domingo, 3 de janeiro de 2016

Bolo rei

Bolo rei é talvez o único doce que nunca falta numa mesa portuguesa no Natal. Seja o tradicional ou as suas variantes, é aquele doce que todos gostam e que sabe tão bem (e faz umas tostas bem agradáveis). Como tal, não podia deixar de colocar aqui a minha versão deste bolo tão típico português, até porque o dia de Reis está a chegar e nada como ter o rei à mesa.


Ingredientes:
- 200ml de leite
- 3 colheres (sopa) de vinho do Porto branco
- raspa de 1 laranja
- 2 ovos médios
- 30g de margarina
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 50g de açúcar
- 530g de farinha
- 1/2 colher (chá) de sal

- 200g de frutos secos (usei nozes, avelãs, amêndoas e sultanas)
- 100g de frutas cristalizadas

Dissolva o fermento num pouco de leite. Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP (primeiro os líquidos e depois os sólidos, terminando com o sal). Seleccione o programa Massa e deixe amassar e levedar, juntando os frutos quando der o sinal sonoro. Quando o programa terminar, retire a massa, forme uma bola e fure o centro, dando a forma de uma coroa. Deixe levedar mais um pouco (entre 30 minutos a 1 hora), pincele com ovo batido, decore a gosto e leve ao forno, a 180º, cerca de 30 minutos (não deixe demasiado tempo porque senão a massa seca demais). Deixe arrefecer um pouco, e polvilhe com açúcar em pó. 

Nota: congelem umas fatias para comerem mais tarde, depois de descongelado mantém a qualidade.

20 comentários:

  1. Gosto tanto de bolo rei, quer o tradicional quer as suas variedades :)
    O teu ficou lindo!
    Beijinhos e bom ano.
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, também não consigo dizer que não a uma fatia de bolo rei ;)

      Eliminar
  2. Já eu é o único bolo que não gosto :(
    Mas que ficou lindo e com excelente aspecto lá isso é verdade ;)
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. teu bolo ficou maravilhoso...um beijinho e um bom 2016.

    ResponderEliminar
  4. Eu cá sou mais bolo rainha ou outras variantes que não levem frutas cristalizadas. Mas este bolo rei está muito bonito, até eu fico com vontade de comer. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :)
      Eu também não sou fã de frutas cristalizadas. Aliás, nunca como aquelas que estão por cima do bolo rei mas confesso que no interior gosto bastante :)

      Eliminar
  5. Ora ai está a minha tentaçao de natal! É tão dificil resistir! Está maravilhoso esse teu! Quero uma fatia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cá em casa sai fatia após fatia e posso-te dizer que ele desaparece logo ;)

      Eliminar
  6. Tem um aspecto delicioso. Ficou muito bonito. parabéns!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Eu não gosto muito, mas que o tenho sempre no meu Natal tenho :) E esse está lindo :D

    ResponderEliminar
  8. Eu costumava fazer também, mas este ano acabei por não fazer. A minha mãe trazia sempre algum, porque lhe davam, e depois sobrava imenso, e cá por casa ninguém é muito fã de o comer assim tipo torrada, então por isso decidi não fazer...
    Mas está muito bonito o teu :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem cá em casa nunca é demais, somos todos fãs incondicionais de bolo rei mas agora tenho por hábito congelar algumas fatias para comer uns dias depois (ficam tão frescas como se tivesse acabado de fazer).

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...