sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Como cozer beterrabas

Beterraba foi um dos alimentos que quando o provei pela primeira vez, não gostei. mas sempre aprendi que devemos insistir no que nos faz bem e dar uma segunda oportunidade. E o que vos posso dizer, acabei por gostar bastante. No entanto, sempre as comprei já cozidas por ser mais prático mas quando aparecem em casa diversas beterrabas cruas e não se sabe o que fazer com elas, o melhor é mesmo cozinhá-las. 
Numa pesquisa pela internet, reparei que para as cozer era necessário demasiado tempo (em alguns locais falavam mesmo em 2 horas) e eu não estava mesmo para despender tanto tempo e energia a cozer beterrabas. Mas como quem procura acha, achei aqui a solução para o meu problema.


Ingredientes:
- beterrabas cruas médias (de preferência com o mesmo tamanho)
- 1 colher (sopa) de açúcar*
- água qb

Lave as beterrabas e coloque-as numa panela de pressão, sem sobrepor. Junte água até chegar a meio das beterrabas (cerca de 2 dedos) e uma colher de sopa de açúcar. Feche a panela e quando começar a chiar, conte 20 minutos** (se as beterrabas forem maiores ou menores, altere um pouco o tempo). Quando passar o tempo, retire a pressão, passe-as por água e descasque (a casca sai facilmente à mão). Pode utilizá-las de seguida ou congelar, já cortadas, prontas a utilizar.

* o açúcar vai manter o sabor e cor das beterrabas. Nunca colocar sal porque vai ficar um sabor a terra.
** embora a informação retirada fosse de 20 minutos desde que se fecha a panela, no meu caso isso não funcionou muito bem comigo e as beterrabas não cozeram bem. Desta segunda vez, contei 20 minutos depois de começar a chiar e elas ficaram no ponto. Pode ser uma variação de panela para panela, por isso talvez seja melhor testarem. 

As beterrabas com água e açúcar (as minhas não tinham o mesmo tamanho e por isso a pequena ficou um pouco cozida demais

As beterrabas já cozidas, com a água que sobrou

As beterrabas já cozidas e descascadas

Algumas receitas para utilizar a beterraba:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...