sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Bolo de vinho do Porto (extremamente fofo)

Quem me conhece sabe que eu não dispenso uma boa fatia de bolo ao lanche. No entanto, procuro seguir algumas regras quando os faço tendo especial atenção à gordura e açúcar inseridos, sim porque eu não consigo comer apenas uma fatia, meus caros :)
Este bolo é uma mistura de pão-de-ló e bolo-esponja. Fica um bolo pequeno muito fofo e leve, mas também húmido e aromático. Perfeito para acompanhar com uma boa chávena de chá ou café, como preferirem :) 



Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 gemas
- 80g de farinha com fermento
- 90g de açúcar (pode aumentar um pouco se for muito guloso)
- 75 ml de vinho do porto ou outra bebida licorosa

Bata na batedeira as gemas e os ovos com o açúcar até obter um creme muito fofo e este ter aumentado de volume (cerca de 10 minutos na velocidade máxima). Diminua a velocidade e junte o vinho. Envolva a farinha, previamente peneirada, com uma espátula e verta para uma forma redonda forrada com papel vegetal. Leve ao forno a 180º, até o palito sair quase seco. 

34 comentários:

  1. Está maravilhoso!
    Com aquele aspecto bem caseiro que adoro.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Mas não fica com a consistência dele, só mesmo o aspecto exterior ;)

      Eliminar
  3. Parece mesmo pao de lo. Por ai vê-se logo que esta bem fofo. Também me servia de uma fatia. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente fica muito fofo, eu gostei bastante tanto da textura como do leve toque aromático :)

      Eliminar
  4. Gosto de bolos esponjosos a pender para o pão de ló! Esse é perfeito para mim porque não é muito grande, assim não corro o risco de cair em tentação demasiadas vezes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bolo pequeno mas confesso que desejei que fosse maior ;)

      Eliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    parece um pão de ló de ovar eheh tem mesmo bom aspeto :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, parece mas não é :)
      Realmente a consistência é muito fofa mas não tem aquele creme característico do pão de ló de ovar, nem o sabor. Experimenta acho que vais gostar :)

      Eliminar
  6. Tem mesmo aspecto de fofinho. Que bom. Delicia!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Tens de experimentar, não te vais arrepender :)

      Eliminar
  8. Ai que bolo maravilhoso :-) Quando era mais nova não gostava de vinho do porto, nem do cheiro... Agora continuo a não gostar de o beber, mas uso-o imenso em sobremesas e para aromatizar a salda de fruta e adoro! Este bolo esponja parece-me muito bem, a experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não gosto de o beber mas em doces e molhos para carnes, fica delicioso. E na salada de fruta nem se fala ;)

      Eliminar
  9. Mas esta menina só faz coisas maravilhosas!!! Que rico bolo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas essas coisas que eu fico convencida :D

      Eliminar
  10. Adoro bolos fofos e pão de ló, por isso acho que ia adorar este bolo. E ficou realmente com um ar super fofo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas deste tipo de bolos, tens de experimentar este :)

      Eliminar
  11. Vou passar a receita à minha mae que acho que vai adorar :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ela goste, depois diz como correu :)

      Eliminar
  12. Estou intrigada com este bolo! Levo a receita comigo, pela tua descrição fiquei cheia de vontade de experimentar! tem optimo ar! beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Um bolinho sabe sempre bem e se for assim fofinho ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, também sou da tua opinião :)

      Eliminar
  14. É o tipo de bolo que eu gosto, tem um aspecto de quero mais...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, o único problema mesmo é resistir ao "quero mais" :D

      Eliminar
  15. E quem me conhece sabe que eu adoraria ter lanchado com vc e saboreado esse bolo maravilhoso kkkk
    Hummmmm, que delícia!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, um oceano nos separa mas fazemos o lanche por telepatia, ok :D

      Eliminar
  16. Adoro bolos extremamente fofos :D Esse deve ser mesmo bom :)

    ResponderEliminar
  17. Realmente é muito fofo e o pior é comer apenas um bocadinho :D

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...