sábado, 23 de janeiro de 2016

Pudim flan de microondas


Quem não gosta de pudins que levante a mão? 
Bem me parecia que não iriam estar muitos dedos no ar e o meu não está concerteza. A verdade é que eu adoro pudins (daqui a pouco devem achar que eu adoro tudo). Desde que não sejam excessivamente doces, gosto de todos. Geralmente evito aqueles cheios de ovos e carradas de açúcar ou então dou-lhes uma reviravolta e corto-lhes o necessário. A maior parte das vezes costumo cozê-los na panela de pressão por ser mais rápido e ficar igualmente saboroso. Mas naqueles dias de pressa ou quando não me apetece ter trabalho mesmo nenhum, acabo por recorrer a esta receita de pudim flan no microondas. É uma receita que está por toda a internet, com mais ou menos ovos e açúcar mas deixo-vos aqui o que eu costumo fazer e que corre sempre bem. Em vez da baunilha, às vezes aromatizo com vinho do porto, amêndoa, citrinos ou outro aroma a gosto. Não deixem de experimentar esta delícia e ter uma sobremesa feita em 5 minutos, para surpreender qualquer visita inesperada ou simplesmente matar o desejo de doces (até porque este nem é muito calórico).


Ingredientes :
- 3 ovos médios
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 250ml de leite
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- caramelo líquido qb

Bater com uma vara de arames todos os ingredientes. Barrar uma forma com caramelo líquido e verter o preparado. Levar ao microondas na temperatura máxima (usei a potência 800w) durante 5 minutos (vai aparecer muitos buraquinhos no pudim). Deixar arrefecer por completo e levar ao frio. Desenformar só quando estiver bem fresco.

25 comentários:

  1. Respostas
    1. É bem rápido de se fazer e olha que desaparece ainda mais rápido, este deu para 3 gulosos e ainda houve um que queria mais :D

      Eliminar
  2. O meu marido está com o dedo no ar!! Não é que ele não goste, ele gosta desde que não seja o da mãe dele! Parece que era o unico pudim que sabia fazer quando ele era miudo e de tanto comer enjoou! Que formas usas! É que ele ficou bem perfeitinho! Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu marido parece o meu pai mas em relação ao bacalhau à espanhola. Tanto comeu na infância que agora nem do cheiro gosta :)
      Em relação à forma, esta é uma daquelas formas que vêm com o pudim, quando compramos nos hipermercados. A minha mãe costumava comprar às vezes esses pudins e guardávamos as formas. Agora servem para estes pudins de microondas. Mas também podes utilizar daquelas de silicone por exemplo. Espero ter ajudado :)

      Eliminar
  3. Impossivel não experimentar já.
    Depois te conto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te vais arrepender, aqui já me pediram outra dose, desta vez vai ser com vinho do porto, para variar :)

      Eliminar
  4. Uma receita bem fácil e prática e com um resultado perfeito!! Adorei! ( O prato também é lindíssimo!!)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, realmente faz-se num abrir e fechar de olhos. O prato é herança da avodrasta, uma relíquia nos tempos de hoje que eu adoro :)

      Eliminar
  5. Carla, ficou muito bom. Fiz com baunilha e utilizei caramelo preparado na hora, no tacho.
    Acontece que a forma pirex era excessivamente grande para a quantidade o que resultou num delicioso pudim baixinho.
    Em vez dos 5 minutos, acrescentei 2 porque me parecia demasiado líquido.
    Para a próxima usarei forminhas individuais para flan.
    Será que se pode sem prejuízo dobrar as quantidades?
    Já experimentaste?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, para a próxima experimenta substituir a baunilha por vinho do porto que também fica óptimo. No meu caso ficou bem aos 5 minutos (até acho que cozeu um bocadinho de mais) mas isso varia muito de aparelho para aparelho, convém sempre verificar e se for preciso aumentar o tempo como fizeste.
      Em relação a dobrar as doses, podes aumentar à vontade, só tens de aumentar também no tempo de cozedura (para um pudim de 6 ovos aconselho a começares por uns 8 minutos e depois verificares a cozedura).

      Eliminar
  6. Pratico, simples de realizar e sem duvida uma delicia, adoro pudims

    ResponderEliminar
  7. !! Delicioso !!. Le metería la cuchara ahora mismo si pudiera. Y además fácil de preparar y seguro que más fácil de hacerlo desaparecer jajajajaja, porque en mi casa no duraría nada.

    Besines

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, aqui desapareceu logo e quem quis repetir já não conseguiu :)

      Eliminar
  8. Carla
    Apesar de eu levantar o dedo a meia haste... porque "eu é mais salgados"... irei experimentar! Mais fácil não podia ser!
    Depois digo como ficou!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se vai arrepender, e para quem não é muito de doces, este é perfeito porque leva pouco açúcar :)

      Eliminar
  9. Ficou fantástico,...adoro receitas de micro-ondas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá por casa o microondas serve quase sempre apenas para aquecer mas agora tenho andado a tentar dar-lhe outros usos e este tipo de sobremesa é uma delas, que por sinal fiquei fã por ser muito rápido :)

      Eliminar
  10. Eu não levanto o dedo de jeito nenhum, pois adoro pudins e mais que comer, adoro fazê-los :-) Desconhecia esta receita, mas gostei. A experimentar Carla. Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais simples é impossível e fica muito bom, sem ser demasiado doce :)

      Eliminar
  11. Que receita rápida e boa! Adoro pudim :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...