte o sal, as ervilhas e a água. Programe 13 minutos, velocidade 3, temperatura 100º. a meio da cozedura, mexa o arroz com a espátula. No fim do tempo, retire o cesto e coloque o arroz numa travessa. misture os ovos mexidos e sirva.
Para os ovos mexidos: bata os ovos, junte-lhes uma pitada de sal e leve a fritar numa frigideira quente, untada com óleo. Mexa sempre até obter a consistência que gosta. 

Notas:
- quando quero fazer arroz para 2 pessoas, coloco 850ml de água e marco 13 minutos; quando faço para 4 pessoas, aumento para 950ml e marco 14 minutos.  
- cerca de 4 minutos depois da máquina estar a cozer o arroz, costumo aumentar a para a velocidade 4, durante 5 segundos (para a água subir mais depressa) e depois mantenho na velocidade 3 até ao fim do programa.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Luísa pelas dicas, passei a ter um arroz perfeito sem trabalho nenhum :)

      Eliminar
  2. Por vezes também faço arroz assim e chamo-lhe uma espécie de arroz xau xau! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este por acaso era para ser o tal "xau xau" mas apeteceu-me assim mais simples e serviu para um almoço com sabores asiáticos num dia destes :)

      Eliminar
  3. O arroz de ervilhas é sem duvida o meu preferido. E se levar ovo mexido como extra, melhor ainda! De vez em quando também faço arroz na bimby! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de arroz de ervilhas, então a acompanhar bife grelhado ou rissóis de carne faz as minhas delícias sem dúvidas :)

      Eliminar
  4. Que arroz fantástico,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Também costumo fazer e depois junto mais umas coisinhas e fica uma refeição simples e deliciosa
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes (muitas vezes) também sai assim um arroz completo, fica saboroso, é rápido e muito económico :)

      Eliminar
  6. Simples e deve ser bem bom.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Juro, mas juro mesmo que me cresceu "agua na boca" adooooro esse arroz Adoro!! Que prato delicioso!!!
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, uma sugestão muito simples mas que acompanha bem quase tudo ;)

      Eliminar
  8. Tenho uma mas nunca fiz lá arroz! Tenho mesmo de experimentar :) Ficou com tão bom aspeto!

    ResponderEliminar
  9. Eu já tentei fazer por mais que uma vez seguindo as receitas do livro da Yamm e ainda não me saiu bem.
    Que quantidade de arroz colocas?

    ResponderEliminar
  10. Eu já tentei fazer por mais que uma vez seguindo as receitas do livro da Yamm e ainda não me saiu bem.
    Que quantidade de arroz colocas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As receitas do livro de arroz ainda não fiz nenhuma.
      Em relação ao arroz simples e solto, a quantidade de arroz não sei precisar, nesse campo sou há moda antiga e uso como medida sempre a mesma tigela porque assim sei a quantidade de arroz que estou a fazer.
      O que posso dizer é que até hoje ainda não fiz arroz para mais de cinco pessoas e até este número posso garantir que sai bom, pelo menos tem-me corrido bem :)
      O conselho que posso dar é: primeiro fazer um refogado para dar gosto ao arroz; depois colocar o cesto dentro da máquina, a seguir juntar o arroz e o sal dentro do cesto. Verter a água por cima (nos últimos tempos tenho colocado sempre entre 900 e 950ml de água) e programar para cozer. Outra coisa importante a ter em conta é o tempo de cozedura, que se vai aumentando consoante a quantidade de arroz (eu costumo marcar 13 minutos mesmo quando faço arroz para 1 a 2 pessoas, depois provo e caso ainda não esteja no ponto acrescento mais 1 a 2 minutos). Espero ter ajudado :)
      Experimenta a receita que tenho aqui e depois diz como correu ... costumo fazer sempre esta e sai solto, mesmo variando no tipo de arroz. Qualquer dúvida mais, estou aqui para ajudar :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...