quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cheesecake de limão e gengibre

Quem me conhece sabe que eu sou uma amante de limão. É aquele fruto que serve para tudo desde doces a salgados, passando pelas bebidas e terminando na limpeza doméstica. E para complicar a coisa também ADORO cheesecakes, então as duas coisas juntas só me podem comprometer a linha (mas confesso que para comer umas fatias desta delícia não me importo nada). Este é um dos cheesecakes que mais faço a par do de frutos vermelhos, mas aqui dei-lhe um toque final diferente ao juntar o gengibre que lhe conferiu um ligeiro picante muito agradável e vou repetir mais vezes. Se forem amantes de limão como eu não deixem de experimentar este e dar o vosso veredicto :)


Ingredientes para a massa:
- 200g de bolacha maria
- 60g de margarina
- 1 colher (chá) de gengibre em pó

Ingredientes para o recheio:
- 250g de queijo quark
- 2 ovos
- 200ml de natas
- 2 iogurtes naturais
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- 6 folhas de gelatina
- raspa de 1 limão

Ingredientes para a cobertura:
- 1 limão (raspa e sumo)
- 1 colher (chá) de gengibre em pó (pode diminuir se não gostar de um sabor acentuado)
- 1 ovo
- 20g de margarina
- 70g de açúcar

Triturar as bolachas, juntar o gengibre e a margarina derretida e envolver bem. Forrar o fundo de uma forma de fundo amovível e reservar. (Eu costumo colocar directamente sobre o prato de servir e colocar o aro)
Bater as gemas com 5 colheres de açúcar, misturar o queijo, os iogurtes e a raspa de limão. Bater as natas com o restante açúcar até ficarem firmes e envolver no preparado anterior. Bater as claras em castelo e envolva também no preparado. Derreter a gelatina e misture-lhe um pouco do preparado para a temperar. Juntar depois ao preparado e verta sobre a bolacha. Levar ao frio até solidificar.
Para a cobertura, misturar num tacho todos os ingredientes e levar ao lume brando até engrossar, mexendo sempre. Caso queira uma cobertura lisa, passe o creme por um passador de rede. Deixar arrefecer e verter sobre o cheesecake. Decorar a gosto.

O limoeiro cá de casa ...

Todos os anos é assim :)


30 comentários:

  1. Adoro cheesecake de limão, é uma maravilha. A tua receita parece excelente e por mim só lhe retirava o gengibre. Em casa dos meus pais também há um limoeiro bem carregado de limões. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro cheesecake de limão mas assim com o gengibre fica também bem saboroso, mas para quem gosta de gengibre, é claro :)

      Eliminar
  2. Tem bom aspeto!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Carla, adorei a sugestão que vou experimentar sem falta.
    Adorei também esse limoeiro magnífico, Como não tenho quintal, plantei vários limoeiros em vasos e eles, coitaditos, produzem bem dentro das suas possibilidades.
    Muito, muito obrigada pela receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de quê, espero que gostes tanto como eu :)
      Procura manter o limoeiro adubado e acrescenta terra todos os anos para manter a planta nutrida e vais ver que ela desenvolve bem mesmo para vaso :)

      Eliminar
  4. Oi Carla!
    Eu sou fã de limão e de cheesecake. Já salvei essa receita deliciosa, hummmmmm!
    Parabéns pelo limoeiro.É uma benção!
    Hoje paguei R$ 19,90 pelo kg do limão siciliano. Caríssimo, comprei 1 só kkkkk
    Bjsss amiga e uma ótima tarde p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom cheesecake de limão e tens razão, não se podem comprar limões, são sempre caros e ainda por cima vêm com uma cera que os torna impossível raspar e obter raspas com sabor verdadeiro a limão :)

      Eliminar
  5. Adoro cheesecakes, de limão nunca fiz pois aqui em casa nãp apreciam sabores citricos eu teria que o comer sozinha
    O teu ficou bem lindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai os malandros, assim não é justo para ti e o limão é tãoooooo bom :D

      Eliminar
  6. Que lindo limoeiro! E generoso! Há aquele ditado que diz "se a vida te dá limoes, faz limonada", mas ainda bem que não te limitas à limonada e arriscas em sobremesas maravilhosas como esse cheesecake! Sabes que cheesecake é só a minha sobremesa favorita, não sabes?! Acho que já to disse! E neste momento só me apetece lamber o ecrã! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, já me tinhas dito e aí já somos duas. Também ADORO cheesecakes e o de limão é mesmo o meu favorito. E por sorte cá em casa é tudo fã de limão e podemos variar um pouco das limonadas :) Mas mesmo assim, este limoeiro produz duas vezes por ano uma quantidade enorme de limões que não há casa que resista e volta e meia sai umas sacas para oferecer há família. Porque verdade seja dita, não há nada como limões caseiros ...

      Eliminar
  7. Que bom aspeto, doce e bem fresco. Já comia, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, é a sobremesa perfeita depois de uma refeição típica portuguesa (daquelas bem pesadas) ... Por ser bem refrescante e desenjoativa, nunca consigo comer apenas uma fatia, ou melhor, como uma fatia generosa :D

      Eliminar
  8. Como eu gosto desta sobremesa e raramente como! Adorei o aspecto...como já com os olhos:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, mas não comas apenas com os olhos ;)

      Eliminar
  9. Olá Carla!!
    Nada como ter um limoeiro à disposição, frutos fresquinhos são sempre bem vindos! Amo gengibre e nunca experimentei num cheesecake!
    Beijos mil e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, para amantes de gengibre é perfeito :)

      Eliminar
  10. Também eu adoro limões!
    Tenho um limoeiro em casa há anos, mas acreditas que nunca deu limões???? Já não sei o que lhe faça!
    Gostei imenso dessa tua tarte, está tão apetitosa e com uma cor mesmo linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa :)
      É pena o teu não dar limões, às vezes eles tendem a ser muito teimosos mas dá uma vista de olhos neste site que pode te ajudar a ter um limoeiro educado :)
      http://www.portaldojardim.com/pdj/2009/04/27/o-limoeiro/

      Eliminar
  11. Que bom aspepcto! deve ser super fresquinho e aromatico este cheesecake! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica óptimo em qualquer altura do ano, eu adoro :)

      Eliminar
  12. Uma vez alguém me disse que ter um limoeiro no quintal era uma das coisas mais comuns do bom e fiel português e a verdade é que quem tem a sorte de ter um quintal, quase sempre tem um limoeiro, pelo menos é assim na minha terra XD Eu desta vez consegui trazer 4 limões e 4 laranjas do nosso quintal na mala porque a senhora no check in do aeroporto foi muito simpática XD Perto do Natal a minha irmã tentou fazer um cheesecake de lima que, segundo ela, saiu muito mal vou-lhe dar esta bela receita, tenho a certeza de que vai ser um sucesso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ela goste e não lhe corra também mal :)
      E realmente limoeiro é coisa de português, aqui na minha zona, ao passear pelas ruas encontramos um limoeiro em cada casa com um pedacinho de terra e até em varandas já vi. mas verdade seja dita, não há nada como limões caseiros e servem para tanta coisa ... além de estarem sempre verdinhos e produzirem duas vezes ao ano, ou seja, nunca nos falta limões em casa :)

      Eliminar
  13. Também gosto bastante de limão e de cheesecakes, mas nunca juntei os dois! Esse parece-me tão bom :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, dá um toque levemente picante muito saboroso :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...