sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Como cozer beterrabas

Beterraba foi um dos alimentos que quando o provei pela primeira vez, não gostei. mas sempre aprendi que devemos insistir no que nos faz bem e dar uma segunda oportunidade. E o que vos posso dizer, acabei por gostar bastante. No entanto, sempre as comprei já cozidas por ser mais prático mas quando aparecem em casa diversas beterrabas cruas e não se sabe o que fazer com elas, o melhor é mesmo cozinhá-las. 
Numa pesquisa pela internet, reparei que para as cozer era necessário demasiado tempo (em alguns locais falavam mesmo em 2 horas) e eu não estava mesmo para despender tanto tempo e energia a cozer beterrabas. Mas como quem procura acha, achei aqui a solução para o meu problema.


Ingredientes:
- beterrabas cruas médias (de preferência com o mesmo tamanho)
- 1 colher (sopa) de açúcar*
- água qb

Lave as beterrabas e coloque-as numa panela de pressão, sem sobrepor. Junte água até chegar a meio das beterrabas (cerca de 2 dedos) e uma colher de sopa de açúcar. Feche a panela e quando começar a chiar, conte 20 minutos** (se as beterrabas forem maiores ou menores, altere um pouco o tempo). Quando passar o tempo, retire a pressão, passe-as por água e descasque (a casca sai facilmente à mão). Pode utilizá-las de seguida ou congelar, já cortadas, prontas a utilizar.

* o açúcar vai manter o sabor e cor das beterrabas. Nunca colocar sal porque vai ficar um sabor a terra.
** embora a informação retirada fosse de 20 minutos desde que se fecha a panela, no meu caso isso não funcionou muito bem comigo e as beterrabas não cozeram bem. Desta segunda vez, contei 20 minutos depois de começar a chiar e elas ficaram no ponto. Pode ser uma variação de panela para panela, por isso talvez seja melhor testarem. 

As beterrabas com água e açúcar (as minhas não tinham o mesmo tamanho e por isso a pequena ficou um pouco cozida demais

As beterrabas já cozidas, com a água que sobrou

As beterrabas já cozidas e descascadas

Algumas receitas para utilizar a beterraba:


12 comentários:

  1. Acho que nunca cozinhei uma beterraba na minha vida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também nunca tinha cozido mas como é tão fácil, acho que as vou passar a cozer, já comê-las é várias vezes :)

      Eliminar
  2. Oi Carla!
    Eu adoro beterraba e faço sempre, mas não conhecia essa dica do açúcar. Agora vou passar a usar kkk
    Bjssss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que as fiz e gostei bastante, um bom fim de semana Dinha :)

      Eliminar
  3. Nunca cozinhei uma beterraba, e que saiba só as comi ainda em salada. Em alguns casos sabem a terra e agora graças a ti já fiquei a saber porquê! :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também não sabia, pensava que era da qualidade das beterrabas mas pelo visto é mesmo de quem as coze ;) Bom fim de semana :)

      Eliminar
  4. Na panela de pressao é realmente muito rapido! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dispenso a minha e coze uns pudins que é uma maravilha ;)

      Eliminar
  5. Já experimentei e não gostei muito... Tenho de seguir estas dicas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozida desta forma não ficou aquele sabor a terra que por vezes sentimos, experimenta assim e vê se gostas :)

      Eliminar
  6. Vou experimentar cozer. Na panela de pressão ,mas ao vapor

    Com açúcar durante 20' para ver como corre. Obrigado pela dica.
    Felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Depois diga como correu. Ao vapor nunca fiz e talvez tenha de aumentar um pouco o tempo, julgo eu. O açúcar é para quebrar o sabor a terra ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...