segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Soufflé de atum e cenoura

Depois de um sábado lindo de céu azul, tinha de vir um domingo cinzento e cheio de chuva. Como tal, nada como uma comidinha de forno para nos aquecer o corpo e a alma e desta vez a escolha recaiu por um soufflé.  
Soufflé é um daqueles pratos que toda a gente gosta (menos o meu irmão) e, como tal, sai algumas vezes desta cozinha, tanto por ser fácil de confeccionar como por ser rápido e prático (enquanto o coitado está no forno, arruma-se a maior parte da cozinha e depois é só desfrutar).
Como tinha muitas claras no congelador a necessitarem de ser gastas, resolvi desta vez testar o soufflé apenas com elas, sem as gemas e ver qual o resultado (e assim ter mais uma sugestão para as gastar quando é necessário). O que posso dizer é que não senti qualquer diferença em relação aos outros que tinha feito anteriormente, o único erro cometido foi mesmo retirar um pouco antes do forno (dada a fome que era tanta) e ele abater um pouco. Mas nada de mais a apontar e esta será uma receita a repetir mais vezes, sem sombra de dúvidas :)


Ingredientes (3 pessoas):
- 1 cenoura ralada
- 1 lata de atum
- 1/2 cebola picada
- 4 claras batidas em castelo firme
- molho cocktail qb
- sal e pimenta qb
- 1 fiozinho de azeite
- 2 e 1/2 colheres (sopa) cheias de farinha
- 500 ml de leite
- pão ralado para polvilhar

Comece refogar no azeite a cebola e a cenoura. Quando a cebola amolecer, junte o atum, o molho cocktail, sal e pimenta. Envolva e deixe cozinhar 1 minuto. Junte um pouco de leite e a farinha, envolva bem e verta o leite restante. Mexa até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Envolva as claras em castelo e verta para uma forma alta (previamente untada). Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a 220º, até dourar a superfície. Retire e sirva de imediato, acompanhado com uma salada. 

22 comentários:

  1. Gosto de soufflé de atum! Aliás foi uma das receitas que ganhou o passatempo do meu blog Desafio Açoriano! Arrecadou o 3° lugar. Foi um prato muito apreciado por todos cá em casa, aliás, lembro-me que naquele dia mais houvesse! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente fica bastante saboroso, eu nunca tinha comido de atum mas fiquei fã :)

      Eliminar
  2. Tudo o que leve atum eu adoro, esta receita nunca provei mas deve ser uma delícia, vou mostrar à minha mãe para fazermos num fim de semana em família! ♥
    xoxo, Sofia Pinto
    LAST POST ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, se gostas de atum, acho que vais gostar desta receita :)

      Eliminar
  3. Eu adoro soufflé e o teu ficou maravilhoso...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natércia. Fiquei aborrecida por ele ter abatido mas mesmo assim estava uma delicia e todos gostamos bastante :)

      Eliminar
  4. Humm.. excelente sugestão. Adoro :)
    bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Só provando, mas se a minha opinião contar, estava mesmo bom :D

      Eliminar
  6. Souffle é algo que me recorda a infância pois era um prato que a minha mãe fazia quando eu era pequena, depois nem sei bem porquê deixou de fazer. Agora fiquei com imensa vontade de voltar a comer souffle! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu descobri o mundo dos soufflés há pouco tempo mas acho que vieram para ficar :)

      Eliminar
  7. Carla,
    querida, TODOS os soufflés abatem um bocadinho à saída do forno!
    Não são verdadeiros soufflés:
    1º. aqueles que abatem demais e ficam uma palmilha!
    2º. aqueles que não abatem nada e ficam um pudim!

    Tenho dito!!! Quem não concordar pode... discordar!!!
    O teu ficou lindo e acredito que tenha ficado muito saboroso.
    Também gosto muito de soufflés.
    Experimenta o de queijo de S. Jorge, que fica ótimo a acompanhar uma carninha de porco assada no forno!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não testei um soufflé como acompanhamento mas agora já sei qual vai ser o próximo ;)
      Obrigado Teresinha :)

      Eliminar
  8. Nunca fiz pois tenho receio que ao sair do forno ele desça
    O teu ficou lindo e com atum é com certeza uma delicia
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas receio, São. Eu também era assim e olha que até hoje não me tenho queixado dos resultados (e olha que já fiz uns quantos)

      Eliminar
  9. Oi Carla!
    Eu sou fã de souffle, hummmmm!
    Eu nunca fiz com atum, mas tenho certeza que ficou delicioso!
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de soufflé. Experimenta, não te vais arrepender :)

      Eliminar
  10. Hum...adoro! Já a algum tempo que não faço...Tenho de reparar esta falha!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  11. Não costumo fazer, mas fiquei convencida. É raro ter sobras de claras, mas mesmo assim tenho de experimentar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes juntar as gemas também porque normalmente levam. Eu como tinha muitas claras, acabei por testar assim e funcionou na mesma :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...