quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Feijão preto com salsichas frescas e couve


Feijão é um dos ingredientes que eu mais gosto e reconfortam-me sempre nestes dias frios. Esta refeição é apenas mais uma mas que me soube muito bem e além disso é composta por leguminosas, algo que nos faz muito bem. Só é pena eu nunca conseguir que este tipo de refeição fique bem no prato, mas paciência :)


Ingredientes (2 pessoas):
- 2 a 3 salsichas frescas
- 1 lata de feijão preto (das pequenas)
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- couve lombarda ou coração
- rodelas de chouriço (usei mouro)
- sal, pimenta, colorau e cominhos qb
- 1 fio de azeite

Pique os alhos e a cebola. Corte a cenoura em rodelas e a couve em tiras. 
Num tacho, coloque um fio de azeite e frite levemente as salsichas (pique com um garfo). Quando ganharem cor, retire e corte em rodelas grossas. No mesmo tacho, refogue a cebola, alho, cenoura e louro. Quando a cebola amolecer, junte o chouriço e as salsichas. Deixe refogar um pouco e junte água e os temperos. Quando as salsichas estiverem quase prontas, junte a couve e deixe cozinhar até esta amolecer. Junte depois o feijão com a calda, rectifique os temperos e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos. Sirva acompanhado com arroz branco.

26 comentários:

  1. Isto é a comidinha mais reconfortante para estes dias frios e chuvosos! Adoro!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho que esse prato está bonito. Sou daquele tipo de pessoas que se importa mais com o sabor do que com a qualidade das fotos, mas garanto que esse prato está com muito boa apresentação. Quanto aos feijões, nem sempre fui fã, hoje em dia gosto mas não morro de paixão! Mas confesso que ao ver a tua sugestão me abriu o apetite! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Eu também dou mais importância ao sabor mas que os olhos também comem, lá isso comem ...
      Em relação aos feijões, acho que sempre gostei bastante, o único que não gosto tanto é mesmo o feijão frade :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Concordo Luísa e nestes dias frios sabe ainda melhor :)

      Eliminar
  4. Ai Carla, que comida maravilhosa... De conforto mesmo. Ontem à noite também fiz feijão fradinho e é muito bom. Essas fotos deixam-me com água na boca, é uma comida mesmo ao nosso jeito cá de casa, satisfaz e é nutritiva. Adorei esta tua sugestão. Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, e se tirarmos a carne, fica uma refeição vegetariana também bastante saborosa :)

      Eliminar
  5. Este é daqueles casos que a aparência não interessa, o sabor é que é importante. Um dos meus pratos favoritos é feijão com batata doce e de aparência é um horror, já de sabor, adoro, adoro... :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o que mais conta é o sabor e que nos satisfaça :)

      Eliminar
  6. Comida de conforto bem boa. Delicia!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla!!
    Mas que belo prato, é daqueles que a gente come e depois fica curtindo a pança cheia..rsrsrs
    Beijos mil e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E podemos sempre aumentar nos legumes para tornar o prato mais leve :)

      Eliminar
  8. Adoro feijão preto , assim com salsichas deve ter ficado delicioso.
    Nestes dias frios sabe tão bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube mesmo, ainda não tinha experimentado feijão preto assim mas resulta muito bem :)

      Eliminar
  9. Mas que atentado... que delícia esta conquistou-me totalmente ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Therasia, fico feliz que tenhas gostado :)

      Eliminar
  10. Que ar delicioso, nada como comidinha reconfortante. Que bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, nestes dias frios sabe sempre bem uma refeição assim :)

      Eliminar
  11. Hummm! Bem apetitoso e suculento prato.
    Aproveito e fico com você aqui.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  12. O meu marido iria adorar esta refeição,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  13. Olha que não estás a ver bem, o prato que eu vejo tem muito bom aspeto :D Deve ser mesmo uma delícia, também sou fã de feijão preto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Avelã, se leva feijão eu gosto, independentemente do aspecto :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...