segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Bolo de maçã e aveia para a máquina de fazer pão ou não ...


Mais um bolo de maçã, devem achar que só tenho maçãs em casa :D mas na realidade é um dos frutos que eu mais gosto em bolos e este é só mais um. 
Numa tentativa de o tornar bem mais saudável (sim porque ainda tenho um quilo a mais das festas e não o pretendo manter durante muito mais tempo), adicionei uma parte de aveia à farinha, açúcar amarelo em pequena escala e maçã para conferir humidade e doçura ao bolo em troca da tradicional gordura. Sim, podem dizer que continua a ser um bolo (e por isso calórico), mas eu não vivo sem eles e domingo é sagrado, tem de ter um bolo caseiro (neste caso húmido e doce qb) para acompanhar com o meu chá verde bem quentinho, principalmente numa tarde de inverno como esta :) 



Ingredientes:
- 100g de açúcar amarelo
- 2 ovos
- 150g de farinha de trigo
- 100g de farinha de aveia (flocos triturados)
- 2 dl de leite
- 2 colheres (chá) de fermento
- canela em pó qb
- 3 colheres (sopa) de vinho do Porto
- 3 a 4 maçãs cortadas em cubos

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar o vinho e a canela. Misturar as farinhas e o fermento, alternando com o leite, até obter uma massa homogénea. Juntar as maçãs e verter para a cuba da máquina de fazer pão e levar a cozer (no meu caso demorou 1:10h). Também pode colocar numa forma e levar a cozer no forno, a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco. Desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

28 comentários:

  1. Adoro este tipo de bolo caseiro, é sempre tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, por vezes quanto mais simples, melhor :)

      Eliminar
  2. Que bom aspeto...já comia!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que ar tão caseirinho, mesmo a pedir uma mordidela, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, estes bolos caseiros são os me mais prazer que dão a comer, gosto mesmo de coisas assim simples :)

      Eliminar
  4. Olha que nunca fiz bolo na MFP! Mas gosto muito a combinação de maça e aveia por isso... ia gostar deste!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso-a apenas para os cozer (não gosto de os amassar lá). Quando tenho apenas um bolo para cozer, não gosto de ligar o forno e assim é bem mais económico :)

      Eliminar
  5. Gostei! Desculpa mas vou levar a receita para fazer hoje. Tenho maçãs para gastar! Este leva açucar, coisa que tenho evitado ao máximo, mas como cá em casa todos se têm queixado que os bolos nunca têm açucar, desta vez vou manter a quantidade que sugeres assim ficam todos felizes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo não fica muito doce, acho que fica no ponto certo e até a minha mãe comeu (ela é pré-diabética) e gostou bastante. A maçã dá-lhe a humidade e doçura extra que o bolo precisa. Depois diz como correu, espero que gostes :)

      Eliminar
  6. Até me parece um bolo bem saudável. ;)
    Nunca usei aveia nos bolos, tenho que experimentar. O teu bolo ficou com um aspecto mesmo apetitoso, apetece dar uma trinca. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha experiência a aveia usada em flocos dá leveza aos bolos. Já se for usada em farinha torna-os mais densos. No entanto, em ambos os casos fica óptima e é uma boa forma de acrescentarmos fibra a um doce :) Tens de experimentar um dia ...

      Eliminar
  7. Deve ter ficado tão bom. Hummm que delicia....
    Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou um bolo perfeito para o pequeno-almoço, aliás, foi mesmo o meu hoje ;)

      Eliminar
  8. Olá Carla!!
    Um bolo delicioso e nutritivo, perfeito para o lanche!
    Beijos e linda semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  9. Parece ser muito bom, ao menos o aspeto é ótimo hmmmmmm...bj
    http://fashionprincess23.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    tem um excelente aspeto, deve ser mesmo bom :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Que delicia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Obrigado Vânia, confesso que ao lanche de domingo estes assim são os que mais me agradam :)

      Eliminar
  13. Parece-me tão bem esse bolinho assim com chá! :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  14. Muito bom! Mesmo que seja em parte apenas, é mais saudável e isso já é bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se trocarmos parte dos ingredientes, nem notamos a diferença em paladar mas em saúde vamos notar, nem que seja a longo prazo :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...