quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Tortilha de bacalhau

A tortilha, de origem espanhola, é uma das minhas paixões gastronómicas. Embora não seja um prato nada especial, eu adoro-a. Não sei se é da mistura dos ovos com a batata ou se é de outra coisa, mas a verdade é que eu gosto de todas. A particularidade das tortilhas é que se podem fazer de forma a aproveitar sobras de outras refeições e ter assim uma nova bem saborosa (só tenho pena que seja frita mas temos sempre o forno embora não seja a mesma coisa).


Ingredientes:
- bacalhau cozido (aproveitamentos)
- batata em palitos finos
- cebola em rodelas finas
- pimento vermelho em cubinhos
- louro, sal e pimenta
- ovos
- óleo ou azeite

Comece por fritar as batatas (eu fritei na frigideira com uma mistura de óleo e água, até estarem moles). Retire e reserve, sobre papel absorvente. Na mesma frigideira, junte um pouco de azeite e refogue a cebola, louro e pimento, até a cebola estar macia, junte o bacalhau e deixe refogar mais 2 minutos. Bata os ovos numa taça, junte o refogado de bacalhau, as batatas e tempere de sal e pimenta. Envolva bem e leve a fritar na frigideira com um pouco de óleo. Quando se começar a descolar nas laterais, coloque um prato por cima da frigideira e com a ajuda de um pano vire ao contrário. Faça deslizar a tortilha de novo do prato para a frigideira e deixe cozinhar até ficar dourado. Sirva de seguida, acompanhada com uma salada. 

28 comentários:

  1. Realmente também gosto bastante ótimo para fazer com as sobras, boa sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) nada como comer sobras com aspecto de novo ...

      Eliminar
  2. Gosto muito p, uma forma excelente para os aproveitamento, que bom aspeto, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) temos sempre de lhes dar uma cara nova ...

      Eliminar
  3. Adoro tortilhas, quando vou a Espanha quase que me alimento a tortilhas, sempre que há coisas com tortilha lá vou eu para essa opção! :)
    A tua ficou com um aspecto muito bom! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou assim, quando lá vou costumo ficar em casa da minha madrinha e as minhas atenções recaem sempre pelas tortilhas e empanadas :)

      Eliminar
  4. Gosto imenso de tortilhas, saem cá por casa imensas vezes pois são rápidas de fazer e dá para aproveitar aqueles restinhos que andam no frigorifico! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa não saem muitas vezes porque eu sou a única fanática pela dita. Como geralmente era feita para a família toda, eu acabava por andar a comer tortilha durante dois dias. Agora passei a fazer uma individual só para mim e assim acho que vou passar a comer mais vezes :)

      Eliminar
  5. Mnham, mnham... deve ter ficado deliciosa. Que bom aspecto!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Adoro tortilha espanhola, adoro, adoro, adoro! Consolo-me sempre que dou uma escapadinha à Galiza. E vou experimentar esta Carla, sem dúvida! Está com um aspecto maravilhoso :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou como tu, na Galiza não lhes consigo resistir :)

      Eliminar
  7. que bom aspecto esta tortilha! raramente faço mas também gosto muito :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Deve ter ficado maravilhosa, tenho que experimentar!
    Beijinhos grandes*
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de tortilha e de bacalhau, vai gostar desta. Se experimentares diz se gostaste :)

      Eliminar
  9. Adoro uma boa tortilha há meses que peço à minha amiga Marta (espanhola) para me fazer tortilha e nada, agora lembrei-me de novo, acho que o mais certo é eu fazer esta para ela ver como nós fazemos umas tortilhas à grande ;) hehe

    ResponderEliminar
  10. Olha, nem de propósito: postei agora uma coisa parecida :)
    Que tortilha maravilhosa! A minha mãe também fazia uma do género, ficava tão boa!

    ResponderEliminar
  11. Deu fome hahaha
    quero tentar fazer

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Também adoro tortilhas! De bacalhau nunca fiz, que bom aspeto :) Não é assim tão imprescindível fritar, na antiaderente fazem-se bem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não uso muita gordura, geralmente só costumo untar. Mas uma vez quis-me armar em chica-esperta e não coloquei gordura nenhuma numa frigideira anti-aderente. Resultado: uma tortilha desconstruída :D
      Desde então, unto a dita, nem que seja ao de leve, só os ovos estrelados é que vão directamente ...

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...